
Neste espaço reservado pelo Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL a pessoas que se destacaram pela sua generosidade e empenho na dedicação de amor ao próximo, hoje recebe homenagem o Preletor Ronaldo Luca Baffi, que teve seu passamento no dia 15 de setembro de 2021, aos 86 anos de idade, na cidade de Ibiúna/SP, onde residia na Casa de Repouso da Grande Harmonia.
Destacado e carismático preletor, contagiava todos os ambientes onde estava, iluminando tudo ao redor com sua alegria e palavras de gratidão e incentivo a todos.
Acompanhe um comovente texto escrito pela Aspirante a Preletora da Sede Internacional, Preletora Lílian Súzi Baffi Norimatsu, sua filha, no qual registra com singeleza uma breve biografia desse estimado líder que dedicou sua vida à iluminação da humanidade, e que deixou marcas na vida de todos que tiveram a feliz oportunidade de conhecê-lo.
O Preletor Ronaldo Luca Baffi cumpriu lindamente sua vida em favor do próximo, deixando por onde passou uma marca de benevolência, pureza de alma e atenção à todas as pessoas, coisas e fatos.
Por Lílian Súzi Baffi Norimatsu
Aspirante a Preletora da Sede Internacional
Nascido em 5 de dezembro de 1934, na cidade de Uchôa-SP, o Preletor Ronaldo Luca Baffi retornou ao plano espiritual em 15 de setembro de 2021, aos 86 anos, 9 meses e 10 dias, na cidade de Ibiúna-SP.
Era filho de Pedro Baffi e Dinorah Bruno Baffi, o terceiro de 7 filhos.
Na infância passou por uma experiência de resiliência, o que se tornou sua forte característica por toda a vida, tendo de estudar num internato em Monte Aprazível-SP, dos 11 aos 14 anos, tendo a companhia diária do seu irmão mais velho. Chorava muito, no início, sentindo uma falta enorme dos pais e dos demais irmãos, os quais se viam uma vez ao mês, mas foi superando graças a sua força interior, seu espírito expansivo de facilmente fazer amizades e de seu gosto pelo estudo, tornando-se o melhor aluno da sua turma. Esse prazer de estudar o fez professor, por 31 anos, de língua portuguesa, acumulando também longos anos como professor da língua francesa, tratado carinhosamente por Monsieur pelos ex-alunos que vivia encontrando e faziam questão de cumprimentá-lo no bairro da Paulicéia, em São Bernardo do Campo-SP, onde mais tempo exerceu sua profissão.
Casou-se em 8 de fevereiro de 1958 com Apparecida Gemma Saes Baffi, com quem conviveu por 58 anos, até ficar viúvo em 15 de julho de 2016, um dia depois dela completar 79 anos (14/07/1937). Tiveram 6 filhos, sendo 2 abortos espontâneos. Passou pela tristeza que nenhum pai merece passar que foi de “perder” dois filhos: o mais velho, José Antônio Baffi (28/02/1959), no dia que completava 51 anos de vida (28/02/2010) e a mais velha das meninas, Rita de Cássia Baffi Onishi, 6 dias após ela completar 52 anos (02/10/2016). Também seu genro, Jorge Masanobu Onishi, aos 56 anos, em 13/07/2015. Continuou recebendo muito amor de seus filhos Eugênio Eduardo Baffi e Lílian Súzi Baffi Norimatsu, genro, noras, 5 netos e 1 bisneto.
Enquanto esteve na Casa de Repouso da Grande Harmonia, nos últimos três anos de sua vida e onde se dizia muito feliz por ali residir, o Preletor Ronaldo confeccionava cofrinhos que sua filha, Preletora Lilian, distribui para que as pessoas juntem valores para doar para as ações filantrópicas da Seicho-No-Ie.
