Relatos

João Ricardo Viana Costa

Escola Básica Municipal Pedro Álvares Cabral Otacílio Costa – SC Regional: Florianópolis

A ESCOLA IDEAL É VOCÊ QUEM FAZ

RESUMO: O espaço escolar requer práticas pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de paz centrada nas relações professor e aluno. Nesta perspectiva, a Educação da Vida reconhece professor e aluno possuidores de capacidade infinita e propõe práticas diárias com base do uso positivo e construtivo da palavra e do correto elogio. O estudo realizado foi desenvolvido a partir da uma pesquisa-ação. Seus resultados apresentam progressiva melhora no rendimento escolar e na resolução de conflitos.
Palavras-chave: Cultura de paz. Educação da Vida. Professor-aluno.

INTRODUÇÃO:
O projeto tem como abordagem a formação de uma cultura de paz, centrada nas relações entre professores a alunos, a busca de atitudes que valorizem mais a vida de todos os seres, e de valores que promovam a construção integral, ou seja, completa do ser humano, buscando contemplá-lo em todas as suas dimensões.
Este projeto tem como objetivo, refletir sobre a potencialidade que se aloja em cada criança e das práticas que o professor pode utilizar para despertar essa essência alojada em cada criança, bem como reavaliar sua postura diante das dificuldades no relacionamento com seus alunos, com o intuito de ser um referencial nessa busca de qualificar melhor o fazer pedagógico e de tornar a sala de aula um espaço de experiências mais agradáveis, mais prazerosas, bem como de estímulo a pesquisas posteriores frente as adversidades que temos encontrado no ambiente escolar. Como abordar e encaminhar situações de conflitos, agressividade, indisciplina, ausência dos pais e ansiedade que tem comprometido o aprendizado e as relações interpessoais do ambiente escolar? Como construir relações interpessoais fundamentadas em valores e atitudes que expressem solidariedade, gratidão, respeito e fortaleçam uma cultura de paz e equilíbrio no ambiente escolar?
Busca-se fundamentação em teóricos que abordam esse assunto, sobretudo no Método da Educação da Vida, onde são apontados encaminhamentos para o sucesso da relação entre o professor e o aluno, sustentados através de práticas que contribuem para o desenvolvimento de hábitos, atitudes e a construção de valores para a conquista de um ambiente de trabalho mais agradável, através de um relacionamento afetivo pautado no respeito, na autonomia, no elogio e na gratidão.
A Educação da Vida propõe práticas diárias, através do uso positivo e construtivo da palavra e do correto elogio, oportuniza ao professor e ao aluno experimentar um novo ambiente escolar, com novo encaminhamento para a resolução de conflitos, para a baixa estima, indisciplina e agressividade dos alunos, bem como alternativas para envolver com maior comprometimento os pais na vida escolar dos seus filhos.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para a formação de uma cultura da paz, de valorização da vida, onde professores e alunos possam atuar de forma positiva e equilibrada no espaço escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o sentimento de que o ser humano não é puramente material
Desenvolver a autoestima das crianças a partir de práticas de autoelogio e elogio aos colegas.
Fortalecer o respeito à vida de todos os seres e a consciência para o bem coletivo.
Oferecer oportunidades de a família estar mais comprometida com a vida escolar dos filhos.
Estabelecer uma rotina que contemple espaços para o autoelogio, elogio ao outro, gratidão e meditação.

METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa 358 famílias de alunos que frequentam o ensino fundamental I da Escola Básica Municipal Pedro Álvares Cabral, da cidade de Otacílio Costa – SC. As famílias foram visitadas pelas professoras que acompanham o ano letivo de seus filhos.

Realizaram a visita orientada por um roteiro de entrevista que foi instrumento para a investigação e elaboração do diagnóstico.

Estiveram envolvidas diretamente 10 professoras que organizaram as ações a partir do diagnóstico.

