Meu nome é Andrea Rodrigues Custodio, tenho 40 anos e vivi grande parte de minha infância na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Sou mãe da Carolina, de 16 anos, que me acompanha e apoia em minha jornada na Seicho-No-Ie, bem como meu esposo Jeferson e minha mãe Maria Helena.
O casamento dos meus pais foi imposto pela família da minha mãe, que a obrigou casar aos 16 anos de idade com um homem que não foi escolhido por ela; desta união vieram seis filhos, um partiu para o mundo espiritual aos seis meses após o nascimento. Segundo conta minha mãe, meu pai Moisés bebia muito e quando chegava em casa a agredia fisicamente e a colocava para fora com os cinco filhos pequenos. Como esta situação era rotineira, todos os dias minha mãe ficava pronta, esperando meu pai chegar para sair correndo comigo e com meus irmãos antes que as brigas começassem.
Quando tinha dois anos de idade, minha mãe tomou a decisão de separar-se de meu pai, após não suportar mais as bebedeiras e toda a infelicidade que isso gerava. Então, meu pai pegou os cinco filhos e veio morar em Sapucaia, onde residia grande parte de seus familiares, colocando-nos em um semi-internato. Por ser a mais chorona, após algum tempo, ele tomou a decisão de me devolver para minha mãe, o que sempre foi motivo de orgulho e felicidade para mim, pois pude ter o amor da minha mãe, não precisando mais conviver com meu pai.
Minha mãe casou-se novamente e deste relacionamento nasceu minha irmã Adriana. Meu padrasto não bebia, mas era enérgico e também batia em mim e na minha mãe. Meu relacionamento com ele era difícil e neste ambiente familiar aconteceram várias situações que me fizeram ter vontade de sair de casa e tentar a vida na “cidade grande”.
Aos seis anos de idade, entrei na escola e tomei a decisão de estudar para ser alguém na vida, ganhar dinheiro para poder sair daquela cidade e viver feliz com minha mãe. Deus colocou em nosso caminho uma pessoa muito especial para ajudar a minha mãe a tomar conta de mim e da minha irmã, a minha avó Célia, uma senhora trabalhadora que levantava cedo para lavar e passar as roupas de moradores importantes da cidade. Minha avó me ensinou muitas lições positivas.
Acreditava nas palavras de força que ela pronunciava e na confiança que depositava em mim, isso me movia a sonhar e batalhar para realizar meus ideais. Minha mãe trabalhava e me dava condições para poder estudar.
Por tudo que vivi na infância, ficou gravada na minha cabeça uma imagem negativa sobre os homens, para mim nenhum prestava. Odiava meu pai biológico e também meu padrasto. Minha mãe trabalhava o dia todo como diarista, e eu vendia panos de prato para ajudar nas economias. Com o passar do tempo, percebi que não precisávamos do meu padrasto para nada.
Aos 17 anos me formei em contabilidade e fui morar em Esteio, no Rio Grande do Sul, com uma tia que me acolheu e logo comecei a trabalhar e estudar para melhorar na vida.
Um ano depois, minha mãe se separou de meu padrasto e a trouxemos para morar conosco. Porém logo perdemos dois de meus irmãos, que partiram para o mundo espiritual muito jovens, aos 25 anos. Este fato abalou demais a mamãe, que resolveu voltar a morar em Cruz Alta.
Durante dez anos sonhei em trazer minha mãe para perto de mim novamente, porém ela não tinha coragem de se mudar mais uma vez. Toda vez que nos víamos chorávamos demais na despedida.
Dei continuidade a minha vida, continuei me dedicando aos estudos e ao trabalho, me especializei na área de vendas, me casei e após alguns anos me tornei empresária juntamente com meu esposo.
Minha primeira empresa com meu marido durou cinco anos e falimos. Esta experiência nos trouxe muito sofrimento, mas também aprendizado e crescimento. Algum tempo depois montei uma empresa com uma sócia, tivemos muita prosperidade por cerca de cinco anos e meio, mas depois a desarmonia entre nossas famílias e nossas divergências de pensamentos nos distanciou, fazendo com que tomássemos a decisão de acabar com a sociedade.
Passei a atuar na empresa familiar de meu esposo e sogro, porem os negócios não iam bem e mais uma vez nos víamos com a possibilidade de falir. O dinheiro passava pelas nossas mãos, mas não parava e não conseguíamos manter nossos bens materiais e nosso patrimônio. Isso ocasionou uma verdadeira catástrofe familiar repleta de desarmonias e tristezas.
Em 2009, um amigo me convidou para assistir a uma palestra da SEICHO-NO-IE e me senti como se já fizesse parte daquele ambiente há muito tempo.
