
Ação semanal que começou em família ganhou corpo, em quase um ano são aproximadamente 14 mil refeições distribuídas junto com Revistas.
Iniciada em março de 2021, ação semanal que começou em família ganhou corpo. Das 24 marmitex de macarronada da primeira entrega, hoje a média ultrapassa as 300 unidades. Em quase um ano são aproximadamente 14 mil refeições distribuídas junto com Revistas Sagradas, havendo casos de pessoas que, após lerem, acabaram saindo da condição de sem-teto.
O dia 1º de março para a Família Yokoyama, de Manaus/AM, de praticantes e líderes do Ensinamento da Regional AM-MANAUS, agora também entra para o calendário de grandes memórias dos seus integrantes, não apenas por marcar a fundação da Seicho-No-Ie.
Foi nesta data, em 2021, que o casal de preletores Wanderley Kasutoshi Yokoyama e Ilka Kaoru Hanashiro Yokoyama, iniciaram a entrega de marmitex de macarronada para moradores em situação de rua na capital Manaus, com a ajuda dos filhos Márcio Yukio Yokoyama e Ricardo Eidi Yokoyama, e da namorada de Márcio, Blenda Karoline Bahia da Silva.
“Para esta primeira entrega, nas ruas, conseguimos levar 24 marmitas, que saíram rapidamente, sendo que na semana seguinte decidimos aumentar para 70 unidades, o que também se mostrou muito pouco para a demanda que encontrávamos”, explica a Prela. Ilka.
Realizando a ação uma vez por semana, a cada saída para as ruas a Família Yokoyama se deparava com a imagem de mais pessoas, famílias com crianças e idosos revirando lixeiras à procura de comida.
A cena começou a calar fundo e eles acabaram se tornando o núcleo inicial de um projeto espontâneo que hoje envolve vários voluntários, empresas e doadores.
“Fomos aumentando a quantidade pouco a pouco e começaram a aparecer pessoas desejando ajudar, sendo que hoje conseguimos distribuir uma média de 300 marmitas”, explica a Prela. Ilka, que lembra que na distribuição nas vésperas do Natal chegaram a preparar e entregar 401 marmitex.
Acompanhe um apanhado acerca dessa ação que já chegou a inspirar outras Regionais da Seicho-No-Ie espalhadas pelo país e que já distribuiu, ao longo de 11 meses, ou 47 semanas, aproximadamente 14 mil refeições e também peças de roupa e calçados para pessoas em situação de rua, no centro e na periferia de Manaus/AM.
Família unida faz o bem unida – O histórico do casal, na Seicho-No-Ie, faz deles referências. Ambos já ocuparam o cargo de Supervisor Doutrinário Administrativo da Regional AM-MANAUS. Atualmente, o Prel. Wanderley é Presidente da União das Associações da Prosperidade (UAP) e a Prela. Ilka é Coordenadora da Campanha para a Festividade do Santuário Hozo, do Ciclo de Estudos e dos Ofícios Religiosos.
Contudo, foi vendo a entrevista de um padre católico na tevê que Ilka, que é cirurgiã dentista e possui um consultório na capital amazonense, se sentiu tocada.
“Ele contou que preparava três quilos de macarrão e ia entregar nas ruas para os necessitados, mas ia além, conversando e dando atenção às pessoas”, lembra a Prela Ilka.
Sensibilizada, propôs para a família fazer o mesmo. O marido, também cirurgião dentista, mas que fez carreira na Polícia Militar (PM) como Comandante do Projeto Formando Cidadão no estado do Amazonas, importante ação social da PM, aceitou na hora.
Também de pronto os filhos, ambos estudantes de medicina, toparam. Iniciaram a ação imediatamente. Compraram os mantimentos, prepararam e saíram para a entrega das 24 marmitas que conseguiram preparar na noite de 1º de março de 2021.
Mal sabiam eles que quase um ano depois a ação mobilizaria empresas, estudantes, familiares e voluntários que teriam suas vidas marcadas para sempre. Hoje são mais de 14 mil refeições distribuídas, o mesmo número de Revistas Sagradas da Seicho-No-Ie doadas e uma coleção de histórias de pessoas que, após receberem a ajuda, leram sobre o Ensinamento e recuperaram suas vidas de volta, com uma casa, um emprego e um futuro esperançoso pela frente.
