Relíquia é encontrada em meio a doações ao Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Publicação de A Verdade da Vida

Publicação de A Verdade da Vida em um único volume é datada do ano de 1936, tem 3.337 páginas e uma inscrição, na folha de rosto, escrita de próprio punho pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi.

Inscrição à Mão do Mestre

Escrito de próprio punho pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, o título Seimei No Jisso (A Verdade da Vida) tem ao lado um carimbo (em vermelho) de autenticação, que está logo abaixo da assinatura do autor.

No começo do mês de março de 2022, em meio a doações encaminhadas ao Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), foi encontrado um exemplar de A Verdade da Vida em idioma japonês (Seimei No Jisso Daisenten).

Publicado em 10 de novembro de 1936, em Tóquio, no Japão, o volume acondicionado em uma caixa preta foi lançado em 22 de novembro do mesmo ano, data do aniversário de 43 anos de idade do fundador da Seicho-No-Ie, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, autor da obra que viria a ser desmembrada em uma coleção de 40 volumes em idioma português.

A publicação é rara e considerada uma relíquia histórica, havendo poucas unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. O material foi deixado anonimamente na Subsede da SNI/BR junto a diversos itens pessoais que provavelmente pertenciam a um(a) adepto(a) da Seicho-No-Ie que passou para o plano espiritual. Tudo leva a crer que o(a) doador(a) se trata de um familiar muito próximo.

Livro de aspecto impecável – Logo no começo o volume apresenta uma página escrita à mão pelo próprio Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, na qual se lê “Seicho-No-Ie No Ookami“, que quer dizer “Grande Deus da Seicho-No-Ie”.

Com capa em tecido bordado a mão e com as 3.337 páginas com as bordas douradas, o livro guarda requintes de uma peça de arte. Junto a ele, além de um exemplar da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade também em japonês e bem antigo, vieram itens de vestuário, calçados, fraldas geriátricas e até uma bengala.

Um exemplar de uma sutra sagrada em japonês, também da mesma época, foi recebido e será encaminhado junto com o volume do Seimei No Jisso.

Um exemplar de uma sutra sagrada em japonês, também da mesma época, foi recebido e será encaminhado junto com o volume do Seimei No Jisso.

A confiança na Seicho-No-Ie que faz com que as pessoas a procurem para fazer doações – Não é a primeira vez que o Gabinete recebe itens dessa natureza junto com doações. Para o responsável pelo setor de Assistência Social e Filantropia, Preletor em Grau Máster e Diretor Vice-Presidente da SNI/BR Paulo Seichiti Saita, é importante que tais relíquias não se percam e cheguem até a Sede Central/Subsede, de onde são encaminhadas ao Museu Histórico da SNI/BR.

“Tomamos os devidos cuidados, pois se trata de uma preciosidade que merece todo nosso carinho e atenção, dado tudo aquilo que a publicação representa”, explica o Prel. Saita, que acredita ser auspicioso o fato de itens como esse serem encaminhados por familiares de adeptos e líderes pioneiros, junto a doações diversas. “O fato de as pessoas saberem que recebemos e damos destino correto às doações, seja de que natureza forem, evita que itens de relevância histórica como esse se percam”, acrescenta o Diretor Vice-Presidente da SNI/BR.

Características, importância histórica e o cuidado no manuseio – Chamado em idioma japonês de Seimei No Jisso Daisenten, o exemplar doado é apenas a terceira unidade que a SNI/BR tem acesso. Um fica na Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna/SP e outro na Torre da Sede da Central da SNI/BR, no Jabaquara, zona sul de São Paulo/SP.

Além destes, há informações de que existiriam apenas outros dois volumes como esse no Brasil. Um está de posse do Preletor Jorge Kawasaki, que herdou de seu pai que também era Preletor e foi colaborador na SNI/BR. O outro, não se tem informação, mas sabe-se que da mesma forma deve pertencer a descendente de adepto ou líder mais antigo.

O Seimei No Jisso Daisenten tem 31,4 centímetros de comprimento, 23 cm de largura e nada menos do que 14,8 cm de altura. Seu peso está na casa dos oito ou nove quilos aproximadamente.

Como é de praxe, todo material dessa natureza que chega até o Gabinete é higienizado com extremo cuidado. A seguir, é empacotado e enviado para o Departamento Shiotsuti (terceira idade) da SNI/BR, onde é manuseado com delicadeza e parcimônia dado o teor sagrado da publicação. Posteriormente, os itens podem ser encaminhados para o Museu Histórico da Seicho-No-Ie, localizado nas dependências da Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna/SP.

Chama a atenção as dimensões da publicação, diferente do atual padrão de impressos dessa natureza.

