Imagem Verdadeira

Os três pilares da doutrina fundamental da Seicho-No-Ie

Os três pilares da doutrina fundamental são a base do ensinamento da Seicho-No-Ie. Quando se diz “ensinamento da Seicho-No-Ie”, isso parece algo simplificado e pequeno, mas dizem que o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi publicou em torno de 400 obras da Seicho-No-Ie e o Sagrado Mestre Seicho Taniguchi, aproximadamente a mesma quantidade. Também o atual Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masanobu Taniguchi, tem publicado outras obras sobre o Ensinamento. Mesmo sem levarmos em conta as obras dos outros professores e preletores, podemos concluir, pela grande quantidade de obras já publicadas, que o “ensinamento da Seicho-No-Ie” não é algo pequeno e restrito. Ele é muito amplo e possui um grande leque de explanações e explicações que nos fazem alcançar e compreender a Verdade. Portanto, quando as pessoas dizem que vão estudar o Ensinamento, podem estar tratando de temas muito diferentes, embora todos eles versem sobre a Verdade da Vida. Em outras palavras, a Verdade é única, mas existem inúmeras formas de explicar sobre ela.

Desta maneira, quando se busca pensar sobre o que vêm a ser a base do ensinamento da Seicho-No-Ie ou suas doutrinas fundamentais, podemos destacar três pilares que são essenciais para definir as características do Ensinamento. Eles embasam a Verdade pregada pela Seicho-No-Ie, e todos os seus preceitos são permeados por eles.

1. Só existe Deus e a Imagem Verdadeira (verdade vertical)

Este pilar da doutrina fundamental afirma que só existe Deus e aquilo que Ele criou, isto é, a Imagem Verdadeira. É a isto que se refere o que está escrito no livro do Gênesis – o primeiro livro da Bíblia Sagrada –, que conta a história da criação. Ali se diz que Deus criou todas as coisas e, após criar cada uma delas, contemplava o que tinha feito e depois afirmava ser “muito bom”.

No livro Convite à Felicidade v. 2 (14ª impressão), o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi escreve:

Só Deus é Criador. (…) No mundo da existência real não existe o mal, porque somente Deus existe verdadeiramente, porque somente o mundo de Deus existe realmente e porque Deus é o Bem. No mundo da existência real não existem as dores, não existem as doenças; não existe também a mente em ilusão, nem o sentido que percebe o sofrimento da doença. (pp. 120-121)

Se Deus é o único criador de todas as coisas e Deus é Bem, não há como existir algo que não seja bom ou que não tenha sido criado por Deus. Existir é o estado das coisas que podem se manter por si mesmas, independentemente da postura mental do ser humano. Por exemplo: a vida existe independentemente da postura mental humana, assim como a sabedoria, o amor, a provisão, a alegria e a harmonia, isto é, a mente humana não precisa fazer absolutamente nada para que o amor, a alegria ou a harmonia passem a existir – porque elas já existem desde o princípio, pois são atributos de Deus – e este é o estado original de todas as coisas.

O Sagrado Mestre também explicou no livro Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana (1ª edição) que este é o grande diferencial da Seicho-No-Ie em relação a outras doutrinas espiritualistas:

Tudo que existe é expressão de Deus, da Vida, do Amor e da Sabedoria divinos e, sendo Deus o Bem absoluto, só existe o Bem. Essa filosofia, portanto, afirma que essa é a Imagem Verdadeira de tudo que existe. (p. 98)

A este primeiro pilar da doutrina fundamental chamamos “verdade vertical”. Por que será “verdade vertical” este ponto que nos faz enxergar além das aparências? Vertical é uma reta que vai para cima, que faz olhar para o alto e perceber que existe algo superior; portanto é a verdade que faz procurar o que é mais elevado, o próprio caminho de Deus, a Imagem Verdadeira.