Em 06/09/2018, nos seus últimos 3 anos de vida, passou a integrar também a família de residentes da Casa de Repouso Grande Harmonia da Seicho-No-Ie do Brasil. Lá fez amizades e deixou uma marca muito forte de simpatia, alegria e generosidade, já que elogiava sempre todos os funcionários com muita gratidão. Só tinha palavras de louvor quando se tratava da Casa. Nos falávamos todos os dias e sempre dizia: “minha filha, não se preocupe, aqui está tudo bem. Todos me tratam muito bem. Estou sendo útil aqui. Aqui a comida é muito boa. É sempre tudo muito limpinho. Eles pegam minhas roupas para lavar pela manhã e à tarde já devolvem limpinha”. Assim, sempre reconhecia as qualidades das pessoas e de suas ações, outra forte característica dele.
Lá desenvolveu sua habilidade manual confeccionando centenas de cofrinhos (foto). Como se divertia com esta atividade! Uma terapia para ele! O saudoso preletor Afonso, grande amigo e residente também da Casa, o chamava carinhosamente de “engenheiro”, já que os cofrinhos eram em forma de casas. Como ele ficava feliz ao me mostrar suas criações e vendê-los pra mim. O recurso era direcionado para a Casa. Hoje, os inúmeros cofrinhos que comprei, os nomeei como “Cofrinhos do Bem”. A todos que entrego peço para encherem de moedas e reverter para filantropia. Tenho certeza deque, desta forma, como ele dizia, ele continuará sendo útil.
Graças a ele conhecemos a Seicho-No-Ie. Foi em 1963, na primeira viagem do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi ao Brasil, quando teve o primeiro contato com o Ensinamento. Na cidade de Jales-SP, onde morava, foi convidado por um colega professor da escola onde lecionava a conhecer o Mestre de uma nova religião difundida há alguns anos no Brasil. Ele sempre lembrava com muita alegria do dia em que viu o Mestre, no auditório do cinema da cidade, junto com mais de 2 mil pessoas. Nunca imaginava que seria o “seu” Mestre. Na ocasião recebeu de presente deste colega um exemplar de A Verdade da Vida volume 1.
Ainda, nesta época, as reuniões da Seicho-No-Ie em Jales eram somente no idioma japonês e quem começou a participar foi a minha mãe. Quando ela voltava para casa meu pai dizia a ela: “Por que você vai a estas reuniões que você não entende nada o que falam?”. E minha mãe respondia: “É porque eu me sinto tão bem…”.
Em 1970 toda a família mudou-se para São Bernardo do Campo-SP e minha mãe começou a procurar a Seicho-No-Ie pelo município. Em 1973 começamos a frequentar no bairro de Rudge Ramos. Descobriram as reuniões de crianças no Núcleo do Ipiranga, em São Paulo-SP, e foi ali que meu pai iniciou sua missão como dirigente, apresentando as reuniões noturnas, uma vez por semana e, junto com minha mãe, sendo responsável pela Missão Sagrada do Núcleo.
Voltando a frequentar o Núcleo de Rudge Ramos, onde ficaram sabendo que um grande preletor da Seicho-No-Ie ministrava aulas 2 vezes por semana, tornaram-se Divulgadores da Seicho-No-Ie e Preletores pela antiga Regional ABC, hoje SP-SBCAMPO. Este preletor que os formou era Heitor Miyazaki, pelo qual meu pai sempre teve muito apreço e gratidão. Por ser professor da língua portuguesa, meu pai era sempre convidado pelo preletor Heitor a fazer a leitura em voz alta dos livros que estudavam nestas 2 aulas semanais. Assim, meu pai ia se aprofundando no conhecimento da Verdade, desenvolvendo ainda mais sua eloquência, outra forte característica dele, o que lhe propiciou sua atuação no Movimento, principalmente na área dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
Foram longos anos de atuação por diversas cidades do Brasil. Para ele, a distância nunca foi empecilho para a sua atuação. Nada importava: distância, cidade, locomoção, horário. Dizia sempre sim, com humildade e uma prontidão incrível. Sempre foi admirável sua jovialidade! Posso dizer que não vimos nosso pai envelhecer, apesar dos longos 86 anos. Mantinha sempre os sonhos em mente, a música e a poesia na boca, a dança nos pés, e como dançava, e o sorriso largo, a risada alta e contagiante. A sua luz nos iluminava muito. Qualquer ambiente, tendo meu pai lá, era feliz, muito feliz!
