Revista Fonte de Luz - Janeiro/2023

FLjan23 Como manifestar o cidadão ético no cotidiano? - Revista Fonte de Luz - Janeiro 2023 “Um comportamento só pode ser considerado ético quando realizado por um indivíduo consciente de suas ações e capaz de discernir entre o que seria considerado “certo” e “errado” para uma determinada situação. Essa consciência se dá por meio do conhecimento da moral que rege o grupo ou a sociedade em que está inserido. Sendo assim, o cidadão ético compreende todas as implicações de suas decisões, arcando com as responsabilidades sobre suas ações”.

Como manifestar o cidadão ético no cotidiano?

“Um comportamento só pode ser considerado ético quando realizado por um indivíduo consciente de suas ações e capaz de discernir entre o que seria considerado “certo” e “errado” para uma determinada situação. Essa consciência se dá por meio do conhecimento da moral que rege o grupo ou a sociedade em que está inserido. Sendo assim, o cidadão ético compreende todas as implicações de suas decisões, arcando com as responsabilidades sobre suas ações”.

 

“A ética preconizada pela Seicho-No-Ie é, basicamente, um princípio de orientação para que possamos viver uma vida de Valor Eterno, que nos ensina a forma de manifestar a Vida de Deus neste mundo. Manifestar a Vida de Deus significa concretizar o “bem” na vida prática, através das palavras e dos atos. Como Filhos de Deus, procuramos praticar o bem e não conseguimos ficar indiferentes a valores como “bondade”, “humanitarismo”, “amor”, “misericórdia” porque em nossa natureza divina existe a consciência básica de sermos livres, isto é, temos liberdade de pensamento, palavras e atos”.




“A prática do bem também está fundamentada na consciência de que “eu e todos os demais seres vivos” somos uma só Vida, pois Deus é a própria Essência da unidade de todos os seres. Resumindo, o cidadão ético é aquele que manifesta Deus que nada mais é do que “viver o amor”. Vamos vivenciar, no cotidiano, esta vida de Valor Eterno através de ações que possam colaborar para as transformações do mundo, principalmente nos aspectos de proteção ao meio-ambiente e a todos os seres vivos”.

“Um cidadão consciente entende a importância de preservar a natureza e o mundo em que vive. “Faz a sua parte”, usando com sabedoria os bens naturais como água, fauna e flora. Também se preocupa com a limpeza das ruas, reciclagem do lixo etc”.

“manifestaremos a vontade de Deus, na vida prática, que deve ser o nosso propósito de vida. Somos convidados por Deus a compartilhar Sabedoria, Amor, solidariedade com todas as pessoas, com todos os demais seres vivos.”

(Trechos extraídos da edição de janeiro de 2023 da Revista Fonte de Luz; autora: Aspirante a Preletora da Sede Internacional Silvana Cassimiro de Souza).

Para ler todo o artigo, assine a Revista ou adquira seu exemplar numa das sedes da Seicho-No-Ie espalhadas pelo Brasil e usufrua de conteúdos de grande significado espiritual, a base para nossa felicidade na vida prática.

Aproveite os minutos disponíveis de seu tempo no dia a dia para revigorar-se de corpo e alma nas palavras sagradas do Ensinamento da Seicho-No-Ie por meio da Revista Fonte de Luz!

Sobre a Revista Fonte de Luz:

Por ser a 1ª revista da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, conhecida anteriormente como “Acendedor”, a Revista Fonte de Luz traz artigos que tratam de assuntos direcionados à família e aos iniciantes dos Ensinamentos da Seicho-No-Ie, além de incluir assuntos relacionados a harmonia familiar, empreendedorismo, saúde, universo masculino entre outros.

Através da Revista Fonte de Luz, seus leitores encontrarão orientações que os auxiliarão a superar os desafios do seu cotidiano.

Compartilhe esta página!
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Pinterest
Twitter
Email
Pocket
Imprima