Aprendemos na Seicho-No-Ie a agradecer a todas as coisas do céu e da terra e essa gratidão é o alicerce para a paz mundial. Ao lermos e praticarmos os ensinamentos, desaparecem todos os males e infelicidades, surgindo um mundo maravilhoso, um país maravilhoso. Esse sentimento de amor é que deve nutrir a consciência de todos nós, na construção de uma nação maravilhosa.
Dias atrás, conversava com um rapaz de nacionalidade haitiana. Ele está há dois anos no Brasil, estabilizado e trabalhando. Era indescritível seu sentimento de gratidão por ter sido acolhido em nosso país, por já estar trabalhando e podendo manter a família. A forma eficiente e eficaz de seu atendimento refletia realmente toda essa gratidão. Esse rapaz comentou que era grato por tudo que seu país natal o tinha oferecido, mas confidenciou que adotaria o Brasil como sua nova pátria.
Pude observar que o sentimento de gratidão se manifesta em forma de outras virtudes; quando realmente estamos gratos abrimos nosso coração para o mundo, para as pessoas e as formas de retribuição são as mais variadas!
(Trecho extraído da seção “Papo Jovem” da edição de setembro de 2022 da Revista Mundo Ideal. Autor: Preletor Jacione Biora)