“A humanidade, desde a antiguidade veio praticando a oração, pois no fundo da sua alma já sabia que por meio dessa prática podia sintonizar-se com a Ideia de Deus para receber Sua sábia orientação. Às vezes, pode haver uma pessoa que esteja confundindo a oração com súplica, a fi m de obter aquilo que lhe está fazendo falta. O Ensinamento da Seicho-No-Ie nos ensina que este conceito da oração não é aconselhável porque, a mente da pessoa que está suplicando algo sempre tem o reconhecimento da falta ou da carência desse algo. Pelo fato de estar fazendo o reconhecimento de carência de algo, é evidente que a carência vai aumentar ainda mais”.
“O fundador da Seicho-No-Ie, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, enfatizou em diversos livros a importância da oração. Ele nos ensina que a verdadeira oração para sintonizar com Deus é a Meditação Shinsokan que é uma prática de “Ver – Contemplar – Deus”. A expressão “contemplar” significa voltar a atenção de nossa mente para a coisa que nos foi colocada diante dos olhos, ajustar nela o foco e sintonizar com ela. Sendo a oração uma forma de “sintonizar” com Deus e “ajustar o foco” na dádiva de Deus, o “contemplar”, nesse caso, é o mesmo que “orar”.
“Nós aprendemos que Deus é Amor. Para que possamos sintonizar perfeitamente com Deus necessitamos amar a Deus. E, para amarmos realmente a Deus, devemos saber que “Deus e eu somos um”. Ou seja, a Vida de Deus é nossa Vida, e ao mesmo tempo, nossa vida é Vida de Deus. Para isso, é imprescindível reforçarmos o sentimento de unidade com Deus. Não conseguiremos verdadeiramente amar a Deus, enquanto não reforçarmos de modo efetivo o sentimento de que “eu e Deus somos uma unidade indivisível”.”.
“Orar corretamente é declarar: “Eu sou Filho de Deus”. Basta fazer esta declaração de modo perfeitamente correto, que todos os demais preceitos da vida se realizarão naturalmente. […]Como Deus é Amor, Seu maior desejo é ver a plena felicidade de O segredo para obter a mente harmoniosa, a ponto de fundir-se com Deus e profundo sentimento de agradecimento. todos os Filhos de Deus. Isto é, Deus criou todas as coisas boas para que seres humanos possam usufruí-las”.
(Trechos extraídos da edição de fevereiro de 2023 da Revista Fonte de Luz; autor: Preletor em Grau Máster Yoshihico Iuassaca).
Para ler todo o artigo, assine a Revista ou adquira seu exemplar numa das sedes da Seicho-No-Ie espalhadas pelo Brasil e usufrua de conteúdos de grande significado espiritual, a base para nossa felicidade na vida prática.
Aproveite os minutos disponíveis de seu tempo no dia a dia para revigorar-se de corpo e alma nas palavras sagradas do Ensinamento da Seicho-No-Ie por meio da Revista Fonte de Luz!
Sobre a Revista Fonte de Luz:
Por ser a 1ª revista da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, conhecida anteriormente como “Acendedor”, a Revista Fonte de Luz traz artigos que tratam de assuntos direcionados à família e aos iniciantes dos Ensinamentos da Seicho-No-Ie, além de incluir assuntos relacionados a harmonia familiar, empreendedorismo, saúde, universo masculino entre outros.
Através da Revista Fonte de Luz, seus leitores encontrarão orientações que os auxiliarão a superar os desafios do seu cotidiano.
Faça o download da matéria completa abaixo.