Em todo ambiente que o Preletor Ronaldo estava a alegria reinava, com sua risada alta e contagiante iluminando tudo e todos ao redor. Na foto, ele está ao lado do neto Diego.
Em 2019, recebeu o Licenciamento honroso como Preletor da Seicho-No-Ie, mas não deixou de ter o espírito de Dedicado à Iluminação.
Frequentando, com minha mãe, todas as segundas-feiras, as reuniões da Terceira Idade na Sede Central, fez grandes amigos, como o atual Coordenador Nacional da Terceira Idade pela Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletor Raimundo Maia. O Preletor Maia, muito comovido com a passagem de meu pai, no velório, sentiu o desejo de oferecer a condução da Cerimônia de Sétimo Dia, de forma virtual. Foi um lindo presente para nós.
Nesta Cerimônia, meu sobrinho, que costumava fazer um dueto com o vô (foto), cantou a música que mais meu pai cantava, de Vicente Celestino: Porta aberta. Muitas lembranças recordadas pelos amigos presentes nos emocionaram também e, finalmente, meu irmão disse: “Meu pai, como todo ser humano, teve seus erros, mas foi o melhor pai do mundo!”. Todos os filhos sempre pensaram o mesmo.
Na noite de 15/09/2021, após tomar seu banho, colocar seu pijama, deitou-se e disse: “Vou descansar um pouco e logo levanto para tomar meu leitinho”. E assim, nesta paz, estampada em sua fisionomia final, tranquilamente fez a passagem, como o melhor pai do mundo merecia. Seu corpo descansou, mas continuará ativo e trabalhando muito do iluminado plano espiritual em que agora se encontra.
Muito obrigada, papai. Muito obrigada, muito obrigada, muito obrigada…
Neste espaço reservado pelo Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL a pessoas que se destacaram pela sua generosidade e empenho na dedicação de amor ao próximo, hoje recebe homenagem o Preletor Ronaldo Luca Baffi, que teve seu passamento no dia 15 de setembro de 2021, aos 86 anos de idade, na cidade de Ibiúna/SP, onde residia na Casa de Repouso da Grande Harmonia.
Destacado e carismático preletor, contagiava todos os ambientes onde estava, iluminando tudo ao redor com sua alegria e palavras de gratidão e incentivo a todos.
Acompanhe um comovente texto escrito pela Aspirante a Preletora da Sede Internacional, Preletora Lílian Súzi Baffi Norimatsu, sua filha, no qual registra com singeleza uma breve biografia desse estimado líder que dedicou sua vida à iluminação da humanidade, e que deixou marcas na vida de todos que tiveram a feliz oportunidade de conhecê-lo.
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social – Especialização em Propaganda e Marketing na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Débora construiu uma trajetória sólida em redação e produção editorial, relacionamento com o público e planejamento. Atuou no mercado corporativo, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, qualidade, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica (copywriting), roteiros, e micropigmentação estética, áreas aparentemente sem conexão, mas que lhe proporcionam profundidade intelectual e sensibilidade estética. Se mantendo ligada às novas tendências de mercado, traz em seu repertório cursos que envolvem desde o comportamento humano, análise de arquétipos, produção de cursos online, escrita criativa e marketing.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes organizacionais e doutrinárias por décadas a nível local, regional e nacional, coordenando atividades para mulheres, casais, mães, crianças e jovens, nos idiomas português e japonês, além de estudos para a formação de líderes. Atua como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Membro da Comissão Executiva Central da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Viviane é profissional da comunicação com formação em Teatro (Curso livre), Rádio, e TV, Graduada em Marketing e Pós-Graduada em Mídia pela USP/ECA. Construiu uma carreira sólida e marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos para mais de 28 mil pessoas. Também produziu conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país, consolidando sua experiência na criação e condução de projetos de grande impacto. É palestrante no Brasil e no exterior, levando mensagens de espiritualidade, comunicação e inspiração a diferentes públicos.
