Agosto Movimentado no Ceimar

Ceimar - Seicho-No-Ie

Seminário de aprimoramento para os educadores, aulas de reforço para os alunos, atividades de capacitação comunicacional das crianças e o estudo sistemático da Educação da Vida, foram algumas das atividades que já sinalizaram o retorno à normalidade em um mês de agenda cheia.

Desde que criou a Fundação Grande Harmonia, em 2009, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) assumiu a gestão da escola denominada Centro de Educação Integrada de Maracajaú (Ceimar), localizado no município de Maxaranguape/RN.

Desde então, a aplicação da Educação da Vida tem sido um diferencial agregado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) seguidas pela escola.

Além de referência educacional, o Ceimar tem sido uma verdadeira usina de esperanças, e também soluções, para demandas sociais e ambientais da sua região. Mais recentemente, foi um polo de apoio à comunidade na distribuição de cestas básicas durante a pandemia e, no retorno paulatino às aulas, atuou de forma exemplar a ponto de receber elogios da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Maxaranguape/RN.

Com a retomada progressiva das atividades presenciais, no mês de agosto de 2021 o Ceimar viu sua agenda novamente recheada de ações e atividades que o mantém na vanguarda educacional da rede municipal de ensino. Acompanhe algumas delas na nossa seção de Notícias da Semana.

Seminário promove aprimoramento de educadores – No dia 17 de agosto foi realizado o Seminário sobre a Nova Educação do Brasil de Maxaranguape/RN, com representantes do Ceimar. Ministrado pelo Secretário Municipal de Educação, Sr. Josivan Monte, e com a participação de vereadores e diretores de escola, trata-se da “de um encontro sobre a aplicação de um novo modelo de educação, moderno e alinhado com as melhores práticas pedagógicas do mundo”, explica a Diretora Pedagógica e Administrativa do Ceimar, Psicóloga Dulcinea Silva de Lima.

Ceimar participa de Seminário promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Maxarangaupe/RN, dando continuidade ao constante aprimoramento acerca das melhores práticas educacionais do mundo, acerca das quais a escola se mantém sempre atualizada.

Aulas de reforço – Foi retomado com carga total o Projeto Avançar, que é o reforço para alunos que estejam apresentando dificuldade em disciplinas fundamentais. No horário da tarde, a coordenadora e professora de matemática Graça Oliveira recebe alunos de 5º Ano que necessitam de acompanhamento. As aulas são realizadas três vezes por semana com duração de duas horas e meia. “Mesmo com o retorno paulatino a essa atividade de contraturno, já observamos grande avanço dos alunos que conseguimos acompanhar de perto”, informa a diretora Dulci, que não perde a oportunidade de agradecer: “Nem por um momento nos esquecemos que essas alegrias que temos em nosso dia a dia, de ver o progresso de nossos alunos, devemos ao apoio da Fundação Grande Harmonia, à qual somos imensamente gratos”, salienta a diretora Dulci, como é conhecida Dulcinea.

O Projeto Avançar oferece, no contraturno das aulas, reforço de conteúdo aos alunos que apresentam alguma dificuldade, o que tem gerado frutos bastante positivos.

Atividades que celebram o Dia do Folclore – Para celebrar o Dia do Folclore, cuja data no Brasil é 22 de agosto, foi realizada a apresentação de trabalhos especialmente produzidos pelos alunos para essa ocasião. Os alunos são orientados a fazer as pesquisas e realizar uma exibição, ao ar livre, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e trato com o público. São trabalhadas e apresentadas lendas e histórias sobre mitos, criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

Por ocasião do Dia do Folclore, os alunos preparam e realizam apresentações sobre mitos e seres fantásticos do imaginário de povos de diversas regiões do Brasil.

Estudo e Reunião Pedagógica – Todas as atividades dos educadores do Ceimar são baseadas no estudo mensal da Educação da Vida, realizado por ocasião da Reunião Pedagógica. Em agosto, o livro-texto foi Educação do Filho de Deus volume 1. “Desse momento de contato direto com os ensinamentos, sentimos sempre emergir ainda mais segurança e clareza de propósito para cada tarefa do nosso cotidiano pedagógico”, finaliza a diretoria Dulcinea Silva de Lima, que por fazer parte da Comissão Editorial da Fundação Grande Harmonia mantém todos atualizados em tempo real das ações realizadas no Ceimar.

O estudo mensal da Educação da Vida norteia as atividades pedagógicas do cotidiano dos educadores e educadoras do Ceimar.

Para quem sentir o desejo de contribuir, conheça as opções e siga as instruções acessando:

Mais Boas Notícias

Compartilhe esta página!