Terceira Idade

DEPARTAMENTO DA TERCEIRA IDADE

Seja bem-vindo ao espaço do Portal da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) destinado ao Departamento da Terceira Idade.

Foco

Nosso foco é desenvolver atividades que despertem todas as pessoas acima de 60 anos de idade para o fato de que são a própria Vida de Deus.

Objetivo

Independentemente de faixa etária, quando a mente está conectada com a Verdade Homem-Deus o ser humano manifesta sua natureza divina e se mantém saudável, dinâmico e feliz em seu cotidiano.

Assim, o objetivo de nossas atividades é manifestar amor a todos os idosos, fazendo com que conheçam e pratiquem a Verdade da Imagem Verdadeira da Vida que liberta.

 

Contexto da atuação do Departamento

No mundo inteiro o número de idosos aumenta. Esse simples fato dá um papel de centralidade cada vez maior aos que pertencem a essa faixa etária.

Diante disso, e de haver na mente coletiva da humanidade a ideia de que idoso seja sinônimo de “velho” e “inoperante” que cai em ostracismo por “não servir para nada”, organizamos atividades alegres, dinâmicas e envolventes que transmitem e despertam o valor de cada idoso como filho de Deus.

A VALORIZAÇÃO QUE O IDOSO RECEBE NA SEICHO-NO-IE

Os livros da Seicho-No-Ie orientam sobre qual é a importância de quem chega à terceira idade para a sociedade. O fundador do Movimento, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, explica que os idosos são pessoas divinas e maravilhosas e que devem ser respeitadas como centro.

Idoso sim, velho não

O Sagrado Mestre também ensina que a alegria e a gratidão fazem com a pessoa nunca envelheça, pelo simples fato de que a mente não envelhece quando mantém conteúdo alegre e grato. Por isso, na Seicho-No-Ie se diz que uma pessoa de idade não fica velha. Fica idosa, mas velha não.

O idoso como referência

O idoso representa Deus dentro do lar. É um ser divino naquela família. Assim, quem ama e reverencia o seu idoso, reverencia e ama a Deus.

Da mesma forma, se o idoso é feliz, certamente seus filhos e netos também serão felizes. Desse modo, todo o trabalho do Departamento da Terceira Idade é voltado para que o participante de suas atividades sinta que possui grande valor, tanto em família quanto perante a coletividade na qual está inserido.

Sentimento de pertencimento e de liberdade

Nossas atividades proporcionam a todos a noção da importância que os idosos possuem justamente por terem chegado à terceira idade.

Dentro do Movimento são tratados como pessoas que alcançaram a maturidade, um momento da vida no qual têm direito de viver e desfrutar da liberdade como filhos de Deus.

Em suma, todo o trabalho é voltado para fazê-los se sentirem pertencer a um grupo que reconhece neles os vitoriosos e maravilhosos filhos de Deus que são.

Destaques

Relatos de Experiência

Livraria Virtual