A chuva que caiu de forma insistente no bairro Jabaquara, Zona Sul da capital paulista, durante todo o sábado, 22 de maio de 2021, foi acompanhada por um verdadeiro banho de solidariedade de dirigentes, adeptos e simpatizantes da Seicho-No-Ie.
Em sistema de Drive Thru, dezenas de doadores deram uma passada pelo estacionamento da Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), atendendo ao chamado feito pelo Gabinete de Assistência Social e Filantropia, que lançou, em 23 de abril, a Campanha emergencial de arrecadação em prol da Casa de Repouso da Grande Harmonia.
As doações, que vieram de várias regiões também em espécie, tiveram a decisiva participação especial dos dirigentes e colaboradores da Associação Jabaquara em japonês, da Regional São Paulo 1. Foram ao todo 31 voluntários que não mediram esforços para ajudar a garantir o abastecimento de itens básicos de higiene e limpeza à instituição mantida pela SNI/BR, localizada em Ibiúna/SP, e que atualmente abriga 20 residentes. Somente de fraldas geriátricas foram arrecadadas 2.220 unidades, perfazendo, somando a outros produtos, cerca de 3.500 itens.
Família Seicho-No-Ie sempre responde ao chamado – Em ocasiões como essa o slogan Uma família unida por laços de amor, uma das marcas da Organização da Seicho-No-Ie, salta do papel para existir nos atos, fundindo, na forma gesto, o espiritual ao social e a religiosidade à cidadania.
Ao primeiro sinal de que havia risco de abastecimento na Casa de Repouso da Grande Harmonia, o Vice-Presidente da SNI/BR, Preletor em Grau Master Paulo Seichiti Saita, que responde pelo Gabinete de Assistência Social e Filantropia, autorizou e acompanhou a ação, que teve à frente a Preletora Rosane dos Santos Pires. “É tocante, a ponto de levar às lágrimas, o amor que as pessoas demonstram em momentos como esse”, destacou a prela. Rosane.
Manifestação de amor digna de aplausos – Para o Preletor da Sede Internacional Antonio Shotaro Ishida Oshima, que faz parte da diretoria da Casa de Repouso da Grande Harmonia, “trata-se de um trabalho grandioso, e de um valor inestimável, esse que foi realizado pelas Associações Sooai, Shirohato, Soonen, Wakahato, Seinen e Kodomokai da Associação Jabaquara em japonês”.
Para o prel. Oshima, os dirigentes transportaram para a prática tudo o que o Sagrado Mestre Seicho Taniguchi ensina sobre o amor que tudo cura, realiza e vivifica. “O amor de quem atuou na campanha, e também de quem mesmo à distância efetuou uma doação, é digno de aplausos, pois foi expressado, o que equivale à dedicar-se diretamente a Deus”, acrescentou o prel. Oshima.
Doações recebidas: proteção da cabeça aos pés – Chama a atenção, entre os itens doados, a preponderância justamente das fraldas geriátricas, com 2.220 unidades. Foram recebidos também lençol absorvente, lenços umedecidos, sabão em pó, água sanitária, sabão líquido, xampu, hidratante para o corpo, pomada para assaduras, álcool em gel, máscaras de pano, entre outros.
Houve ainda doações de alguns itens de alimentação e, também, em espécie. O que se viu foi uma verdadeira força tarefa de solidariedade carregada de significados, literalmente protegendo os residentes dos pés à cabeça.
É o caso da doação de 20 toucas de lã que foram confeccionadas e enviadas pela sra. Sueko Akita, de 81 anos. Junto aos gorros, ela enviou uma carta singela, de próprio ponho e cheia de carinho, na qual ela comenta que já estava trabalhando nas peças desde 2020.
“Desde março do ano passado, quando começou a pandemia, não pude sair. Mas, para me sentir útil, comecei a fazer esse chapéu (toucas) para esquentar nesse inverno, e deu certo com a arrecadação”, escreveu, no bilhete carregado de ternura, a Sra. Sueko Akita.
Outra doadora também confeccionou artesanalmente pantufas sob medida (em breve, sobre esse trabalho, sairá matéria exclusiva), que foram doadas junto com meias para aquecer os pés de nossos queridos amigos da terceira idade que residem, atualmente, na Casa de Repouso da Grande Harmonia.