A Comunidade Terapêutica Boa Conduta – Fundada há sete anos com o nome de Centro Terapêutico Viver com Virtude, a sede de Porto Feliz/SP é uma das quatro unidades da instituição. Há mais três em Embu-Guaçu/SP, Jacareí/SP e São Paulo/SP.
Atualmente com 67 acolhidos, o CT de Porto Feliz/SP oferece infraestrutura e tratamento que envolve acompanhamento individual com psiquiatra, psicóloga e terapeuta; terapia cognitiva comportamental; plano de prevenção à recaída; psicoterapias em grupo; educação física, espiritualidade, entre outras formas de recuperação que vêm apresentando bons resultados.
Somando toda a rede, até hoje foram mais de 2.100 pacientes curados, sucesso que o Coordenador Geral do CT de Porto Feliz/SP André Sanches Rodrigues Alves Júnior atribui a uma estratégia que visa atender às peculiaridades e necessidades únicas de cada paciente, não apenas curando, mas também preparando-o para que seja reinserido na sociedade.
“A importância das doações como a que recebemos da Seicho-No-Ie, vai além do aspecto material, trazendo um resultado positivo também na dimensão psicológica”, explica o Coordenador André. “Ao perceberem que existe alguém lá fora que se preocupa com eles mesmo sem conhecê-los, isso ajuda a melhorar o ânimo e contribui para o processo de recuperação”, diz.
André coloca também que qualquer item que chega até o CT é muito bem-vindo e comemorado, haja vista que muitos internos chegam absolutamente sem nada. A instituição é conhecida pelo preço em conta de suas diárias, a fim de tornar acessível o tratamento do maior número possível de dependentes químicos. “Não visamos o lucro, e sim a viabilização do trabalho”, afirma André ao destacar que a instituição oferece atendimento pelos menores valores do mercado, nesse setor de atividade.