Descobri o segredo da vida!

Esta vida é realmente maravilhosa! São tantos os mistérios que o Universo nos reserva, tantas coisas que ainda temos por aprender, em todos os aspectos da existência, que por mais que nós estudemos e aprendamos, ainda temos muito chão para percorrer nos caminhos que desvendam os conhecimentos.

 

Quem chega à Seicho-No-Ie tem grandes surpresas pela frente! Todas muito boas, obviamente! Isso porque, em cada livro lido, em cada palestra, cada seminário, cada atividade, encerram-se numerosos aprendizados, muitos deles inimagináveis. A doutrina da Seicho-No-Ie chega falando de um mundo diferente, o mundo da Imagem Verdadeira, e postulando este mundo objetivo em que vivemos como um mundo de formas cuja origem é a mente humana, ou seja, um mundo de espelhos que refletem o que cada um carrega em si, mesmo que não saiba. Assim, descortinamos conceitos que parecem meras teorias, mas que na verdade são o inicio de um processo de autoconhecimento, que explica quem somos e expõe as causas cujos efeitos aparecem em nossa vida, sem ao menos sabermos de onde eles vinham.

 

 O tripé que resume tudo!

O ensinamento da Seicho-No-Ie é muito amplo, mas explicarei três deles que são fundamentais para um viver feliz, O primeiro é o postulado do Mundo da Imagem Verdadeira. – só existe Deus e o que vem da Mente Perfeita de Deus.

 

O Mundo da Imagem Verdadeira é a única criação verdadeira de Deus. É a criação em seu estado original, absolutamente perfeita. Assim é porque de uma Mente Perfeita somente projeções perfeitas podem ser emanadas. Quando ouvimos expressões na Seicho-No-Ie tais como “este mundo é perfeito”, “a doença não existe”, etc. estamos no referindo ao mundo da Imagem Verdadeira. Na Seicho-No-Ie recorremos a esta compreensão quando, iludidos pelos cinco sentidos e, portanto, na crença de que a matéria é algo existente e intransponível, nos “desviamos” dessa perfeição absoluta e passamos a acreditar em imperfeições manifestadas no mundo das formas. Sabendo que Deus somente a Perfeição criou, quando surgem fatos ou coisas imperfeitos, direcionamos nossa mente a Imagem Verdadeira para alinhar as formas visíveis com essa perfeição.

 

O segundo explica porque, afinal, parece que temos imperfeição manifestada, mesmo que Deus não as tenha criado. É o que chamamos de ‘projeção mental’ ou ‘sombra da mente’. O ser humano é livre para imaginar e cultivar em seu interior tudo o que quiser, e assim como no solo tudo que se planta cresce, no terreno da mente não é diferente. Tudo que plantamos na mente também frutifica, cresce e se acumula, até o ponto de saturação. Como as nuvens que, num determinado ponto, começam a produzir chuva, na mente também temos aquele ponto de saturação em que, uma vez atingido, passa a concretizar nossos pensamentos acumulados sob a forma de acontecimentos, pessoas, coisas, enfim… Mesmo não sabendo ou não acreditando nesse princípio, a verdade é que somos 100% responsáveis pelo que nos acontece. Daí percebe-se que o destino de cada pessoa é definido pelo que ela escolhe cultivar interiormente.

 

O terceiro conceito é muito gratificante! É a Unidade Sagrada! A Vida é uma só. São infinitos os tipos de seres vivos e, somente na espécie humana, temos hoje sete bilhões e meio de seres humanos vivendo na Terra! Uma imensidão de pessoas, de animais, de vegetais… Um número incrível de seres que habitam conosco em nosso planeta azul! Mas a Vida é uma só. De um único e grandioso Deus partem todas essas vidas, porque não existe outro Criador a não ser Deus. Isso significa que, formas a parte, a Vida que sustenta todos os seres é a mesma Vida; a grandiosa e maravilhosa Vida de Deus! É a Unidade Sagrada que permeia tudo o que existe. Isso evidencia que todos os seres são um só perante Deus, uma única vida que se ramifica e se manifesta de diferentes formas, espelhando o infinito conteúdo de Deus.

 

 

Somos um só!

 Você, seus familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos são um só! Faça o exercício de fechar os olhos e visualizar a única vida que a tudo permeia. O mundo das formas causa uma forte ilusão de separação, mas a verdade é que por trás de qualquer forma existe a mesma essência. Por isso, as mentes se comunicam e todos os seres vivos são membros de uma comunidade universal. Sem exceções. Isso renova nosso sentimento de empatia, de solidariedade, de humildade, e nos defende de cultivar hostilidades. Sinta essa identificação universal e treine a anulação do ego durante alguns minutos do dia.

 

A partir desses conceitos podemos refletir e descobrir novas formas de viver e de nos libertar de velhos grilhões que nos prendiam. Se você vive alguma situação desagradável, conflituosa ou desarmônica, saiba que existe uma saída! E ela está dentro de você. Se compreender que é Filho de Deus e perceber que tudo parte de você, pela lei da mente, você pode mudar seu mundo! Está totalmente em suas mãos! Somente nós somos capazes de mudar nossa vida. Uma vez que tudo é criação da mente, ninguém mais pode melhorar nossa vida que nós mesmos. A mente é nosso maior tesouro. Devemos saber manejá-lo, mantendo a mente arejada, leve, livre de preocupações e medos, preenchida de amor, para que em nossa vida objetiva somente essa mente descontraída e feliz seja projetada.

 

 

Descobri o segredo da vida!

Descobrir o segredo da vida é entender a si mesmo – o maior mistério somos nós mesmos! Onde estão todos os tesouros, todas as chaves de libertação, a cura para todas as dores, a fonte de todos os amores… No próprio coração é que encontramos a solução de todos os problemas. E a Seicho-No-Ie é uma fonte infinita e abençoada de amor e Verdade, que nos traz autoconhecimento e liberdade. Nascemos para sermos livres. Somente a partir da verdadeira liberdade é que viveremos a verdadeira felicidade. E você, vem com a gente, descobrir o segredo da vida?

 

Mario Gabriel Silva​

Descobri o segredo da vida! Fonte de Luz. São Paulo, jan./2020, Ensinamentos básicos, praticar a Seicho-No-Ie é..., pp.18-20.​