As ações foram planejadas para contemplar momentos em salas de aula e também com a família, por isso a implantação bimestral do Conselho Participativo, oportunidade esta de a família conhecer, decidir e comprometer-se com a escola nos encaminhamentos para o melhor convívio e aprendizagem de seu filho.

Participaram de algumas intervenções como encontros de pais, as alunas que integram a turma do primeiro ano do CEEV (Ciclo de Estudos da Educação da Vida).

Como ponto de partida, implantamos o Conselho Participativo, uma iniciativa que a cada bimestre vem se realizando com o objetivo de reunir direção, pais, alunos e professores oferecendo espaço democrático para efetivar a parceria entre a família e a escola, juntas na tomada de decisão.
A partir de algumas solicitações e angústias dos pais apresentadas no Conselho Participativo, registrava-se e avaliava-se, planejando novas ações. Os pais relatavam dificuldades de pequenos conflitos familiares, sentiam-se ausentes por muito tempo sem a presença dos filhos devido ao horário de trabalho, culpavam-se e colocavam-se impotentes diante de algumas rebeldias, agressões verbais, ansiedade e indisciplina dos filhos, consequentemente acabavam discutindo sem chegarem ao um consenso.
Sendo assim as ações passaram a ser mais focadas neste aluno, ou seja, os registros diários do planejamento apontavam a necessidade de acolher primeiro o educando em suas necessidades e posteriormente estender às famílias.
Um dos encaminhamentos em sala foi a organização da agenda diária, incluindo na rotina momentos de autoelogio, gratidão e meditação. O tempo destinado a meditação foi acontecendo de maneira gradativa.
A chegada das crianças necessitava de uma intervenção, pois acontecia de maneira agitada tornando-se ocasião para desentendimentos. Foram assim organizadas atividades que acontecem no início da manhã, na organização das filas, se estendendo ao vespertino também.
Iniciamos com Palavras de afirmação, momento do autoelogio, músicas projetadas em data show, ato de gratidão e assim, intercalando a cada dia da semana, iniciando com um diferencial as atividades do dia.
Essas práticas são orientadas também por uma rotina que fica fixada em sala de aula, mediadas pelo educador diariamente, pois acreditamos que o treino leva ao hábito e só assim podemos transformar as atitudes.
Essa rotina contempla entre outras práticas o ato de gratidão, que acontece de maneira alternada, incluindo desde a organização do ambiente, agradecimento aos funcionários da limpeza e cozinha, até no horário do lanche, os alunos colaboram, ajudando as merendeiras na entrega de frutas ou ainda no recolhimento dos pratos, copos ou talheres que ficam espalhados pelo ambiente.
A Maleta do Elogio que circula entre essas famílias com um caderno individual e personalizado já motivou muitas famílias a prática do elogio aos filhos. As crianças chegam a suas famílias e combinam com seus familiares um horário para realizarem a prática do elogio entre pais, filhos, irmãos ou demais familiares.
Músicas, dinâmicas de reflexão, vídeos interativos, textos, e histórias que venham ao encontro dessas atitudes estão sendo pesquisadas, trabalhadas e desenvolvidas por nossos professores e alunos.
Para o encerramento do ano letivo e devolutiva foi planejado uma Amostra Pedagógica das atividades desenvolvidas durante o ano, foi um momento pensado exclusivamente para socializar com a comunidade as atividades desenvolvidas com os alunos.
RESULTADOS:
Os resultados revelam que é possível sim, construir junto aos alunos um ambiente escolar calmo e que ao mesmo tempo proporcione interações saudáveis para o equilíbrio das emoções e a construção da personalidade, entre elas pode-se destacar o elogio e o uso positivo da palavra. Foi através de práticas como a Maleta do Elogio que se confirma o quanto as crianças são capazes de resgatar e cultivar qualidades que fazem parte de sua identidade, desde a pequena infância.
