6º CONGRESSO
LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO DA VIDA 2023

Olá. Reverência! Muito obrigada!

Tive a grata satisfação de participar de todas as edições do Congresso Latino-americano de Educação da Vida da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. A 6º edição cumpriu com esplendor seu objetivo de ser referência do setor educacional brasileiro ao exibir projetos que são as novas propostas pedagógicas com base na prática da Pedagogia da Seicho-No-Ie; fui envolvida pela emoção, educação e espiritualidade em todas as atividades que ocorreram em três dias.

Ouvir e prestigiar os alunos do CEEV – Ciclo de Estudos da Educação da Vida – de vários estados do Brasil narrarem suas histórias de vida através do Memorial de Formação… foram momentos emocionantes de reflexão. Os projetos de pesquisa expostos foram fontes de inspiração e pudemos confirmar que é possível aplicar a Educação da Vida em ambientes diferentes, superando os objetivos.

As palestras proferidas por renomados preletores semearam em mim o conhecimento doutrinário, necessário para que eu possa aplicar a Educação da Vida e cumprir minha missão de educadora com esperança e ânimo. Sim, sou uma profissional e pessoa de sucesso, útil à sociedade. Os temas foram atuais e conectados com a Base Nacional Comum Curricular. Emoção e aprendizagem!

Rodas de conversa entre os alunos do CEEV, momentos de compartilhar experiências e práticas vividas na escrita do Memorial e aplicação do Projeto em Educação da Vida foram diálogos com conteúdos edificantes. As oficinas pedagógicas ocorreram num clima de harmonia; foram divertidas e marcantes.

E o 6º Congresso foi além da imaginação! Agradou a todos, pois ocorreu de forma presencial e online, contemplando quem não pôde participar presencialmente na Sede Central; enfim, todos puderam participar com a mesma alegria, emoção e entusiasmo. Rever os amigos foi surpreendente.

A plataforma virtual proporcionou saborear o Congresso posteriormente, assistindo com atenção cada atividade apresentada e prestigiando cada autor e oficineiro que tiveram seus trabalhos expostos em vídeos gravados.

Ah, eu tive a oportunidade de apresentar meu Memorial de Formação, emoção pura. Valeu participar do 6º Congresso, dias recheados de emoção, educação e espiritualidade. Gratidão!

Preletora em Grau Júnior, Regina Lúcia de Lima Silvério.

Para entrar em contato conosco, envie uma mensagem para o WhatsApp da Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL: