
Mesa com mais de 1.000 itens, cada um produzido com exclusividade pelas voluntárias, coloriu o caminho de quem passava pelos corredores da Sede Central, ao longo do evento que marca o retorno das atividades presenciais da Seicho-No-Ie.
Mesa com mais de 1.000 itens, cada um produzido com exclusividade pelas voluntárias, coloriu o caminho de quem passava pelos corredores da Sede Central, ao longo do evento que marca o retorno das atividades presenciais da Seicho-No-Ie.
Fez-se finalmente primavera e o que se viu, na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), na tarde de 21 de novembro de 2021, foi a florada da estação que iniciara em setembro, mas que agora trouxe consigo o desabrochar da vida com o retorno das atividades presenciais, e com elas a volta do Bazar do Amor.
O grupo de voluntárias do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR, formado por 32 mulheres que doam seus dotes artesanais diuturnamente em prol de ações sociais diversas, marcou presença no épico Seminário da Luz 2021, modalidade virtual, que foi transmitido a partir do Salão Nobre da Sede Central para mais de 10 mil lares na tarde do domingo, 21.
Presencialmente, foram recepcionadas aproximadamente 200 pessoas, seguindo os protocolos sanitários de distanciamento e higienização. Esse grupo foi privilegiado duplamente: (1) com um evento de espetaculares requintes na sua programação, com palestras e Meditação Shinsokan de Oração Mútua, e, nos intervalos, (2) com a beleza primaveril dos produtos oferecidos pelo Bazar, em torno dos quais os sorrisos que saíam pelos olhos das voluntárias, devido ao uso de máscaras, atraíam e encantavam os seminaristas.
Ao todo, foram arrecadados, de valor líquido, mais de R$ 1.600,00, cujo destino será os vários projetos apoiados pelo Gabinete. “A missão das integrantes do grupo de voluntárias possui várias camadas de significado espiritual: elas produzem transferindo a beleza de seu interior para os objetos, fazem felizes quem adquire e ainda proporcionam que quem compre também se sinta contribuindo para uma causa nobre”, explicou a Supervisora Administrativa do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR, Preletora Rosane Pires.
Sete das 32 voluntárias do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR participaram do Bazar do Amor no Seminário da Luz 2021, na Sede Central, em São Paulo/SP. Da esquerda para a direita: Marisa Keiko Yoshinami (adepta); Shizuka Minowa Fujita, divulgadora que também divulga exemplares de Palavras de Luz de porta em porta (Regional SP-Jabaquara); Emília Hitomi Hirata, simpatizante da Seicho-No-Ie desde muito jovem; Aparecida Rosilene Alves, Preletora da Regional SP-São Bernardo do Campo; Berenice Sussumi Nishioka, adepta; Maria de Lourdes Figueiredo, divulgadora (Regional SP-São Miguel Paulista); Marisa Scheiner, divulgadora (SP-Penha).
A força necessária para resistir aos efeitos da pandemia veio de fortalecer umas às outras – De bolsas a porta álcool em gel, de cachecóis a toalhas, de toucas a enfeites de árvore de Natal, e um desfile das mais fofas peças de tricô e crochê para bebês – enfim, o que se viu exposto no Bazar do Amor embevecia os olhos, mas também podia ser sentido na alma.
As mais de 1.000 peças não representavam todo o estoque disponível, que está sendo reservado para ser exposto na Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna/SP, onde será realizado o Seminário do Renascimento nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021.
Cada peça produzida e exposta estava carregada da elevada vibração espiritual atingida, durante a pandemia, pelas voluntárias, que encontraram na doação a força necessária para vencer depressão, desânimo e apatia.
Eis que estava ali, reluzente, na forma dos mais diversos mimos e itens de grande utilidade, a expressão visível do que elas foram capazes de manter vivo e belo também em seus corações, ao longo de todo o distanciamento decretado por leis sanitárias em face da Covid-19.
