Relatos

Arcelina Emilia Braga de Oliveira

Imagine uma preletora que acordou num dia normal: A família saiu para trabalhar, ela arrumou a casa e foi para uma reunião na regional. Imagine que no final deste mesmo dia não havia mais casa, não havia móveis, roupas, utensílios… Tudo havia virado cinza.
Essa é a comovente história da preletora Arcelina, da Regional RS-NOVO HAMBURGO. Conheça a partir de agora:
Meu nome é Arcelina Emilia Braga de Oliveira. Sou Preletora da Seicho-No-Ie e estou atualmente como Presidente da Associação dos Jovens da Regional RS-Novo Hamburgo. Sou casada há 21 anos com Carlos Augusto de Oliveira e temos um filho de 20 anos, Cássio Braga de Oliveira.
Na tarde do dia 25 de setembro de 2013, aproximadamente às 15 horas, fui até a regional para uma reunião com a supervisora administrativa doutrinária. Como a reunião iniciaria às 17 horas, tive tempo para ver questões pertinentes a Associação dos Jovens Regional.
Começamos a reunião e abri o notebook para mostrar o programa de uma das atividades do Departamento Feminino. Neste momento alguém me chamou através da minha página na rede social. Pedi desculpas para a supervisora e digitei para a pessoa “Oi querida, agora eu não posso falar. Mais tarde te chamo”. Mas ela, mais que rapidamente, me responde “Celina… liga para a tua casa agora porque desceram aqui na rua dois caminhões de bombeiros e estão falando que a tua casa pegou fogo”.
Pensei: Meu Deus! Kannon!
Liguei para o meu marido, que já atendeu me respondendo “Arce, tu já sabe… estou aqui na frente da regional para te pegar…”.

Fechei o notebook e disse para supervisora: “Olha, eu tenho que ir embora porque aconteceu alguma coisa lá em casa e tenho que dar uma olhada”. Chamei mentalmente pelos meus antepassados, por Kannon e disse mentalmente: “Vão à frente, que eu já estou indo…”.
Quando cheguei lá, minha mãe estava desesperada (o terreno da minha mãe e minhas tias é bem próximo ao meu). Disse a ela: “Não chora mãe. Está todo mundo bem, e vai ficar tudo bem… agora eu vou ver o que aconteceu”.
Ao chegar à minha casa… Ela já não existia. Nem fumaça havia mais. Era apenas o terreno… E cinzas! Pensei: “Foi assim que o Mestre Masaharu Taniguchi deve ter se sentido quando ele perdeu tudo no terremoto”. Mas ainda assim, acredito que saí no lucro, porque meu cachorro estava dentro de casa (que estava trancada) e ninguém sabe como, mas ele saiu de lá totalmente ileso.
A todo o momento eu recitava mentalmente a Oração do dia 3 que está na Sutra em 30 capítulos para leitura diária e fazia a mentalização para captar a admirável sabedoria de Kannon, ininterruptamente!

Naquela noite, ficamos na casa de minha tia. Em pouco mais de uma hora chegou a namorada do meu filho. Ela se desesperou, porque o quadro era horrível: queimou tudo, só ficamos com as roupas do corpo. Eu disse a ela que ficaria tudo bem. Ela me abraçou e saiu, dizendo que voltaria em seguida.
Sem que eu soubesse ela postou na sua página em uma rede social: “Por favor, ajude a família de meu namorado” e explicou o ocorrido. Logo em seguida, chegaram à minha casa uma presidente de Associação Local dos jovens e também um preletor da Regional, e me perguntaram o que havia acontecido. Eu não tive nenhuma reação (risos). O preletor olhou bem nos meus olhos e disse que se naquele momento eu saísse da “Vertical”, ele iria rasgar meu diploma! Ou seja, era o momento que exigia estar com a minha mente totalmente voltada para a Imagem Verdadeira e não me permitir ser “engolida” pelo fenômeno.
Naquele momento, os amigos iniciaram uma grande campanha de doações pelo Facebook, e em menos de 48 horas eu e minha família já estávamos morando em outra cidade, com todos os móveis dentro da casa, com roupas… Para ter uma noção da provisão infinita, ganhei oito ferros de passar, muitos cobertores, roupas para toda a família, móveis e utensílios. Mas o que mais ganhamos foi o amor de todos.
Agora estamos rumo à reconstrução.

– Preletora Arcelina, se algum preletor estiver passando por alguma dificuldade no momento em que lê a sua experiência, qual a mensagem de fé você deixaria?
– Caso algum colega preletor esteja passando por uma situação difícil, digo o seguinte:

Colegas preletores, no livro A Verdade, vol.8, na página 137, o Mestre ensina:
“Mesmo que no mundo dos fenômenos surja o pior dos males, tal imperfeição não existe na Imagem Verdadeira. Você deve ter fé e mentalizar que Deus já o está suprindo de todas as coisas perfeitas, e manter o sentimento de gratidão e louvor por esse fato”. Ou seja: Mesmo que sua casa pegue fogo e que você fique apenas com as roupas do corpo… NÃO SAIA DA VERTICAL! O que existe é somente Deus e o que vem de Deus. O homem é filho de Deus, herdeiro de todas as coisas belas e harmoniosas que existe, e se por acaso surgir alguma coisa que não seja boa, harmoniosa, volte imediatamente a sua mente para a Imagem Verdadeira! Nós temos capacidade infinita e precisamos usá-la! Desejamos a todos muita alegria, sucesso e felicidades!
Quero agradecer a Deus, aos meus antepassados, meus pais, meus tios, minha regional e a todos os seus integrantes, mas principalmente a todos os meus amigos, irmãos, que estiveram conosco neste momento de grande aprimoramento espiritual, somos eternamente gratos! Agradecemos também a todos os integrantes da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e a Comissão Executiva Central.
Muito obrigada!