 

2. O ambiente é reflexo da mente (verdade horizontal)

Ao tomar conhecimento do primeiro pilar da doutrina fundamental, pode ser que alguém questione dizendo “Se Deus é Bem, não é possível dizer que Ele seja o único criador, pois eu vejo coisas ao meu redor que não são boas e perfeitas como Deus criaria”. Tudo aquilo que pode ser percebido através dos sentidos (inclusive o sexto), são apenas expressões transitórias, que podem ser modificadas, a que chamamos de “fenômeno”. O mundo fenomênico deveria ser a fiel projeção da Imagem Verdadeira criada por Deus, porém se a imagem está distorcida, é porque a mente humana fez com que ela sofresse uma refração e se modificasse (não na origem, apenas na projeção); enquanto se mantiver a postura mental desta forma, a expressão permanecerá inalterada.

É a isto que se refere o segundo pilar da doutrina fundamental, que diz que “o ambiente é reflexo da mente”. O ambiente em que vivemos neste momento é uma dimensão de expressão, ou seja, este mundo é um palco transitório para manifestar a Imagem Verdadeira no fenômeno. Por isso, ao observar o ambiente e identificar uma situação que não esteja de acordo com o padrão perfeito da Imagem Verdadeira, é preciso lembrar-se de que Deus é o único criador e que ele é Bem. Portanto a má situação é apenas uma má projeção, não uma existência real. Sobre isto escreveu o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi no livro Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana:

Os fenômenos originalmente inexistentes aparecem de acordo com a lei da concretização do pensamento, ou seja, quando a nossa mente pensa nos fenômenos maléficos, eles se manifestam. (p. 99)

É por esta razão que a Seicho-No-Ie ensina que a aparente doença, pobreza, infelicidade ou imperfeição, por não ter sido criada por Deus, não consegue manter-se por si mesma. Existem pessoas que, ao conhecerem sobre as leis mentais, passam a se punir pensando qual seria a causa mental que teria criado essa ou aquela adversidade em sua vida e sobre o que deveriam fazer para destruir o que foi criado. Nesses momentos, é imprescindível lembrar que somente Deus é criador do que existe. Então, o que fazer? Nada, além de deixar de pensar na adversidade – e, consequentemente, no método para destruí-la –, tranquilizar a mente e voltá-la para a Imagem Verdadeira da Vida, que é Bem e perfeição! A Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade esclarece sobre isso nos versos:

Desejar a cura da doença ficando deitado no leito,
com o pensamento fixo na doença,
é o mesmo que desejar o calor segurando gelo nas mãos.

O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus para projetar-se fenomenicamente de acordo com essa imagem perfeita de Deus. Não é que o ser humano vai se tornar perfeito; ele já é originalmente perfeito, e basta viver de acordo com essa imagem original. Uma das maneiras de conscientizar-se dessa perfeição original e fazer com que a mente se volte naturalmente para ela é a prática diária da Meditação Shinsokan – prática contemplativa da Seicho-No-Ie em que o corpo carnal assume uma postura adequada, fecham-se os olhos carnais para não se focar a mente no fenômeno e, utilizando-se conscientemente da contemplação com os olhos mentais, treina-se o corpo, a respiração e o pensamento para reconhecer e apreender a Imagem Verdadeira da Vida. Consequentemente, através desse treinamento constante, o ambiente e os relacionamentos melhoram de modo notório, porque se a mente se modifica, também se modifica a projeção.

É a mente que dá o “colorido” diferente na manifestação do fenômeno e também é ela que atribui valor a essa manifestação. O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi escreve no volume 4 da coleção A Verdade (1ª edição):

A infelicidade não é existência verdadeira, embora pareça existir (…). Afligimo-nos por causa de infelicidade apenas enquanto pensamos que “a infelicidade existe”. (…) Alegramo-nos porque nossa mente sente alegria, e sofremos porque nossa mente está sofrendo. Apesar de a realidade não se modificar em nada, alegramo-nos ou entristecemo-nos de acordo com o que pensamos. (pp. 143-144)

A este segundo pilar da doutrina fundamental chamamos “verdade horizontal”. Se a verdade vertical se refere àquilo que faz reconhecer a existência de algo mais elevado, pode-se compreender que a verdade horizontal abrange o que está ao redor, no mesmo nível – como os irmãos, os semelhantes, o ambiente etc.

 

3. Todas as religiões emanam de Deus Universal

O terceiro pilar da doutrina fundamental da Seicho-No-Ie afirma que a essência de todas as religiões é única, pois é o próprio Deus. Em outras palavras, para alcançar o que seja a verdadeira religião é preciso transcender qualquer tipo de sectarismo.

