Casa de Repouso da Grande Harmonia Promove Cursos de Capacitação Para Seus Colaboradores

Capa Casa de Repouso da Grande Harmonia Promove Cursos de Capacitação Para Seus Colaboradores No primeiro semestre de 2022 foram realizados dois treinamentos, efetuados gratuitamente por parceiros da instituição.

No primeiro semestre de 2022 foram realizados dois treinamentos, efetuados gratuitamente por parceiros da instituição.

Um sonho de longa data começou a ser realizado em 2022 na Casa de Repouso da Grande Harmonia: a realização de treinamentos e palestras motivacionais para aperfeiçoamento dos 20 colaboradores da instituição.

No dia 4 de março foi realizado treinamento gratuito para as funcionárias que atuam na cozinha, na lavanderia e na limpeza. Já no último dia 7 de junho foi a vez de uma palestra sobre Primeiros Socorros e Saúde Física e Mental no ambiente de trabalho.

Para a supervisora administrativa Regina Célia Fernandes, proporcionar tais treinamentos é fundamental para a constante qualificação do atendimento oferecido pela Casa de Repouso.

“Além do aspecto motivacional, e de prezar pela qualidade de vida do colaborador, nesses eventos trabalhamos a conscientização no manuseio, custos e utilização adequada dos produtos”, explica a supervisora.

Qualificação in loco e na prática: Empresa fornecedora de produtos de limpeza enviou gratuitamente um técnico para treinar as funcionárias.

Casa de Repouso no contexto das instituições similares da cidade de Ibiúna/SP – Conforme a supervisora Regina Célia, que é membro do Conselho Municipal do Idoso da cidade de Ibiúna/SP, a Casa de Repouso da Grande Harmonia é tida como referência em toda a região.

Nos itens atendimento, limpeza, cuidados com residentes, transparência em prestação de contas administrativas, entre outros itens avaliados, a instituição é vista como exemplo por todos os gestores de centros similares voltados para idosos.

É justamente a função da supervisora dentro do Conselho que permite a ela obter informações e contatos privilegiados com organizações que realizam treinamento especializado de forma gratuita.

“Devido a situação financeira atual, não teríamos como custear treinamentos pagos, mas graças à participação no Conselho conseguimos trazer palestras como a realizada neste mês de junho”, coloca Regina Célia.

Treinamento e motivação – No dia 7 de junho, durante uma hora e meia o Técnico de Segurança do Trabalho Leonardo Santana Viana, da empresa Saber é Saúde Palestras, passou instruções de Primeiros Socorros, e também práticas e dicas de como cada colaborador pode manter a sua saúde física e mental, na rotina de trabalho.

“Recebemos muitos feedbacks dos colaboradores agradecendo”, informa Regina Célia, que salienta: “Mais até do que questões ligadas aos ganhos salariais, o fator motivação tem importância fundamental para a qualidade do serviço prestado, principalmente pelas profissionais de saúde da Casa de Repouso, que atuam em regime de 12 por 36 horas, numa rotina bastante intensa”, revela a supervisora, que também é formada em Recursos Humanos.

Durante uma hora e meia, dentro da palestra sobre Primeiros Socorros também foram passadas dicas de como manter a saúde física e mental na rotina diária de trabalho.

Parceria com empresa fornecedora de produtos de limpeza rende treinamento sem custo – No dia 4 de março um instrutor da ECO-X Produtos Profissionais para Higiene e Limpeza, fornecedora de produtos para lavar roupas e desinfecção em geral, ministrou um treinamento prático à equipe que atua nas funções nas quais são usados os tens adquiridos dessa empresa.

Das 9h às 10h30, foram passados conhecimentos teóricos aplicados simultaneamente ao exercício prático na execução dos trabalhos de limpeza, na cozinha e na lavanderia.

Objetivo é promover mais treinamentos e palestras – A intenção é que oportunidades como essa se tornem constantes, ao menos semestralmente, conforme informa Regina Célia, que salienta que tais treinamentos devem ser acompanhados pela atenção plena ao colaborador.

“Ficou no passado o mito de que a pessoa deve deixar os seus problemas de casa fora do ambiente de trabalho, como se fosse possível ela se separar de quem ela é durante o expediente”, afirma Regina Célia, que conclui: “Minha intenção é dar continuidade a esses treinamentos porque a qualidade de vida global do colaborador interfere diretamente na qualidade do serviço que ele presta”, observou a supervisora, que promete seguir se esforçando em fazer mais parcerias sem custo para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores da Casa de Repouso da Grande Harmonia.

Qualificação in loco e na prática: Empresa fornecedora de produtos de limpeza enviou gratuitamente um técnico para treinar as funcionárias.

Campanha permanente de doações para a Casa de Repouso continua vigendo – O Presidente da diretoria da instituição, Preletor Antonio Shotaro Ishida Oshima, lembra que estão sendo necessárias doações, seja em itens ou em espécie.

“Qualquer que seja a quantia, a pessoa recebe a infinita gratidão, não apenas minha, mas de todo o Movimento e de Deus”, enfatiza o Prel. Oshima, que conclui: “As doações esporádicas são fundamentais, mas gostaria de fazer um chamado especial a todos que tomarem contato com esta publicação, para que pensem na possibilidade de se inscreverem como mantenedores, pois essa modalidade será ainda mais vital para a manutenção da Casa de Repouso nesses pós auge da pandemia, muito obrigado”.

Aprendendo com a mão na massa: registro captado pela câmera de segurança da cozinha, durante o treinamento ministrado pela ECO-X.

Quem quiser ajudar de alguma forma, ou mesmo se inscrever como Mantenedor, entrar em contato direto com a Preletora Rosane dos Santos Pires pelo Whatsapp (11) 99218-7600, ou acesse pelo botão ao lado.

Você pode também enviar sua doação via PIX, pela chave CNPJ: 05.035.828/0001-07.

Por gentileza, ao efetuar sua doação enviar comprovante para o e-mail socialefilantropia@sni.org.br, para efeitos de controle. Muito obrigado.

Compartilhe esta página!

Débora Kubo

Preletora em Grau Sênior

Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.

Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.

Viviane Tenório de Macêdo Hara

Preletora da Sede Internacional 

Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.

Daniela Cristina Seghessi

Preletora da Sede Internacional 

Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.

Juliana Oshima

Preletora em Grau Júnior

Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.

Genaina Nunes

Preletora em Grau Júnior

Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.

Marisa Baptista da Silva Negrão

Preletora em Grau Júnior

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.

Andrea de Ávila

Preletora em Grau Sênior

Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.

Iara Regina Colombo

Preletora em Grau Sênior

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS  (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.

Patrícia Helena Arine

Preletora em Grau Sênior

Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Preletora em Grau Sênior

Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.

Daniele dos Santos Souza Onodera

Preletora em Grau Sênior

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.

Silvana Cassimiro
de Souza

Preletora da Sede Internacional 

Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.

Lílian Súzi Baffi Norimatsu

Preletora da Sede Internacional 

Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.

Marie Murakami

Preletora da Sede Internacional 

Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.

Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.