“A pandemia frustrou pela distância, mas formamos um grupo de orações e mantivemos contato virtual, fazendo Visitas de Bênção Virtuais umas às outras, telefonando ou comemorando aniversários, sendo que dessa forma sempre estivemos próximas e atentas umas às outras, ainda que virtualmente”, explica a Preletora da Regional SP-São Bernardo do Campo, Aparecida Rosilene Alves, conhecida como Cidinha, que atua como voluntária.
Seminário da Luz 2021, na modalidade virtual, foi um marco na retomada das atividades presenciais da Seicho-No-Ie, consagrando um novo formato de divulgação do Ensinamento que será, doravante, híbrido entre presencial e virtual.
Artesanato, imunizante para a alma – O grupo de voluntárias é constituído, em sua maioria, por pessoas de grupo de risco pela média de idade das integrantes. Por isso o cuidado extremo durante todo o período de isolamento.
Com todas devidamente vacinadas, a imunidade física estava garantida. No entanto, como se trata de preletoras, divulgadoras, adeptas e simpatizantes do Ensinamento da Seicho-No-Ie, acabaram se perguntando: já imunizamos o corpo, mas qual seria a “vacina” para a alma que tornaria as pessoas imunes para a “morte” interior, ou seja, aquela representada pela depressão, solidão e angústia?
Essas mulheres maravilhosas encontraram tal antídoto. Aplicaram-no entre si e o expandiram/aplicaram, pelo talento de suas mãos, para tantos quantos tivessem contato com seus produtos confeccionados artesanalmente.
“Quando fazemos qualquer item, pensamos que aquele objeto vai carregar a energia com que estamos manuseando e confeccionando, ou seja, serão contagiadas pela mesma alegria e paz que encontramos na tarefa de nos doarmos ao próximo”, declarou Cidinha.
O resultado é a olhos vistos e captado diretamente pela alma de quem tem a oportunidade de adquirir o fruto de tanta dedicação, além da exclusividade de cada item que é literalmente único, posto que não é feito em linha de produção, e sim um a um.
“Quando pegamos em mãos os produtos do Bazar do Amor, logo notamos que não é a mesma coisa do que comprar num shopping, por exemplo, pois elas entregam junto o sentimento de amor com que confeccionaram, o que faz com que sintamos uma alegria especial na hora da aquisição”, coloca Cristina Camargo, funcionária da SNI/BR e consumidora assídua dos produtos do Bazar do Amor.
Qualidade e exclusividade: as voluntárias levaram mais de 1.000 itens para exporem no Seminário da Luz de 2021, com produtos artesanais dos mais variados.
Peças de vestuário para bebês de crochê e tricô, e variados itens produzidos sob refinadas técnicas de artesanato, chamaram a atenção do público não apenas pela beleza estética, mas também pela vibração de amor com que cada peça é preparada pelas voluntárias.
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Viviane é profissional da comunicação com formação em Teatro (Curso livre), Rádio e TV, Graduada em Marketing e Pós-Graduada em Mídia pela USP/ECA. Construiu uma carreira sólida e marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos para até 30 mil pessoas. Também produziu conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país, consolidando sua experiência na criação e condução de projetos de grande impacto. É palestrante no Brasil e no exterior, levando mensagens de espiritualidade, comunicação e inspiração a diferentes públicos.
Natural de São Paulo, iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie em 1987 e, desde então, desempenhou funções de grande relevância, como:
Em 1995, recebeu o título de Líder da Iluminação e, atualmente, é Aspirante a Preletora da Sede Internacional e Presidente da Associação das Mulheres da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, carinhosamente chamada de Pomba Branca. É responsável por uma revista mensal “Revista Mulher Feliz” com tiragem de mais de 100 mil unidades mensal. Sua trajetória une espiritualidade e comunicação, levando ensinamentos e inspiração a milhares de pessoas por meio de palestras, eventos e agora também em aulas online.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.