O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, no volume 1 do livro A Filosofia da Verdade que Gera Milagres – Preleções sobre Introdução à Seicho-No-Ie, faz uma analogia explicando que o ponto essencial de todas as religiões é como uma vitamina que não tem cor, cheiro, gosto ou forma alguma. Por ser vitamina, ela naturalmente possui funcionalidades saudáveis. No entanto, pelo fato de ser incolor, inodora, insípida e amorfa, pode não ser reconhecida pelo valor que possui. Então alguém acrescenta-lhe um corante vermelho, aroma de rosas, sabor de morango, acondiciona-a em um recipiente quadrado e coloca-lhe o rótulo de “Vitamina 1”, assim as pessoas passam a experimentar aquela vitamina (que já existia e era completa) reconhecendo-a como algo bom e agradável. Porém podem existir pessoas que não gostem do cheiro de rosas ou do sabor de morango, embora reconheçam o valor da vitamina. Neste caso, uma outra pessoa pega a mesma vitamina incolor, inodora, insípida e amorfa, coloca nela um corante roxo, aroma de lavanda, sabor de amora, acondiciona-a em um recipiente arredondado, coloca-lhe o rótulo de “Vitamina 2” e passa a estimular outras pessoas ao consumo. Pode ser ainda que uma terceira pessoa tinja-a de amarelo e atribua-lhe outras características… e será assim quantas vezes forem necessárias até que a humanidade experimente a vitamina. O papel de cada nova religião é oferecer essa vitamina (que é comum a todas as religiões) de maneira (cor, sabor, aroma, forma etc.) que as pessoas consigam conhecer a sua essência, que é a Verdade. Por isso o Sagrado Mestre conclui a explicação da seguinte forma:

Atrás do aspecto exterior constituído de perfume, formato do vidro e rótulo dessas vitaminas (…) existe a essência. Do mesmo modo, por trás da aparência externa das religiões, existe a Verdade que realmente salva os homens. A Seicho-No-Ie explica a essência, ou seja, a Verdade fundamental, e não rejeita nenhuma religião, seja qual for o seu credo. Todas as religiões que vieram sendo transmitidas desde épocas remotas guardam no seu interior a essência da Verdade. (p. 24)

O prof. Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, explica sobre o terceiro pilar da doutrina fundamental utilizando o que ele chamou de “Teoria do Ovo Frito”, ilustrada na figura abaixo.

Teoria do ovo frito maior Imagem Verdadeira

Talvez um ovo frito não fique tão perfeito quanto esta figura, mas ela realmente se assemelha a um ovo. A parte central é o cerne, a Verdade absoluta (ou a própria vitamina incolor, inodora, insípida e amorfa, utilizada no exemplo). E todas as religiões possuem esta Verdade absoluta como sua essência primeira. As pessoas, por vezes, acreditam que a religião esteja nos ritos, na forma de pregar e de interpretar a Verdade absoluta, mas estes itens estão na parte periférica e podem variar de acordo com o local, a época e as pessoas a quem se dirigem, para que alcancem e compreendam a Verdade absoluta.

Mesmo dentro de uma mesma religião, para pregar a Verdade absoluta (parte central), pode-se utilizar meios diferentes (parte periférica) seguindo o princípio de adequação. Não é que a Verdade precise se adequar, mas as ferramentas para expressá-la, sim, com o intuito de torná-la cada vez mais acessível. Por exemplo: podemos explicar sobre a Imagem Verdadeira da Vida a qualquer pessoa, a qualquer tempo. No entanto, a forma de explicar a um ancião, que tem muita experiência de vida, será diferente da forma de explicar a uma criança.

Existem pessoas que se dizem verdadeiros religiosos, mas, apegados aos nomes, aos ritos e à forma de pregar de cada religião, pensam que as religiões são essencialmente diferentes, passam a nutrir sentimento de discórdia e a rechaçar aquelas que diferem da sua, apesar de possuírem fé religiosa. A Seicho-No-Ie ensina a maneira de descobrir a essência de todas as religiões – a Imagem Verdadeira da Vida.

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