Líder, com Destacada Atuação pela Seicho-No-Ie em Portugal, Deixa Legado e Saudades

Líder, com Destacada Atuação pela Seicho-No-Ie em Portugal, Deixa Legado e Saudades

Preletor Afonso: pioneiro na divulgação da Seicho-No-Ie em Portugal deixa como legado exemplo de perseverança e amor ao próximo

No dia 16 de junho de 2021 concluiu sua missão, no plano terreno, o Preletor Afonso Nelson Lourenço Monteiro. No entanto, o presente registro não se configura uma nota pesarosa, embora o luto seja inevitável.

Essa Homenagem Especial se constitui em modesta forma de expressar gratidão a um dedicado líder do Movimento da Seicho-No-Ie que atuou na Península Ibérica (Portugal e Espanha), e também no Brasil, até os seus últimos momentos de vida.

Seus préstimos como funcionário da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), principalmente como Superintendente em Portugal durante sucessivas gestões, deixaram uma marca de pioneirismo que jamais se apagará.

Ele tinha 83 anos, era residente da Casa de Repouso da Grande Harmonia e deixa esposa, Iva Ferreira dos Santos Paiva Lourenço, também moradora da instituição, e dois filhos (um deles in memorian), quatro netos e um bisneto.

O objetivo desse registro não é apenas destacar os esforços de um líder que deixou o Brasil e sua família para divulgar a Seicho-No-Ie no exterior. Visa também contribuir para revelar o significado maior da dedicação ao próximo, e o quanto essa forma de legado resulta em uma vida verdadeiramente valiosa.

Deixou o lar que escolheu para levar luz ao lar onde nasceu – Natural de Trancoso, cidade da região nordeste de Portugal, o Preletor Afonso veio para o Brasil no ano de 1968, então com 30 anos de idade, e se radicando na cidade de Santos/SP em busca de uma vida melhor para sua família.

Preletor Afonso Nelson Lourenço Monteiro

Foi na Baixada Santista que na década de 1970 ele conheceu a Seicho-No-Ie em uma reunião realizada no antigo Cine Brasília, no bairro da Ponta da Praia. Profundamente tocado pela filosofia, passou a colaborar como dirigente na Regional SP-Santos.

Logo se destacou e foi convidado a ocupar cargos de liderança. À época, passou a assistir reuniões na Sede Central da SNI/BR, localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Sua desenvoltura chamou a atenção do Preletor Yoshio Mukai e do Preletor Yutaka Yokoyama, que à época já eram proeminentes diretores da SNI/BR que visavam a expansão do Movimento para além das fronteiras do Brasil.

É nesse contexto que o Preletor Afonso passou a ser funcionário da SNI/BR e acabou sendo convidado pela Sede Central para ficar seis meses em Portugal, divulgando o Ensinamento. Os resultados foram tão bons que acabou ficando 13 anos, de 1997 a 2010.

Seu legado hoje remonta a uma significativa estrutura de 31 preletores ativos, 44 divulgadores e 12 associações locais naquele país, que é de responsabilidade da Superintendência de Coordenação Doutrinária para Ibero-América e África Latina.

Com o advento da pandemia, atualmente são realizadas reuniões virtuais de segunda a quinta-feira, e aos domingos.

De um gênio forte à uma generosidade inigualável – Antes de conhecer a Seicho-No-Ie, o Preletor Afonso era portador de gênio forte e por qualquer motivo ficava nervoso, conforme explica o seu filho José dos Santos Lourenço Monteiro.

“Depois que conheceu a Seicho-No-Ie, a vida dele se transformou para muito melhor, e a da nossa família também”, revela José, que acrescenta: “Ele se tornou uma pessoa ponderável e paciente”, informa seu filho, que viu toda a energia que seu pai tinha, e que se traduzia em um perfil irritadiço, se transformar em determinação e dedicação ao próximo.

“A mudança foi tão grande que quando ele nos disse que teria de ir morar em Portugal, nós, da família, percebemos que o amor que ele tinha pela humanidade não tinha limites e que nós deveríamos apoiá-lo, e foi o que fizemos”, lembra José, ainda na voz um timbre de luto e saudade, somente amenizado pelo enorme orgulho que sente do pai.

José conta também sobre a dramática perda do irmão mais novo, Paulo Guilherme dos Santos Monteiro, que teve seu passamento com apenas 37 anos de idade, em 2005.

O Preletor Afonso só chegou de Portugal a tempo de sepultar o filho caçula devido a providências que José tomou junto à funerária. Mesmo assim, foi por pouco, pois o pai chegou apenas uma hora antes do sepultamento.

Era impossível ficar para baixo perto do Preletor Afonso – Apesar da dramática perda de um filho e ter de cruzar o Atlântico sem sequer ter a certeza de que conseguiria ver o corpo dele pela última vez, o Preletor Afonso não perdeu os traços do seu perfil de homem de fé.