Logo na primeira entrega, as 24 marmitas preparadas foram distribuídas rapidamente. A família Yokoyama voltou para casa profundamente tocada com a imagem de grávidas, idosos e crianças necessitando de uma refeição. Sem poder atender muitas pessoas, nas primeiras semanas ficaram com seus corações partidos vendo-as procurando avidamente por comida em lixeiras. Decidiram aumentar pouco a pouco a quantidade e, com o tempo, passaram a escrever mensagens na tampa das marmitex de macarronada com molho de tomate, salsicha milho e batata palha. Palavras como “Sou um com Deus”, “Obrigado, papai e mamãe” e “Você é Luz de Deus”, em conjunto com as Revistas Sagradas entregues a cada sem-teto, passaram a fazer grande diferença na vida de muitos que, com o tempo, recuperaram emprego, moradia e condições de sobrevivência.
Em média, são usados 60 pacotes de macarrão, 60 cebolas, 24 litros de molho de tomate e 20 quilos de salsicha. Cada marmita é acompanhada de uma garrafa de água de 500 ml.
Às 21h30 já está tudo pronto. É quando os 13 voluntários, em média, fazem a Oração da Refeição, jantam a própria macarronada com salsicha que preparam com capricho, com direito a um toque de manjericão, e se preparam para ir às ruas efetuarem a entrega.
Antes de carregarem a pick-up da família, e às vezes mais um carro quando se faz necessário, realizam uma oração solicitando proteção de Deus e a Oração de Segurança no Trânsito.
Normalmente, vão dois voluntários na caçamba da caminhonete, geralmente os filhos Márcio e Ricardo, e dois na cabine, o próprio Prel. Wanderley e a Prela. Ilka.
“Saímos distribuindo para quem estiver com fome, indistintamente, tanto na região central de Manaus quanto na periferia”, conta a Prela. Ilka. Em geral, informa ela, eles chegam de volta, em casa, às 2h da manhã.
“Chegamos em casa cansados e felizes, com o coração repleto de gratidão, e fazemos uma resenha sobre a interação que tivemos e as frases que ouvimos, tais como ‘Deus existe’, ‘essa é primeira refeição do dia’, ‘eu sei quem é o fundador da Seicho-No-Ie, é Mestre Masaharu Taniguchi’, ‘‘vocês têm mais revistas?’”, descreve a Prela. Ilka.
Antes de sair para a entrega, uma oração é feita. Com o número crescente de moradores em situação de rua, há locais em que eles se aglomeram em gramados como o que existe em frente a um hospital. Para aqueles que estão dormindo, os voluntários observam o estado da pessoa e tomam o cuidado de, se for o caso, não despertá-lo, deixando ali, ao lado dele, o alimento que certamente será uma feliz surpresa quando acordarem. No Centro de Manaus, quando a pick-up chega, muitos sem-teto disputam as marmitas.
Encontramos todos os tipos de pessoas e não distinguimos a quem oferecer a refeição, sempre visualizando a Imagem Verdadeira de cada um. Vemos drogados, pessoas que precisam se prostituir, outras com tornozeleira eletrônica, mas nunca ninguém nos fez mal algum. Às vezes, as pessoas estão com tanta fome que nem conseguem agradecer. Outras, no entanto, agradecem muito e fazem oração antes de comer. Muitas levantam as mãos na direção do Céu e louvam a Deus, abençoando-nos na sequência. Quando as marmitas acabam, decidimos olhar só para frente até em casa, pois continuamos a passar por pessoas famintas”.
Preletora Ilka Yokoyama
Fazendo amigos, dando oportunidades, iluminando caminhos – Prestes a completar um ano sem ser interrompida por nenhuma semana sequer, através da ação foi possível inclusive fazer amigos. Um morador de rua, esposa e dois filhos, acabaram cativando o casal Yokoyama.
