Campanha do Agasalho

Válida durante o ano inteiro, a tradicional arrecadação de itens de vestuário, bem como de calçados, cobertores, toalhas e lençóis, tem seu ponto alto de maio a julho, quando o fluxo de doações aumenta diante das baixas temperaturas.

Auge da Campanha do Agasalho de 2021 Chega com Expectativa de Ampliação de Doações

Não é metáfora quando dizemos que a Família Seicho-No-Ie aquece os corações de quem mais precisa quando os termômetros despencam, sempre no final do outono e durante todo o inverno.

Não está sendo diferente em 2021, quando novamente aqueles que mais necessitam de calor literalmente humano estão sendo alcançados pela costumeira solidariedade engajada de líderes, adeptos e simpatizantes da Seicho-No-Ie.

Mesmo diante dos efeitos da Pandemia da Covid-19, que ainda assolam a sociedade brasileira, os atos de amor ao próximo, que são uma das três práticas espirituais da Seicho-No-Ie, têm sido decisivos para quem necessita de auxílio para se proteger do frio.

De 2019 até o presente momento, incluindo o período de isolamento social que veio a reboque da grave crise sanitária, foram arrecadadas e doadas 12.066 peças, sendo que durante a pandemia já chegaram mais de 5.600 itens na Sede Central (Subsede) da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR).

“Trata-se de mérito alcançado ao longo de décadas em que a Seicho-No-Ie tem desempenhado um papel filantrópico exemplar, marcado pela demonstração de amor que se traduz em seriedade na hora de estendermos a mão ao nosso semelhante, o que não é diferente durante a Campanha do Agasalho”, destacou o Preletor Saita.

A confiança que todos depositam na SNI/BR para direcionar suas doações – Um dos pontos que sempre destaca o Preletor em Grau Master Paulo Seichiti Saita, Vice-Presidente da SNI/BR e responsável pelo Gabinete de Assistência Social e Filantropia, é a confiança que as instituições e pessoas em geral, dentro e fora da Seicho-No-Ie, possuem na condução dos processos que envolvem doações, registro, controle e distribuição para as entidades e pessoas que mais necessitam. 

Vale ressaltar que esse montante não contabiliza o lindo trabalho também realizado pelas Regionais Doutrinárias, cujos feitos e resultados em breve começarão a ser divulgados aqui no Portal da SNI/BR.

“Trata-se de mérito alcançado ao longo de décadas em que a Seicho-No-Ie tem desempenhado um papel filantrópico exemplar, marcado pela demonstração de amor que se traduz em seriedade na hora de estendermos a mão ao nosso semelhante, o que não é diferente durante a Campanha do Agasalho”, destacou o Preletor Saita.

Entidades beneficiadas – Outra característica das campanhas filantrópicas promovidas pela SNI/BR é não restringir o destino das doações apenas a entidades ligadas à organização. Peças de roupas, agasalhos e calçados são encaminhados às Creches Paraíso I e II, ligadas à Fundação Grande Harmonia, por exemplo, mas também para o Exército de Salvação, parceiro que sempre pode contar com a ajuda da Família Seicho-No-Ie.

“Também somos procurados por entidades que fazem trabalhos importantes, como uma ONG que acolhe gestantes de alto risco, com a qual recentemente colaboramos com kits especialmente montados com todo o carinho”, explica a Preletora Rosane dos Santos Pires, que atua no Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR.

A criatividade e a gratidão que as doações que chegam acabam gerando – O papel de receber as doações da Campanha do Agasalho não se restringe a intermediar logisticamente os itens doados.

Após uma triagem do que chega, esporadicamente são organizados bazares a fim de fazer multiplicar o que é recebido através dos valores arrecadados.

Como o advento da pandemia, essa prática está suspensa. No entanto, devido ao sucesso de edições anteriores, a modalidade permanece nos planos do Gabinete, segundo a Preletora Rosane.

“Nas edições passadas do bazar, tivemos grande adesão dos colaboradores e voluntários da Sede Central da SNI/BR, de modo que preparamos, na forma de uma espécie de broche, uma delicada filipeta de crochê no formato de um cachecol, para dar de gratidão a quem colaborou”, lembra a Preletora Rosane, que conta com a arte e a dedicação das senhoras que compõem a equipe de voluntárias que apoiam as ações sociais realizadas pela Sede Central da SNI/BR.

Galeria de Imagens

As milhares de peças que são doadas, ao longo do ano, para a Campanha do Agasalho da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, são criteriosamente acondicionadas e encaminhadas para entidades, de dentro e de fora da Organização, sempre com carinho, zelo e o devido registro. Desde 2019, já são mais 12 mil itens recebidos. Em 2021, estamos vivendo o período (maio a julho) em que mais são necessárias arrecadações. Faça sua doação você também.

A Preletora em Grau Júnior Florinda Pereira, de 94 anos, confecciona toucas e enxovais para bebê, em tricô. Ela ainda costura, pinta e faz bordado com perícia invejável. A voluntária atua no Departamento Social da Regional SP-SÃO BERNARDO DO CAMPO, onde esbanja saúde e inspira a todos com seu contagiante dinamismo e energia sempre renovada.

Broches produzidos em tricô foram confeccionados, um a um, pelas voluntárias do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR). Mimo foi dado, em sinal de gratidão, a todos que colaboraram com o Bazar realizado em 2019 na Sede Central da SNI/BR, em prol da Campanha do Agasalho daquele ano.

Para quem desejar efetuar doações – Continua sendo fundamental que as doações continuem sendo efetuadas, nesse momento de auge do frio, principalmente no centro-sul do Brasil.

Sob o slogan “Manifestar amor em todos os atos!”, a Preletora Rosane reforça o chamado de que essa é a hora de as pessoas visitarem seus guarda-roupas vendo, para além deles, o bem que potencialmente reservam. Itens em bom estado, ou novos, tais como agasalhos, cachecóis, meias e calçados, tudo é absolutamente bem-vindo.

Especialmente para a Casa de Repouso da Grande Harmonia, estão sendo aceitos lençóis, cobertores, mantas e edredons, que são mais necessários para o dia a dia dos residentes.

Pessoalmente – Se puder fazer isso pessoalmente, o local de arrecadação é a Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 348, Jabaquara, São Paulo/SP. Pede-se que seja preferencialmente em horário de expediente.

Que Deus abençoe sua vida e família nessa jornada sagrada de levarmos Luz e conforto àqueles que mais necessitam, sempre baseados na filosofia da Imagem Verdadeira que prima pela prática do amor ao próximo.

Observações importantes – Se a doação for em espécie, pede-se o favor de enviar o comprovante pelo e-mail socialefilantropia@sni.org.br, ou pelo WhatsApp (11) 99218-7600. É importante para fins de controle e o devido registro, conforme é praxe da Seicho-No-Ie. Muito obrigado.