Logo fui convidada a participar do Ciclo de Estudos da Prosperidade e também dos Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie. Comecei a participar das reuniões da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Mudei meu comportamento e esta mudança convenceu meu esposo a participar comigo. Aí se iniciou a verdadeira transformação em nossas vidas.
A cada palestra, a cada aprendizado, a cada prática de Meditação Shinsokan e de leitura de Sutras Sagradas, leituras de livros e participação nas reuniões da Associação Local, a convicção de que sou filha de Deus e merecedora de todas as coisas boas do universo se concretizava na minha vida e me fortalecia cada vez mais.
Aprendi com a preletora Carolina dos Anjos, a valorizar os pais e aceitá-los da maneira como são; descobri o verdadeiro significado da gratidão; chorei muito e ali começou a reconciliação total com meu marido e meu sogro.
Com a leitura do Livro “Buscando o Amor dos Pais”, me dei conta da importância da reconciliação com nossos pais. Pedi perdão ao meu paizinho querido, que já estava no mundo espiritual, e passei a utilizar o seu sobrenome e a orar por sua alma através da prática da Oração em Gratidão aos Antepassados.
Comecei a sentir gratidão ao meu padrasto e a perceber como ele havia sido importante por ter cuidado de mim e ajudado em minha formação. Percebi que era uma esposa rebelde e uma nora desarmoniosa.
Resolvi então participar do Seminário de Gratidão aos Pais, que fez a diferença em minha vida. Após voltar da academia, liguei para meu padrasto, pedi perdão por todos os sentimentos que mantinha contra ele agradeci tudo que ele havia feito por mim. Ele por sua vez, chorando, me pediu perdão e disse que se sentia o pai mais feliz do mundo. Pedi perdão à minha mãe, pois me sentia de certa forma responsável pela separação deles.
Passei a atuar na Associação dos Jovens com a missão de despertar esse sentimento nos jovens e cessar com o sofrimento da humanidade, em seguida assumi a presidência da Associação Local que frequentava e passei a atuar também no Movimento Escoteiro, vivenciando a cada semana as alegrias e transformações dos juvenis e jovens a minha volta.
Mudei e o mundo a minha volta se transformou. Na empresa começamos a ver soluções viáveis para retomar os negócios e passamos a enxergar os clientes, fornecedores e funcionários como parceiros. Neste momento começaram a ocorrer coisas boas, que o Universo estava reservando para mim.
Em 2009, consegui trazer a minha mãe para São Leopoldo e a coloquei para morar em minha casa, juntamente com minha família. Quando vi minha mãezinha chegando agradeci a Deus e me senti merecedora de tamanha felicidade.
Algum tempo depois, durante o Seminário da Prosperidade em Curitiba, no final do primeiro dia recebi a notícia de que minha irmã Adriana havia partido para o mundo espiritual naquele momento. Acolhida por amigos da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, vivi mais este episódio em minha vida e me fiz a promessa interior de auxiliar nos cuidados de seus três filhos e dedicar carinho ao nosso pai.
Minha mãe estava novamente muito abalada devido a perda da Adriana e queria voltar para Cruz Alta, pois desejava comprar sua própria casa. Recebi um convite para fazer um estágio para Líderes da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em São Paulo, mas estava preocupada em deixar a minha mãe.
Mais uma vez as orações, leitura de Sutras Sagradas para os antepassados e também a prática da Meditação Shinsokan, fizeram a diferença na minha vida e, dois dias antes da minha viagem, vi um anúncio no jornal com a lista dos novos beneficiados do Projeto Minha Casa Minha Vida de São Leopoldo. Liguei para minha mãe e anunciei que seu apartamento de dois quartos a esperava no novo residencial da cidade e que ela não tinha mais motivos para voltar a Cruz Alta.
Desta forma pude cumprir minha missão espiritual de viajar à São Paulo e fazer meu estágio para Líderes da Associação dos Jovens.
Aprendi que a verdadeira prosperidade começa na harmonia familiar e compreendi que se temos sentimento de gratidão, estamos em sintonia com Deus. Praticando os Ensinamentos da SEICHO-NO-IE aprendemos a manifestar o amor que nos torna fortes para superar qualquer obstáculo e, assim, abrimos o canal da provisão infinita em nossas vidas.
Agradeço a todas as pessoas da Seicho-No-Ie que de alguma forma atuaram em minha vida para me trazer crescimento. Deus muito obrigado. Papai, muito obrigado. Mamãe, Muito obrigado. Antepassados, Muito Obrigado. Muito obrigado!
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.