Seu filho José o descreve como aquele diante do qual as pessoas sempre encontravam uma palavra de afeto, incentivo e positividade. “Desde que conheceu a Seicho-No-Ie, papai nunca me deixou baixar a cabeça diante das dificuldades, e isso sempre foi fundamental na minha vida”, relata José.

O amor que transmitia dentro do lar também era distribuído indistintamente. Mesmo após retornar de Portugal e ir residir, junto com sua esposa Iva, na Casa de Repouso, o Preletor Afonso continuava fazendo orientações pessoais nos seminários da Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna/SP.

Antes da chegada da pandemia, ele também era convidado a fazer visitas de bênção, como a que efetuou para a Sra. Elizabeth Tae Kinashi, Juíza de Direito inativa, que afirmou ter tido a grata honra de ter recebido o saudoso Preletor Afonso em sua residência, em Curitiba/PR., no ano de 2019. “Na ocasião, reconheci nele a grandiosa força apostolar preconizada pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi”, recorda a Dra. Elizabeth.

Preletor Afonso Nelson Lourenço Monteiro

O amparo que recebeu (e também deu) na Casa de Repouso – Após se aposentar no ano de 2010 e retornar ao Brasil, surgiu a oportunidade de o Preletor Afonso passar a residir, junto com sua esposa, na Casa de Repouso da Grande Harmonia.

Ele não apresentava doença alguma que requeresse acompanhamento. Sua ida para a instituição tinha a ver mais com sua esposa, esta sim necessitando de alguma atenção médica cotidianamente.

Definitivamente, não se tratava de um residente comum. Sempre que podia, ou alguém precisasse, lá estava o Preletor Afonso a dar uma palavra de motivação, inclusive para os próprios funcionários que o atendiam.

Sobre o padrão do atendimento oferecido pela Casa de Repouso, o filho José atesta: “É muito visível que quem trabalha lá é escolhido a dedo por Deus, sendo que meus pais sempre elogiaram e, inclusive, minha mãe fez questão de permanecer lá depois que meu pai partiu”, explica José, que por diversas ocasiões realizou trabalhos voluntários de reparo na parte elétrica, atendendo ao chamado do Preletor Gil Kanasiro Filho, responsável pela instituição. “O Seu Gil e toda a equipe dele não são nota 100, eles merecem nota 1.000 em todas as tarefas em prol do bem-estar dos residentes”, complementa José.

Reconhecimento oficial da SNI/BR – O Preletor Afonso chegou a ser citado pelo Preletor Yoshio Mukai em Editorial assinado por ele no Boletim Informativo Círculo de Harmonia de outubro de 1999.

Na ocasião, o então Diretor-Presidente da SNI/BR elogiava o fato de o líder enviado para o outro lado do Oceano Atlântico já ter organizado seis associações locais em apenas dois anos de atuação.

O atual Superintendente de Coordenação Doutrinária para Ibero-América e África Latina, Preletor da Sede Internacional Mario Gabriel França Silva, que conduziu a Cerimônia (Virtual) de 7º Dia de Falecimento transmitida e assistida on-line por cerca de 300 pessoas, afirma que até hoje os dirigentes da Seicho-No-Ie em Portugal lembram do Preletor Afonso com muita gratidão e respeito, descrevendo-o como o seu maior pioneiro naquele país.

“Sabe-se que ele era um homem simples, morava em instalações modestas, sem muita comodidade, e viajava ininterruptamente por todo o Portugal divulgando a Verdade de modo incansável”, relata o Preletor Mario Gabriel.

Obra que permanece – Após ter semeado sólida base para o Movimento da Seicho-No-Ie em Portugal, o Preletor Afonso ainda teve tempo, depois de aposentado e já de volta à baixada santista, de ser um dos fundadores do Núcleo Mateo Bei, na cidade de São Vicente/SP. Lá também se dedicou de modo intenso na divulgação e até mesmo reforma da sede local.

Diante desse legado, a Comissão Editorial do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR escolheu para encerrar a presente Homenagem Especial uma frase postada no espaço de comentários da transmissão da Cerimônia de 7º Dia de Falecimento, ocorrida no dia 21 de junho de 2021.

Ela é duplamente assinada pelo Preletor em Grau Master Milton Kazuo Norimatsu e pela Aspirante a Preletora da Sede Internacional Lilian Suzi Baffi Norimatsu. Diz o casal que é, atualmente, referência dentro do Movimento: “Nossas profundas reverências à valiosa vida do Preletor Afonso Nelson Loureiro Monteiro”.

Ao endossar essas palavras, estendemos a toda a família, aos que conheceram a Seicho-No-Ie por intermédio dele, e também aos profissionais e residentes da Casa de Repouso com os quais ele conviveu, o nosso profundo apreço, respeito e gratidão por esse notável líder.

“Preletor Afonso, vosso trabalho ainda frutifica, vossa obra permanece, vosso legado tem a dimensão do Atlântico. Muito obrigado”.