Relatos

Anete Gonçalves dos Santos

“Pais, não desistam de seus filhos!”
Anete fazia um “kit” de orações para que o filho abandonasse a rebeldia, até que uma preletora a orientou: basta uma Forma Humana feita com fé e tudo se resolve!
Quem olha aquele jovem tocando na “Banda Balanseicho”, nem imagina que o compasso harmônico do percussionista talentoso outrora dava o tom da rebeldia de um menino que vivia sendo expulso das escolas, num quadro de indisciplina considerado grave.
Tiago Lázaro Gonçalves dos Santos de Souza é hoje aluno da Escola de Engenharia Eletro Mecânica da Bahia, faz aula de percussão na Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e foi aprovado no Módulo I, dos Estudos da Seicho-No-Ie. “O meu filho hoje tem um comportamento de filho de Deus e se relaciona bem com todos ao redor”, declara, aliviada, Anete Gonçalves dos Santos, adepta da Seicho-No-Ie desde 2005.
“Praticava o Ensinamento só de vez em quando, e nada resolvia” – Reconhecer, com coragem, onde estava sua falha, foi determinante para que Anete de fato transcendesse o “olhar” que só reconhecia o aspecto fenomênico no filho. “Eu assistia às palestras e pedia orientação pessoal. A situação melhorava um pouco, mas logo o Tiago era novamente convidado a se retirar da escola”, conta Anete, que reconhece que, à época, praticava o Ensinamento “só de vez em quando”.
A inconsolável “Dona Benta” do Sítio do Pica Pau – A vida de Anete era chorar. Como já havia perdido um filho, que retornara precocemente ao mundo espiritual, sua dor estava “explicada” aos olhos de todos. “Vivia chorando e as pessoas achavam que era pelo meu filho falecido. Mas não era. Eu chorava por Tiago, que estava ‘adormecido’”, confessa Anete, que lembra ter sido comparada, por uma amiga, à personagem Dona Benta do Sítio do Pica Pau Amarelo. “Eu estava envelhecendo rapidamente, de tanta tristeza e preocupação”, lembra.
A decisão de praticar de Verdade – A essa altura, Anete já havia buscado ajuda em psicólogo e psiquiatra, e nada. “Por essa razão, no ano de 2012, resolvi praticar de verdade o ensinamento da Seicho-No-Ie”, revela. Ela ingressou no Ciclo de Estudos da Prosperidade e resolveu pedir mais uma Orientação Pessoal. Já havia consultado inúmeros preletores, mas desta vez, sua postura era outra. “A preletora Tânia Suely, da Regional BA-Pituba, perguntou-me se fazia Forma Humana para o Tiago, no que respondi que sim, várias e com diversos pedidos, eu fazia um verdadeiro ‘kit’”, coloca.
“Você faz tudo e não faz nada!” – Foi o que disse a preletora à Anete, olhando bem no fundo dos olhos. “Do que adianta, se não acredita?”, indagou-me a preletora, que completou: “faça uma, e acredite!”, rememora Anete, que teve ali um profundo despertar: “Aquelas palavras me fizeram acreditar verdadeiramente que, antes de ser meu filho, o Tiago é filho de Deus”. Comovida, Anete preencheu a Forma Humana (Oração para Cura Divina) com o pedido número 06 (Êxito nos Estudos). “Naquele momento, acreditei firmemente que no seu interior vive a Vida de Deus”.
A transformação – Aos poucos, Anete percebeu que o comportamento de Tiago foi se modificando e melhorando a cada dia. “Pais que por acaso passam pelo mesmo que passei, não desistam de seus filhos! Façam a Forma Humana com fé!”, declara Anete, que é só gratidão à sua amiga Jerônima Alves, que a trouxe para a Seicho-No-Ie, a todos os preletores, em especial às preletoras Lindalva, Tânia Sueli e Magnólia Portugal, e claro, cita com carinho as responsáveis pela “Banda Balanseicho”, Ana Márcia e Prelª Rita.