Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

José Adalton de Oliveira

sni mensagens dos presidentes adalton e1605800758397 Como cultivar bons pensamentos, criar um futuro melhor e ter forças para seguir em frente José Adalton de Oliveira

Como cultivar bons pensamentos, criar um futuro melhor e ter forças para seguir em frente

Reverências, muito obrigado.

Estimado leitor e navegante do nosso Portal, hoje vamos falar de como aplicar a doutrina da Seicho-No-Ie, na prática, para que surjam efeitos imediatos.

Neste momento em que ainda os impactos da pandemia se assolam sobre a sociedade, muitas pessoas estão pessimistas, não veem perspectiva e se sentem enfraquecidas.

Por isso, vamos tocar em três pontos nos quais o Ensinamento da Seicho-No-Ie dá dicas preciosas e de resultado quase instantâneo: manter bons pensamentos, projetar um futuro melhor e se fortalecer, mesmo diante de grandes dificuldades.

Como afastar maus pensamentos? – Por que pensamos em coisas negativas? Em última análise é porque cremos que somos o corpo carnal, que está suscetível a dor, pobreza e morte. No entanto, não somos uma forma biológica. Esta é apenas o nosso invólucro.

Os maus pensamentos e as más situações que deles surgem, bem como tudo aquilo que vemos ao nosso redor, é projeção mental. Não possuem substância. “Tudo é Espírito, tudo é Mente; nada há que seja feito de matéria”, ensina a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade.

O que não existe não têm poder de nos abalar, a não ser que permitamos. Ensina o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi em A Verdade da Vida volume 39 (p. 157): “O homem é a própria Sagrada Ideia que desceu do alto. O que parece corpo carnal é a atmosfera que envolve essa Sagrada Ideia (Vida)”.

Para afastar maus pensamentos, não lute contra eles. Apenas visualize o seu corpo verdadeiro, que é o seu Eu divino, perfeito e maravilhoso criado pelo Espírito e pela Mente de Deus.

Como criar bom futuro a partir de uma situação adversa? – Aprendemos, na Seicho-No-Ie, que o que os olhos veem agora já é passado, fruto de pensamentos de outrora. Da mesma forma, o que vem pela frente pertence ao que é real em nosso coração, no agora.

Muitas pessoas se desanimam porque obtiveram maus resultados. Não percebem que a verdadeira perda não foi a “derrota”, mas ter perdido o ânimo. Se estão desanimadas, param de criar.

Sem atenderem ao ímpeto criativo, que vem do âmago, sentem-se mais frustradas porque essa não é sua natureza divina. Ao não se esforçarem com energia, acabam perdendo o viço e o contato com Deus.

Ensina o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi em A Verdade da Vida, volume 7 (p. 83): “Deus é o Ser total. Assim sendo, Ele manifesta a Sua força infinita somente às pessoas que manifestam o espírito de dedicação total”.

Se deseja criar bom futuro a partir de uma situação adversa, comece, agora mesmo, exatamente onde está, a agir com energia, dedicando-se com a totalidade de si até às mínimas tarefas. Isso fará com que você se sintonize com Deus e algo novo e bom aconteça.

Onde encontrar forças para seguir em frente? – Muitas pessoas acham que já deram tudo e, como se diz popularmente, “se entregam”. Passam a se sentir obscuras e não-merecedoras. Ligam o modo “levar a vida por levar”. Já não desejam mais tanta coisa, pois julgam que já perderam muito.

Assim, mesmo aparentando boa pose perante a sociedade, acabam criando uma atmosfera de mendicância mental. Vivem de “sugar” o brilho dos outros, ora sentindo-se vítimas, ora injustiçadas, e assim por diante. No entanto, acredite, nem toda luz que alguém lhe der o iluminará se você não aceitar brilhar.

Para voltar a ter luz própria é preciso uma atitude mental renovada que se resume, essencialmente, em espírito de doação. Felicidade vem de doá-la, o caminho está nos passos, é reverenciando que nos elevamos. Não se feche, não pare de avançar decididamente, seja humilde para começar de novo exatamente do ponto onde está!

É preciso dominar o tempo com toda a força e não manter o sentimento de “espera” indefinidamente até que algo aconteça de bom por si mesmo. Mova-se mentalmente agora! Fugir é que o aprisiona, o “depois” é sempre nunca e este instante é tudo o que você realmente tem.

Mas se não encontra forças, de jeito nenhum, para seguir avante, sugiro que faça o que o Professor Keiyo Kanuma ensina no livro Educação do Renascimento (p. 132). Ele explica que, purificando tudo com a concreta força da gratidão – e com muita oração, tudo se faz possível. Então comece por agradecer. Repita: “muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado!”. E aprenda a realizar fervorosamente a Meditação Shinsokan. É, sem dúvida, um excelente começo para estabelecer uma grande virada em sua vida. Amigos internautas, esperançar é verbo e não um estado de espera.

Uma última dica importante: vá até a nossa Loja Virtual clicando AQUI. Lá você escolhe o livro e o tema mais adequado para apontar caminhos para a situação que você esteja passando. Mude a sua mente neste instante e, agora mesmo, tudo começa a mudar para melhor.

Novas reverências, muito obrigado.

Mensagens

Mensagens anteriores

CH Portal Como cultivar bons pensamentos, criar um futuro melhor e ter forças para seguir em frente José Adalton de Oliveira

Mensagem Janeiro-Fevereiro

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Em 2024, aproveitemos os caminhos que a Seicho-No-Ie

Destaque Portal Presidentes Prancheta 1 Como cultivar bons pensamentos, criar um futuro melhor e ter forças para seguir em frente José Adalton de Oliveira

Feliz Ano Novo!

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,

Mensagem Adalton de Oliveira Janeiro 2022

Feliz Ano Novo!!

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,

Mensagem Adalton de Oliveira Novembro 2021

O Poder da Palavra

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira O Poder da Palavra Reverências, muito obrigado. Olá,