O Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) acolhe bebês e adolescentes com doenças crônicas e raras, onde muitos ficam em tratamento durante anos, sendo que as mães, tanto quanto seus filhos, necessitam de apoio e acolhimento.
Para quem não viveu ou não conhece de perto alguém que passou por essa experiência, é provavelmente inimaginável a rotina de uma mãe que cuida de seu filho internado em um hospital durante semanas, meses e até anos.
Contudo, lendo esse artigo, ao fazer esse breve exercício de empatia, você pode começar a ter uma noção do que representou mais uma ação de solidariedade da Regional RJ-CATETE, que desde 2010 realiza campanhas para doar itens de primeira necessidade, principalmente enxovais para bebês, para famílias e comunidades carentes.
Entretanto, esse ano, em maio, a ideia foi acolher as mães no mês delas, em um ato de amor de magnitude ímpar, repleto de significados.
Sob os cuidados da Coordenadora de Filantropia da Regional, Divulgadora Elaine Cristina de Oliveira Santos, lideranças e adeptos colaboraram na montagem de 33 Kits-beleza para mamães que praticamente residem no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), como acompanhantes dos filhos portadores de doenças crônicas e raras, muitas vezes numa jornada que já perdura há dois, cinco ou até oito anos.
“São mulheres que literalmente ‘moram’ ao lado do leito de seus filhos, vendo-os crescerem ali, numa interminável rotina de dedicação que exige entrega, amor e muita resistência”, explicou a Divulgadora Elaine, que também é responsável pelo Departamento de Revistas Sagradas e pelo Domingo da Seicho-No-Ie da Regional RJ-CATETE.
Lideranças e adeptos da Regional RJ-CATETE arrecadaram itens para montar os Kits-beleza, perfazendo um total de 33. Foram beneficiadas mães que, por força do longevo tratamento dos filhos, chegam a praticamente residir no hospital do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) por anos a fio.
Cosméticos de primeiríssima necessidade – Para essas mães que atravessam um verdadeiro “deserto”, receberem um olhar que as reconhece em sua dimensão não apenas materna, mas integral como mulheres, faz toda a diferença.
O fato de receberem esmalte, brincos e lixa para fazer as unhas, configura-se para além da doação de mera perfumaria ou simples acessórios de beleza.
Tais itens auxiliam no resgate de sua autoestima e, consequentemente, na renovação da força necessária para seguirem em frente.
Dessa forma, por si só, o kit formado por pente, escova de dente, creme dental, toalha, sabonete, algodão, acetona e absorvente, além do esmalte, dos brincos e da lixa, alçam naturalmente ao status de produtos de primeira necessidade, na superior acepção que essa expressão possa encerrar.
O sorriso das mães beneficiadas, com a Revista Mulher Feliz nas mãos, é de um alívio que alça itens como esmalte, brincos e lixa de unha a produtos de primeira necessidade, a considerar que sua autoestima é revigorada e ajuda na luta diária em busca da recuperação dos filhos, muitos deles internados há mais de cinco anos no hospital, que trata doenças crônicas e raras em bebês e adolescentes.
Tradição de solidariedade e divulgação do Ensinamento – Cabe destacar que cada Kit-beleza doado às mães que estão com seus filhos internados no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), foi acompanhado de um exemplar da Revista Mulher Feliz e da Oração para Abençoar o Filho.
O consistente e longevo trabalho filantrópico, acompanhado da divulgação do Ensinamento Homem-Filho-de-Deus, atualmente está a encargo da Supervisora Administrativa Doutrinária da Regional RJ-CATETE, Preletora em Grau Aspirante Marinalva Barbosa da Silva, e da Presidente da Federação das Associações Pomba Branca, Divulgadora Sandra Maria de Almeida Brandão, além da própria Divulgadora Elaine Cristina de Oliveira Santos, que nunca deixa de registrar sua emoção ao realizar as campanhas.
“O sorriso que recebemos das mães, no ato da entrega dos kits realizado no dia 5 de maio, foi de um valor incalculável, que calou fundo na alma da gente”, concluiu a Coordenadora de Filantropia.
Envie o registro de ações da sua Regional Doutrinária – Vale lembrar que as Regionais Doutrinárias da Seicho-No-Ie que nos enviarem relatório, informações e registro fotográfico de suas ações, e que não são poucas Brasil afora, poderão aparecer neste espaço do nosso Portal.
Ele é reservado para divulgarmos exemplos como o de RJ-CATETE que, além de receberem reconhecimento oficial e divulgação para o país inteiro, servem de inspiração para um grande número de lideranças e adeptos que podem estar apenas esperando um incentivo como esse para colocarem em prática o amor que possuem em forma potencial.
Se você leu este artigo até aqui, por que não pensar que essa pessoa pode ser você, e que a Regional a dar o exemplo pode ser a sua?
O relatório, bem como fotos e outros itens e informações, podem ser enviados para o e-mail socialefilantropia@sni.org.br.
Muito obrigado.