Natural de São Paulo, iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie em 1987 e, desde então, desempenhou funções de grande relevância, como:
Em 1995, recebeu o título de Líder da Iluminação e, atualmente, é Aspirante a Preletora da Sede Internacional e Presidente da Associação das Mulheres da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, carinhosamente chamada de Pomba Branca. É responsável por uma revista mensal “Revista Mulher Feliz” com tiragem de mais de 100 mil unidades mensal. Sua trajetória une espiritualidade e comunicação, levando ensinamentos e inspiração a milhares de pessoas por meio de palestras, eventos e agora também em aulas online.
Preletora da Sede Internacional
Formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela construiu sua trajetória profissional unindo disciplina, organização e capacidade de gestão, desenvolvendo habilidades que hoje sustentam sua atuação estratégica e administrativa em contextos institucionais.
Na vida religiosa, iniciou sua vivência na Seicho-No-Ie ainda na infância, após sua família ser acolhida pelo ensinamento. Tornou-se Líder da Iluminação aos 20 anos e atuou em diversas frentes: presidiu Associação Local, Associação dos Jovens e Associação dos Preletores na Regional SP-VILA PRUDENTE, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP-PENHA. Atualmente, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória é marcada por dedicação, firmeza espiritual e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, compôs a diretoria da Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
É doutora pela University College London (Inglaterra), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais e na Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha). Atua como professora associada na Universidade de Brasília, onde já coordenou o Programa de Pós-Graduação em Informática. É bolsista de produtividade do CNPq e editora associada do periódico internacional ACM Transactions on Autonomous and Adaptive Systems. Está e esteve à frente na organização de vários eventos nacionais e internacionais em sua área de pesquisa e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação.
Na vida religiosa, Genaína conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília e membro da Comissão Executiva Central da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil regional, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade.
Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP-CAMPINAS, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais.
Na vida religiosa, iniciou sua trajetória em 1994. Presidiu associações locais da Associação dos Jovens e dos Preletores na Regional SP-VILA PRUDENTE e hoje é Preletora em Grau Sênior. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e pedagoga, Maria Dalvaneide possui ampla trajetória acadêmica e de gestão educacional. Atua como coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua caminhada em 1984. É Líder da Iluminação desde 1993, Preletora Sênior desde 2012 e Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo para a formação doutrinária nacional. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Ciências Humanas pelo Centro de Extensão Universitária e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura e Redação por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente.
Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora na Superintendência da Associação Pomba Branca (associação de mulheres) e hoje, atua no Departamento de Editoração, coordenando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos sobre literatura e aprendizagem significativa, integrou grupos de pesquisa em mediação cultural e tem trabalhos publicados em anais de seminários e congressos internacionais. Criadora sensível e intelectual que busca aprendizado contínuo, une técnica e espiritualidade para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana construiu sua trajetória profissional com foco em comunicação estratégica, organização de projetos e gestão institucional. Atuou por muitos anos no Departamento de Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Na vida religiosa, iniciou sua caminhada na década de 1990, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR-CURITIBA. Posteriormente, foi Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Aspirante a Preletora da Sede Internacional, atualmente atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, expandindo o ensinamento além das fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Pedagoga de formação, Lílian atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu na área da educação e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores.
Na vida religiosa, iniciou sua vivência na Seicho-No-Ie aos oito anos e tornou-se Líder da Iluminação aos 24. Atuou por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Preletora Júnior desde 2002, foi Vice-Presidente e Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Com uma trajetória profissional marcada pela educação, gestão e liderança institucional, Marie atuou como professora, trabalhou na área de Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos de alta responsabilidade dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua atuação profissional sempre esteve alinhada à formação humana, à organização de equipes e à condução de processos com serenidade e visão de longo prazo.
Na vida religiosa, iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, dedicando toda uma vida ao ensinamento. Coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens em âmbito nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Associação Pomba Branca, que presidiu por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Atualmente, atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e fortalecendo os vínculos globais do ensinamento. Marie representa uma linhagem rara de serviço, liderança e presença serena. Uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.