“Conseguimos um emprego de caseiro, em um sítio, com moradia, carteira assinada e ainda com direito a tudo o que plantam para sua subsistência”, revela a Prela. Ilka.
As amizades reservam também surpresas e formas de gratidão das mais inusitadas. Um morador de rua, artista que pinta quadros, presenteou a família com belas obras feitas com exclusividade, homenageando a Seicho-No-Ie.
“Também é muito gratificante ver várias pessoas pedindo a Revista da Seicho-No-Ie, pois relatam que percebem que alguns que realmente leem acabam conseguindo sair da rua e retomarem normalmente suas vidas”, relata a Prela. Ilka.
Famílias de marido, esposa e filhos têm conseguido deixar a situação de rua, principalmente após lerem as Revistas da Seicho-No-Ie. Algumas, contando também com a generosidade da família Yokoyama, na medida do possível, recebem oportunidades de emprego. Em retribuição ao carinho que recebem, alguns sem-teto usam de seus talentos para agradecer, como no caso do quadro feito em gratidão à Seicho-No-Ie.
O perfil dos voluntários é bastante diverso: uma professora da faculdade de medicina e estudantes; pacientes do consultório de odontologia da Prela. Ilka; amigos da Seicho-No-Ie; os queridos tios Jorge e Odete e a dona Olinda, entre outros. Alguns jamais haviam cortado uma cebola ou aberto uma lata de milho, mas realizam as tarefas com enorme satisfação e alegria, em meio a risadas e a doce sensação de dever cumprido.
Meu sonho não era reunir pessoas que apenas doassem dinheiro para que outras fizessem o trabalho filantrópico. Meu desejo era reunir empresários, doutores, e todos que quiserem colaborar, para que eles mesmos, com suas próprias mãos, cortassem a cebola e cozinhassem o macarrão com gratidão, agradecendo às pessoas que irão receber aquele alimento. E estou conseguindo realizar, pelo que sou muito grata a Deus”.
Preletora Ilka Yokoyama
Uma amiga da Prela. Ilka, proprietária da rede de restaurantes Gula Gulosa, doa grande quantidade de macarrão já cozido. A empresa RB Combustível colabora com a doação das garrafas de água. Um mercado de varejo, cujos proprietários são amigos da família, eventualmente doam salsichas. Há pessoas que fazem doação monetária via Pix. O perfil dos doadores, segundo a Prela. Ilka, é de pessoas de várias correntes religiosas, de evangélicas a católicas, e, claro, muitos da Seicho-No-Ie. A coleta de papelão doado para reciclagem, a fim de reverter em custeio para a macarronada, também é realizada pelo Prel. Wanderley, herança das amizades de quando era Comandante do Projeto Formando Cidadão, importante ação social da PM. Quando eventualmente falta algum item para completar as 300 marmitas, a família Yokoyama completa.
Em paralelo, a Família Yokoyama também realiza trabalhos filantrópicos em nome da Seicho-No-Ie, via Campanha Pró-Natal, e também a partir da participação da Regional AM-MANAUS em uma feira gastronômica realizada na capital amazonense, atualmente suspensa em razão da Pandemia. Fruto disso, repassam ajuda à Casa Vida, projeto de Irmãs Franciscanas que acolhem crianças cujos pais querem deixar as drogas. Em café da manhã oferecido aos acolhidos, a Prela. Ilka levou livros infantis da Seicho-No-Ie. Também foram doadas 10 cadeiras de rodas ao Hospital Centro de Controle de Oncologia.
Para quem desejar colaborar com a Macarronada da Família Yokoyama – Se o seu coração foi tocado com a ação promovida pela Família Yokoyama, para colaborar basta entrar em contato pelo e-mail ilkakaoru@gmail.com, ou pelo WhatsApp (92) 99142-6750.
A Prela. Ilka, ao ser perguntada sobre o que a move na busca incessante por levar alimento, esperança e renascimento às pessoas em situação de rua em Manaus, ela lembra do pai, emocionada. “Ele me dizia que tem coisas que só Deus pode pagar, e eu sempre digo: vou estar sempre em débito com Deus, pois, são tantas dádivas que recebemos. Muito obrigada”.
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.