Eventos

VEJA COMO SÃO AS NOSSAS REUNIÕES

 

Com o advento da Pandemia da Covid-19 e o isolamento social, foram realizados Encontros Virtuais em várias Regionais Doutrinárias do Brasil.

Diante do retorno paulatino às atividades presenciais, o Departamento da Terceira Idade informa que estará aguardando e seguindo à risca as diretrizes da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL no transcorrer dos próximos períodos.

No entanto, seja qual for a modalidade das nossas atividades, elas carregam a marca da alegria, do dinamismo e da interação, seja por vídeo, com cada um em sua casa, seja nas reuniões onde são seguidos criteriosamente os requisitos de segurança sanitária (distanciamento, máscara, limpeza das mãos, etc.).

 

O que o participante encontra nas reuniões

Quem participa dos eventos do Departamento da Terceira Idade encontra mais do que um grupo imbuído de ensinamentos e aspectos sagrados e religiosos.

Sejam virtuais ou presenciais, as atividades são cheias de motivos para que o participante encontre paz espiritual, mas também motivação para se mexer, se movimentar, se alegrar e sorrir.

 

Atividade principal

A atividade principal é sempre uma palestra com um preletor experiente, que transmite as palavras da Verdade que alegram e tocam o coração. No caso dos Encontros Virtuais realizados em 2020, foram usados como livros-texto as obras Orações Diárias e A Verdade em Orações volumes 1 e 2.

 

Dinâmicas que favorecem a qualidade de vida

Cada Reunião/Encontro Virtual tem uma dinâmica com o objetivo de promover a qualidade de vida, realizada com dicas de profissionais que agregam conhecimentos específicos.

A esse aspecto se soma a expertise da Seicho-No-Ie em desenvolver ginástica laboral, atos de gratidão (dedicação física) e treinamento do riso, entre outras ações presentes em algumas modalidades de nossos eventos.

 
 

DIFERENCIAIS DE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DA TERCEIRA IDADE

 

Os relatos e feedbacks de quem participa das atividades do departamento registram que as pessoas sentem estar vivendo os benefícios da terceira idade.

Relatam também que passam a ter sentimento de pertencimento e a percepção de que são integrantes importantes de um grupo, dotado de propósito.


Motivação rumo aos 70, 80, 90 e mais…

Os preletores e organizadores das reuniões e encontros relatam que a motivação que os participantes sentem é muito grande. Despertam para uma alegria e um vigor que para muitos estavam esquecidos.

A ideia geral é a de que não é porque uma pessoa chegou aos 70, 80 ou 90 anos de idade que ela deve parar de querer viver, e de forma plena. Com essa premissa é que organizamos nossas atividades tendo em mente a longevidade com qualidade de vida.


Interação que preenche pela sensação de estar sendo útil

Muitos idosos se lamentam porque não têm quem os ouça. Sentem que possuem muito conhecimento e bagagem de vida para transmitir, mas as oportunidades vão diminuindo ao longo do tempo. Normalmente, as pessoas quase não têm tempo para eles.

Devido a esse aspecto, os encontros e reuniões do Departamento da Terceira Idade proporcionam uma interatividade tal que gera aos participantes a sensação de que estão sendo úteis. Sua importância no grupo é reconhecida e esse aspecto, por si só, devolve a alegria de viver.


Atividades que rejuvenescem e retardam/evitam o envelhecimento

Na Seicho-No-Ie, aprendemos que a alegria rejuvenesce e retarda/evita o envelhecimento. Assim, experimenta-se uma vida mais plena e saudável até que chegue o momento derradeiro de deixa o corpo físico, reduzindo muito os efeitos da idade.

Por essa razão, nosso grupo de dirigentes e adeptos está repleto de pessoas que se remoçam, sua fisionomia não aparenta a idade que têm e seu vigor dinâmico impressiona.