Mensagem Janeiro e Fevereiro
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Inspiração e crescimento: novos horizontes de luz e
José Adalton de Oliveira
Estimado(a) Internauta,
Minhas reverências!
É muito comum as pessoas dizerem que “nascemos neste mundo com uma missão de vida e que temos que encontrar esta missão. Que todos nós temos um propósito de vida ou ainda que devemos fazer algo que seja útil a grande número de pessoas”.
Estas palavras soam de formas diferentes de acordo com a idade de cada pessoa. Acredito que a primeira vez que ouvi algo semelhante foi na minha adolescência. Confesso que na época não compreendi o que a pessoa estava querendo me dizer, pois parecia que ela queria me “vender” uma ideia ou uma crença. À medida que fui compreendendo as pessoas e o mundo estas palavras passaram a fazer sentido para mim, mesmo sem saber ao certo que caminho eu devia seguir.
A adolescência e a juventude são fases de nossas vidas que “tudo ferve nas nossas cabeças”, e parece que ninguém entende o que pensamos.
Mas tive a felicidade de conhecer os ensinamentos da Seicho-No-Ie com dezenove anos de idade, e logo em seguida comecei ler os livros: O Livro dos Jovens, Leve Avante sua Vida e Dinamize sua Capacidade – todos eles de autoria do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi. Estes livros são indicados para “jovens” de todas as idades, e você pode adquiri-los através da nossa livraria virtual. Pode ainda presentear um jovem e transformar a vida dele (clique aqui e confira nossa literatura na Livraria Virtual da Seicho-No-Ie).
Através da leitura destes livros compreendi que nascemos aqui para oferecer a nossa contribuição ao mundo, que tudo começa através da nossa capacidade de sonhar, que o pensamento é a força motriz da vida, e que o verdadeiro valor desta vida é definido pela quantidade de benefícios que oferecemos ao próximo. Mas também, que tudo começa pela ação. Agir no local em que estamos neste momento é o caminho do sucesso. Você pode começar com algo pequeno, mas com um ideal grandioso na sua mente!
A partir daquele momento adotei uma nova visão de mundo e decidi que eu seria feliz nos mais variados aspectos da minha vida, pois havia compreendido que todo ser humano deseja ser útil, ser reconhecido, ser elogiado, ser amado e ser livre.
Peço que pare um pouco de ler agora e faça o seguinte exercício mental:
– Pergunte a si mesmo as frases que seguem abaixo e fique uns 30 segundos observando as respostas que virão do seu subconsciente ou do recôndito da sua alma. Então pergunte para si mesmo:
“Eu gosto de ser livre?” – Feche os olhos e fique uns 30 segundos observando o que se passa dentro de você.
Novamente pergunte:
“Eu gosto de ser amado(a)?” – Feche os olhos e repita o processo de ficar 30 segundos de olhos fechados e observe o que se passa no seu íntimo.
“Eu gosto ser elogiado(a)?” – Repita o processo…
“Eu gosto de reconhecido(a)?” – Repita o processo…
“Eu gosto de ser útil?” – Repita o processo…
Você pode ainda fazer as perguntas e escrever as respostas que vêm do seu interior em um diário ou em um caderno, de tal modo que possa observar os registros com o passar do tempo.
Todo ser humano tem estes cinco desejos em maior ou menor grau em cada um deles. É normal desejarmos um elogio, o reconhecimento, o amor das outras pessoas e a liberdade. Todavia, estes desejos são aqueles que afagam o nosso ser, mas se tratam de algo que desejamos muito que os outros nos façam. A Lei da Vida é “Dá e receberás”. Existe um desejo que só é satisfeito quando oferecemos ao outro: é o verbo “dar” ou a ação de oferecer, contribuir, que se refere ao desejo de ser útil.
Se desejamos encontrar o nosso verdadeiro propósito de vida temos que pensar em como “fazer algo que possa deixar este mundo melhor”. Em seguida, devemos agir para a concretização deste algo, no ponto em que nos encontramos agora. Não temos que esperar chegar “amanhã”, tem que ser hoje! Isto significa ser útil.
Muitas pessoas desejam a riqueza e outras, hoje em dia, ensinam como ser milionário. Aprofundar em estudos sobre a circulação e o funcionamento da riqueza é algo importante, mas não podemos incorrer no erro de sedimentar a nossa crença na matéria. Qualquer riqueza material conquistada neste mundo permanecerá neste mundo no dia em que daqui partirmos para outro plano.
Observe que os ensinamentos da Seicho-No-Ie dizem: “a matéria não existe”. No livro A Verdade da Vida, v. 8, à pág. 143, 17ª imp. revisada, encontramos o seguinte: “‘Ser rico’ significa ter algo com a função de beneficiar o próximo em grande quantidade. O que tem a função de beneficiar o próximo – isso é amor; e, quando colocamos em prática esse amor, ele se transforma em ‘riqueza’”.
Dessa forma, podemos compreender que quando somos úteis aos outros através dos dons, aptidões e qualidades que possuímos, e quando estes são colocados à disposição da sociedade humana, transformam-se em riqueza, fortuna e abundância. Ou seja, nascemos para servir não para simplesmente sermos servidos.
Muitos nasceram para colaborar e trabalhar em instituições públicas ou privadas. Vinculando-se a estas instituições e sendo úteis com as suas aptidões, estas organizações tornar-se-ão mais fortes e mais úteis à sociedade. Outros nascem com o dom da arte e fazem com que o mundo fique mais alegre, mais bonito e mais belo com a genialidade dos artistas. Outros têm a missão de empreender, de abrir ou adquirir um negócio próprio. A maior parte das nossas relações humanas acontece através do nosso meio profissional e é por meio da nossa profissão que temos a maior oportunidade nas nossas vidas: de sermos úteis.
E por outro lado, se desejamos ser mais amados, elogiados, reconhecidos e livres, temos que dar o primeiro passo em amar, elogiar, reconhecer e oferecer a liberdade às pessoas mais próximas de nós, que são os nossos familiares. Comece o treino em casa e estenda para os seus colegas de trabalhos e assim por diante. Em muito pouco tempo começará a receber a retribuição de tudo o que está oferecendo para as outras pessoas.
Pense em algo que possa fazer hoje, e faça! Faça algo por você mesmo ou por alguém próximo de si. Sentirá uma alegria brotar em sua alma. O segredo do sucesso está em fazer em primeiro lugar “a primeira coisa”, e, em segundo lugar “a segunda coisa”.
Novas reverências,
José Adalton de Oliveira
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Inspiração e crescimento: novos horizontes de luz e
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Ações da SEICHO-NO-IE DO BRASIL em favor dos
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Para ter uma perfeita noite de Natal em
Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira O Poder da Palavra Reverências, muito obrigado. Olá,