IS014001 BANNER scaled ISO14001 Você sabia que a Seicho-No-Ie é a primeira e única entidade e organização religiosa no Brasil a ser contemplada pela Certificação da ISO 14001?

Meio Ambiente e a Seicho-No-Ie:

Você sabia que a Seicho-No-Ie é a primeira e única entidade e organização religiosa no Brasil a ser contemplada pela Certificação da ISO 14001?

Para nós da SEICHO-NO-IE DO BRASIL é motivo de muita honra, alegria e gratidão, termos esta chancela da ISO, uma organização mundial e que promove a certificação de muitas Instituições e empresas por todo o mundo.

E este ano de 2022, pela quarta vez em 12 anos, após a Certificação ISSO 14001:2004 obtida em 23 de dezembro de 2009, a entidade cumpriu os requisitos exigidos em seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), criado ainda em 2008 e em constante aperfeiçoamento.

Por isso, a Seicho-No-Ie, desde a sua fundação, em 1930, vem difundindo o modus vivendi segundo o qual a postura principal é a reverência à Vida, em todas as suas manifestações.

Atualmente, a questão ambiental vem ganhando vulto no cenário mundial, pela necessidade de se reverter as consequências desastrosas geradas pelas ações humanas destituídas de reverência à Vida.

Deste modo, a época exige que nos tornemos capazes, enquanto civilização, de promover o progresso, ao mesmo tempo que se preserva o meio ambiente.

O que é a ISO 14001?

A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. A implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.

(Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/iso-14001-2/)

Sobre a Recertificação da Seicho-No-Ie:

Por Fábio Dummer Camargo

A recertificação da Sede Central, Subsede e Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna/SP foi expedida na forma do Certificado ISSO 14001:2015, datado de 22 de dezembro de 2021. Em linhas gerais, a base do reiterado sucesso da renovação trienal (2012, 2015, 2018 e 2021) se deve à Política Ambiental definida pela alta administração da SNI/BR. O objetivo é promover a melhoria contínua do sistema, a prevenção da poluição nas atividades das sedes certificadas e o compartilhamento dos processos com todos os colaboradores, prestadores de serviço, adeptos e visitantes.

Política Ambiental:

  • Manter um Sistema de Gestão Ambiental, para assegurar o atendimento aos requisitos legais e a outros requisitos, em suas atividades de divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie;
  • Promover a utilização otimizada de recursos energéticos;
  • Gerenciar os resíduos emanados de suas atividades, minimizando a sua geração e otimizando a reciclagem dos mesmos;
  • Buscar a melhoria contínua do desempenho ambiental em suas atividades, para a prevenção da poluição, aplicando tecnologia economicamente viável;

Promover a conscientização e o envolvimento dos seus empregados, contratados, subcontratados e dos adeptos que trabalham ou frequentam suas instalações, para que atuem de forma ambientalmente correta.

Desempenho ambiental:

Como forma de praticar nossa Política Ambiental e também estarmos em consonância com as Diretrizes e regras da ISO 140001, gostaríamos de compartilhar com vocês nosso resultado de Desempenho Ambiental dos últimos anos.

 É uma tabela comparativa de Consumo e Descarte com as informações da Sede Central, Sub Sede e Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP referente aos anos de 2019, 2020 e 2021. Confiram abaixo.

Atividades que o Meio Ambiente:

Por Fábio Dummer Camargo

Um exemplo e uma iniciativa da SEICHO-NO-IE DO BRASIL é a Semana da Paz e do Meio Ambiente, que tem como propósito conscientizar a população e os adeptos sobre “o que é a verdadeira paz” e “o respeito à pátria”, com base no Ensinamento da Seicho-No-Ie. A partir desse eixo central, as atividades visam conscientizar sobre a preservação e manutenção do meio ambiente. Nas visitas a entidades filantrópicas são doados itens básicos como alimentos e agasalhos, ocasião em que são homenageadas pelos serviços prestados. Logo nas primeiras edições, participaram cerca de 40 mil pessoas em 1.300 localidades brasileiras, simultaneamente. Somente no ano de 2009, foram 450 Núcleos envolvidos e 300 mil Revistas Sagradas da Seicho-No-Ie distribuídas. Nas edições mais recentes, com exceção dos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da COVID-19, o evento tem sido realizado no início de junho, próximo à data do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 05 de junho.

Construção da Base da Nova Civilização e os Clubes da Seicho-No-Ie:

– Com o estabelecimento da construção da base da Nova Civilização, a Seicho-No-Ie tem difundido um estilo de vida de baixa emissão de carbono. Para tanto, temos o Sistema Baseado em Projetos, constituído pelos três Clubes da Seicho-No-Ie: de Horta Orgânica, de Bicicleta e de Artesanato. Ao assimilar de forma lúdica essas três práticas, a Semana da Paz e do Meio Ambiente cumpre importante papel no avanço da conscientização de que Deus, Natureza e Seres Humanos são originariamente unos. Uma porta de entrada – Ao longo do tempo, a Semana da Paz e do Meio Ambiente tem funcionado como uma grande porta de entrada para a Seicho-No-Ie. Por seu turno, aqueles que já frequentam e atuam em seus quadros organizacionais têm a oportunidade de conhecer e praticar com mais profundidade o Ensinamento.

Compartilhe esta página!