Através dos relatos dos pais também se observa o quanto essa mudança atingiu seus lares, eles vêm até a escola agradecer pelas atitudes observadas em seus filhos, relatando que os mesmos mostram-se mais entusiasmados e felizes com as tarefas de casa e também da escola, encontram-se mais calmos, menos ansiosos e mais disciplinados frente às regras estabelecidas pelos familiares.
Outro dado observado trata-se do rendimento escolar confirmado através das notas, comparadas através de gráficos bimestrais, que confirmam o aumento significativo do rendimento das turmas onde a Educação da Vida foi aplicada.
A rotina implantada na sala de aula, que orienta as palavras de afirmação, o autoelogio, o ato de gratidão e a meditação é considerada pelos professores que trabalhavam com estas turmas uma das alternativas mais eficazes, visto que os alunos solicitavam já no início da aula uma das práticas caso passasse pelo esquecimento do professor.
O treino das práticas do autoelogio, elogio aos colegas e ato de gratidão, cultivam o respeito a vida e vem despertando nas crianças a consciência para o bem coletivo, responsabilidade, empatia, mais concentração, menos agressividade, mais tranquilidade e autonomia em resolver conflitos.
A amostra pedagógica fecha o trabalho apresentando aos pais e comunidade as produções das crianças, a sequência com que foram planejadas as atividades e a exposição dos registros de pais e alunos motivou novas famílias a interessar-se pelos procedimentos realizados pelas professoras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
À escola, por constituir-se um dos espaços marcantes de construção do conhecimento e da formação do ser humano, compete fornecer ao educando oportunidades que os levem a observar, compreender, analisar, gerenciar, superar conflitos desde os primeiros anos escolares.
Diante deste olhar a escola visualiza a família como parceira determinante para atingir expectativas, visto que a avaliação constante de nossas ações e a continuidade do projeto depende do envolvimento da família e por consequência da comunidade. São as contribuições dos pais, seus depoimentos e suas sugestões que sustentam nossos objetivos e orientam as ações a serem melhoradas e intensificadas.
Acreditar na essência do educando é fato determinante para o fortalecimento do nosso trabalho, as dificuldades serão enfrentadas com equilíbrio e determinação. O desempenho escolar está relacionado a atitude com que o educador acolhe seus educandos, quando assume determinada classe, é necessário predisposição, acreditar incansavelmente para conseguir o desempenho esperado desde educando. Esse desempenho se fortalece a partir de iniciativa do educador, conforme orienta o autor:
Se um professor assume aulas para uma classe e crê que ela não aprenderá, então está certo e ela terá imensas dificuldades. Se ao invés disso, ele crê no desempenho da classe, ele conseguirá uma mudança, porque o cérebro humano é muito sensível a essa expectativa sobre o desempenho. (OLIVEIRA. 2006, p.56).
A Educação da Vida ainda acrescenta que acreditemos na capacidade latente desta criança, enquanto ser possuidor de capacidade infinita, portanto pais e educadores orientem seus filhos constantemente, não deixem que essa energia vital se desperdice com atitudes agressivas e destrutivas. Oriente-os a atividades sadias, estimule e elogie suas capacidades, direcione sua energia para ações construtivas que beneficiem o número máximo de pessoas, esta seria uma orientação para a plena autonomia e felicidade humana. À luz desta, o Mestre acrescenta:
Acredite no homem. […] O talento que se aloja na criança é um
diamante ainda não lapidado; é uma preciosidade imaculada.
Não perca as esperanças, mesmo que ela não se mostre talentosa.
(TANIGUCHI, M. 2006, p.240)
Verifica-se que os profissionais que utilizam em sua prática pedagógica a pedagogia da SEICHO-NO-IE mostram-se encorajados frente aos desafios, mais participativos e confiantes em superar conflitos, mais reflexivos, positivos e motivados ao trabalho quando lançam mão das técnicas sugeridas pelo método Educação da Vida, visto que existe um número significativo de profissionais buscando o CEEV (Ciclo de Estudos da Educação da Vida, com o objetivo de aperfeiçoar sua prática pedagógica e conhecer o método.