Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil, memória viva do Movimento de Iluminação da Humanidade no Brasil e Ibero América​

Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil

Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil

Localizado na Academia Sul-Americano de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de ibiúna-SP

Museu Histórico Memória Viva do Movimento

O Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil possui um acervo composto por livros, revistas, documentos, fotos, imagens religiosas, vestimentas, aparelhos como gravador, toca-discos de 45rpm, megafones, microfones, filmadoras de 8 mm e 16 mm, projetores, máquinas fotográficas, algumas ferramentas de trabalho etc., que permite um passeio pela saga do início da divulgação da Seicho-No-Ie no Brasil, expandindo-se para o Ibero América, até os dias de hoje.

Situado ao lado do Santuário Hōzō do Brasil, na Academia Sul Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, no município paulista de Ibiúna, encontra-se o Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil, instalado na casa construída especialmente como residência provisória do sagrado mestre Masaharu Taniguchi e sua esposa, profa. Teruko Taniguchi, quando da estada do casal no Brasil, no ano de 1963 e 1973. E mais tarde a casa integrada onde moravam a família Matsuda, também foi cedido para o museu. Assim, o museu foi inaugurado em 11 de novembro de 2006 e conta, entre objetos expostos e reserva técnica circulante, com aproximadamente 250 peças expostas.

O museu histórico preserva parte da história da divulgação da Seicho-No-Ie no Brasil e América Latina e dos feitos dos pioneiros do Movimento de Iluminação da Humanidade / Movimento Internacional de Paz pela Fé. Um museu deve ser uma entidade viva e o Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil não é exceção, permanentemente se renovando e alternando as peças do acervo em exibição, juntamente com as peças principais de exposição permanente.

Organizado segundo padrões técnicos de museologia, o acervo conta de maneira didática, emocionante e palpável o desenvolvimento da Seicho-No-Ie no Brasil e Ibero América, permitindo entender as circunstâncias de época e a grandiosidade da fé e a generosidade altruística dos pioneiros de nosso Movimento.

Além do trabalho dos pioneiros do Movimento no Brasil, o museu também dedica especial atenção às visitas dos sagrados mestres, Masaharu Taniguchi, Seicho Taniguchi, do atual Supremo Presidente, professor Masanobu Taniguchi e suas respectivas esposas.

Visitar o Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil é um mergulho na saga dos pioneiros do Movimento de Iluminação da Humanidade em terras brasileiras, bem como um vislumbre, não só da história, mas da espiritualidade e fé de homens e mulheres comuns que, investidos de poder divino, realizaram obras extraordinárias.

Museu 19740705 Academia de Ibiuna Fachada 20x30 1 Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil, memória viva do Movimento de Iluminação da Humanidade no Brasil e Ibero América​ O Museu Histórico da Seicho-No-Ie do Brasil possui um acervo composto por livros, revistas, documentos, fotos, imagens religiosas, vestimentas, aparelhos como gravador, toca-discos de 45rpm, megafones, microfones, filmadoras de 8 mm e 16 mm, projetores, máquinas fotográficas, algumas ferramentas de trabalho etc., que permite um passeio pela saga do início da divulgação da Seicho-No-Ie no Brasil, expandindo-se para o Ibero América, até os dias de hoje.