Chama a atenção as dimensões da publicação, diferente do atual padrão de impressos dessa natureza.

Chama a atenção as dimensões da publicação, diferente do atual padrão de impressos dessa natureza.
marco segura seimei no jisso Relíquia é encontrada em meio a doações ao Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL Publicação de A Verdade da Vida em um único volume é datada do ano de 1936, tem 3.337 páginas e uma inscrição, na folha de rosto, escrita de próprio punho pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi.

O Preletor Marco Massuo Nishimoto segurou o livro com todo cuidado. Na foto, percebemos o tamanho e é possível imaginar o peso, que chega aproximadamente a 9 kg.

Junto a quais itens, como e em que estado o material chegou até a Subsede – Após receber uma ligação de um senhor que não quis se identificar, a Supervisora do Gabinete de Assistência Social e Filantropia, Preletora Rosane dos Santos Pires, voltou das férias e foi fazer a triagem das últimas doações recebidas.

Em fluxo constante, a depender da época e das campanhas emergenciais vigentes, são deixados na Subsede da SNI/BR donativos de toda ordem. Dentre os materiais levados pela pessoa que contatou estavam medicamentos, roupas, calçados, um tapete, roupas de cama e banho, fraldas descartáveis, uma bengala e um porta-joias.

A publicação A Verdade da Vida chegou em condições que exigiram atenção, com bastante poeira. Devido a isso, após ser descoberta na triagem feita dos materiais, foi efetuada a limpeza com todos os cuidados devidos.

“O material dava sinais de que estava armazenado há bastante tempo, mas depois de realizarmos a oração de costume que sempre fazemos diante de cada doação que chega até nós, as voluntárias do Gabinete me ajudaram na limpeza com todo carinho, gratidão e emoção”, descreve a Prela. Rosane.

A emoção de tocar na publicação de profundo significado histórico – A atual Presidente Nacional da Associação Shiotsuti (Movimento da Terceira Idade em idioma japonês), Preletora em Grau Júnior Yoshimi Honda Dangami, declarou que não pode deixar de se emocionar ao ter a oportunidade de manusear o volume único de Seimei No Jisso Daisenten.

“Como eu ajudo a organizar todas as doações de livros e publicações antigas que chegam à Sede Central, já estou acostumada com a tarefa, mas desta vez foi mais especial ter a oportunidade de poder tocar nessa preciosidade”, afirmou a Prela. Yoshimi Dangami.

Para o Preletor Aspirante Marco Massuo Nishimoto, Analista Financeiro da SNI/BR que dá suporte ao Gabinete de Assistência Social e Filantropia, foi um momento marcante. “Fui levar algumas doações até a Subsede quando me deparei com o Seimei No Jisso, sendo que imediatamente fui tomado por uma sensação única de muita paz simplesmente por estar próximo e poder tocar nele”, descreveu o Prel. Nishimoto.

Outros impressos vieram junto com os itens doados – Dentre os itens que compunham a doação, estavam mais publicações impressas. Além da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade em japonês, uma edição especial da Bíblia Sagrada foi encontrada.

O exemplar será doado a uma instituição de tratamento para dependentes químicos, a Clínica Terapêutica Restauração, localizada em Suzano/SP, para onde o Gabinete já direciona doações de vários itens esporadicamente. “Lá eles possuem uma capela onde a Bíblia será colocada no altar”, informa a Prela. Rosane.

Outro item que chamou a atenção foi um livro sobre história da música, também em encadernação especial, que será encaminhado para a Preletora Martha Domingues, regente do Coral da SNI/BR, a fim que ela faça uso ou guarde o material com todo o cuidado.

livro sobre história da música

Junto ao Seimei No Jisso Daisenten, veio um livro sobre história da música, que também será encaminhado para ser preservado.

Uma Bíblia Sagrada, também de dimensão considerável e boa qualidade gráfica

Uma Bíblia Sagrada, também de dimensão considerável e boa qualidade gráfica, foi tratada e será encaminhada a uma instituição que já recebe doações da SNI/BR. A publicação será acondicionada na capela que existe nas dependências da entidade que faz atendimento a dependentes químicos.

Aviso a quem tiver algum item relacionado à Seicho-No-Ie que possa ter valor histórico – O Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR avisa que se alguém possui, ou conhece uma pessoa que tenha, algum item antigo relacionado à Seicho-No-Ie, pode enviar para a Subsede, em São Paulo/SP, à Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 348, bairro Jabaquara.

“Teremos prazer em receber, tratar, acondicionar e encaminhar os materiais que tenham relevância histórica”, finaliza a Prela. Rosane, que se coloca à disposição pelo WhatsApp (11) 99218-7600.

Compartilhe esta página!