CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO DA VIDA

O “reconhecimento” é um dos cinco desejos do ser humano. Historicamente, o professor precisa ser mais reconhecido pelo seu trabalho. A sociedade, de forma geral, precisa saber das coisas boas que acontecem nas escolas, pois há muitas ações positivas, ações de amor que precisam ser valorizadas.
Assim, pensou-se em dar aos alunos do CEEV a oportunidade de apresentar e divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições em que atuam. É uma forma de proporcionar visibilidade, por meio das apresentações ocorridas tanto nos fóruns como no congresso. Ambos os eventos têm por objetivo dar voz ao professor.
Para poder apresentar seu trabalho no congresso, o aluno precisa antes ser aprovado no Fórum Regional, que ocorre no ano anterior ao ano do congresso. Assim, tendo o reconhecimento como base, “A voz do Professor” foi o tema do I Congresso Latino-Americano de Educação da Vida ocorrido em 2012, em São Bernardo do Campo, no CENFORPE. Na ocasião, foi lida uma mensagem enviada pelo então governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que parabenizou a Seicho-No-Ie do Brasil pela iniciativa e desejou a todos felicidade no evento.
A segunda edição do Congresso ocorreu em 2015, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de São Paulo, e teve como tema “Ética entre gerações”. Log após o evento, o então Presidente Doutrinário, Preletor da Sede Internacional, Prof. Junji Miyaura, solicitou a realização do evento a cada dois anos, e não a cada três, como pensado inicialmente. A partir daí o evento passou a ser bienal, intercalando com os Fóruns Regionais, que também ocorrem a cada dois anos, tendo como objetivo tanto as apresentações dos trabalhos como sua respectiva seleção.
A terceira edição aconteceu na Sede Central e teve como novidades as rodas de conversa, além das atividades tradicionais: mostra dos trabalhos, oficinas e exposição de banners. Há palestras, geralmente com nomes importantes convidados. Dentre as pessoas recebidas, estão os professores José Pacheco, Kaká Werá, Marilene Proença, Grace Zauza, Chirles Virginia A. de Oliveira, Frei José Alamiro Andrade Silva, e como convidados internacionais Berta Archbold e Andrés Culiolis Bayard.

O que é o Congresso de Educação da Vida?

Um evento no qual a prática da Educação da Vida toma forma concreta. Em Plenárias, Oficinas e Banners são expostos trabalhos que atestam e comprovam os resultados da aplicação da Educação da Vida nos diversos âmbitos – escolas, comunidade, dentro da família. É a transformação vívida na prática!

 Para quem é destinado?

Professores, educadores, psicólogos, psicopedagogos, pais e cuidadores, educadores parentais e todos aqueles que acreditam firmemente que a educação é fundamental para a formação do ser humano integral que exerce seu papel numa sociedade consciente. Os convidados compreendem-se Brasil e demais países da Ibero-América e África Latina.

 Qual a proposta do Congresso dos Educadores?

Colaborar com a educação latino-americana, apresentando práticas pedagógicas que têm conseguido superar os desafios atuais a partir da ressignificação do modelo de gestão educacional.

 Objetivos do Congresso

Apresentar os projetos e memoriais (trabalhos) desenvolvidos nos Ciclos de Estudos de Educação da Vida (CEEV) de todo o Brasil, previamente selecionados no Fórum composto por membros da CEC (Comissão Executiva Central) e preletores professores do CEEV, presidido pela Presidente da Associação dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil; Atender a Missão e Visão da Associação dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil;
Divulgar os Princípios da Educação da Vida, através das palestras e oficinas pedagógicas.

Atividades: palestras, apresentações de projetos e memoriais, oficinas pedagógicas, entrevistas, roda de conversa e muitas reflexões.