Cidade de Guarulhos, São Paulo, ano de 1980. A menina Keila, de apenas cinco anos de idade, de repente some das vistas da avó Virgínia Ferrari Bono, que participava de uma reunião em uma instituição religiosa. Tensa, ao sair à procura da neta, finalmente a encontra na sede de uma outra entidade religiosa que ficava ao lado. Era a sede da Regional SP-GUARULHOS, da Seicho-No-Ie.

No salão de reuniões, alguns descendentes de japoneses praticavam a Meditação Shinsokan sentados na posição original, sobre as pernas no tatame. Algo parecia não fazer sentido. Aquele imenso silêncio não tinha sido perturbado pela pequena peralta. A cena foi no mínimo inusitada. Lá estava a menina Keila, imitando a posição dos adultos, quieta e acompanhando a meditação.

Essa situação se repetiu algumas vezes. Houve mais contatos dela com a Seicho-No-Ie durante a infância, mas só aos 25 anos de idade é que teve um reencontro definitivo. Nomeada Líder da Iluminação em 2008 e hoje Preletora em Grau Sênior, a Preletora Keila Fabiele Braz Aroteia é um exemplar da mulher dos novos tempos, que administra suas inúmeras tarefas, funções e cargos com dinamismo e equilíbrio, de modo que se sente realizada em todos os aspectos.

Quem a conhece pode atestar: sua presença basta para arrancar as almas das garras da apatia. De sua atmosfera pessoal sempre esculpida em oração, distribui a totalidade da vibração de que dispõe em seu espírito. Mas de onde vem tanta energia? Como, aos 46 anos de idade, essa líder consegue fazer funcionar com excelência todas as dimensões e quadrantes da sua vida?

A mãe coruja da Alícia, de dois anos, foi funcionária da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) atuando na Superintendência das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atua como advogada especialista em Direito Civil, Presidente Interina da AJSI da Regional SP-GUARULHOS, acha tempo para se dedicar ao artesanato e à horta, e ainda conhece mil maneiras deliciosas de preparar berinjela, já que não come carne desde criança e é apreciadora inveterada dos legumes. Como se houvesse tempo para qualquer outra coisa, vale dizer que ainda cabe, em sua rotina, a paixão que nutre pelo seu time do coração, o Corinthians.

 

Confira uma entrevista com a líder que entre cargos, funções e títulos na Seicho-No-Ie soma aproximadamente 30 nomeações, desde Presidente de Associação Local e Regional da Associação dos Jovens, passando pelo cargo de Supervisora Administrativa Doutrinária Regional e chegando a membro da Comissão Executiva Central (CEC) da Superintendência das Atividades dos Preletores da SNI/BR. E se prepare! Você vai precisar de fôlego só de imaginar como essa inspiradora líder consegue ser uma mulher multitarefas, na máxima acepção da palavra.

 

Revista Mulher Feliz Você tem uma ligação com a Seicho-No-Ie desde a primeira infância, da qual não tinha memória, mas que veio a descobrir já adulta. Conte-nos sobre os seus primeiros contatos com o Ensinamento.

Preletora em Grau Sênior Keila Fabiele Braz Aroteia (Prela. Keila Fabiele) – Em junho de 2001, então com 25 anos de idade, eu estava passando por uma situação dificil e não conseguia emprego. Desci do ônibus, passei em frente da sede da Regional SP-GUARULHOS e uma força maior me fez entrar. Como minha mãe já havia sido convidada anos antes para participar, e eu tinha ganhado um exemplar das Sutras Sagradas dela aos sete anos de idade, por alguma razão, lembrei-me do nome na fachada e entrei. Depois descobri que minha avó frequentava uma entidade religiosa ao lado da Regional e que várias vezes eu fugi dela e entrei na sede da Seicho-No-Ie. Ela me encontrava em posição de oração no tatame, acompanhando a Meditação Shinsokan com os descendentes de japoneses, aos cinco anos de idade. Agora já adulta, logo nas primeiras reuniões já me senti mais feliz e em pouco tempo consegui um emprego, sendo rapidamente também promovida graças à prática do Ensinamento.

Keila e Familia scaled e1669923290594 Preletora Keila Fabiele conta como uma mulher multitarefas pode se realizar a um só tempo como mãe, esposa, profissional e religiosa TANIGUCHI, Masaharu (2007). Sutras Sagradas. 41a.ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, p.9

Na foto, o aniversário de um ano de sua filha Alícia Aroteia Siqueira, hoje já com dois aninhos. Da esquerda
para a direita, o esposo e também Preletor Plínio Freitas Siqueira Neto, a filha Alícia no colo do enteado Iago
Fiore Siqueira, e a Prela. Keila.

“(…) é preciso ter em mente que a missão da
mulher é grandiosa, já que nossa característica

natural é de amar, envolver,
acalentar, cuidar.”

Revista Mulher Feliz Com base na sua experiência pessoal, qual é o segredo para se tornar uma mulher realizada diante dos vários desafios que o mundo moderno impõe, na atualidade, tais como a tripla jornada e a necessidade de cumprir os múltiplos papéis como mãe, esposa, profissional e religiosa?

Prela. Keila Fabiele – Em primeiro lugar, é importante que se diga que sem As Três Práticas Religiosas Importantes da Seicho-No-Ie, isto é leitura de Sutras Sagradas, Cantos em Louvor, livros e Revistas Sagradas da Seicho-No-Ie; a dedicação de atos de amor ao próximo; e, sobretudo, a prática da Meditação Shinsokan, é muito difícil você exercer todas as funções sem que se sinta cansada. Dito isso, é preciso ter em mente que a missão da mulher é grandiosa, já que nossa característica natural é de amar, envolver, acalentar, cuidar. Então, penso que, mesmo não abrindo mão de uma carreira, a missão de mãe e esposa não pode ser esquecida nunca. Isso jamais nos colocará em situação inferior ao homem. Somos únicas. Cada ser tem suas características e sua missão. Atualmente é preciso que as funções no lar sejam partilhadas, mas não podemos nos esquecer de que as características do homem são diferentes das nossas. Então é importante sempre perguntar para si mesma se determinada tarefa pode ser realizada pelo outro, antes de delegar. Quanto à minha forma particular de administrar todas as frentes, assumo muitas responsabilidades consciente de que não é possível delegar boa parte delas. Eu tenho o hábito matinal de relacionar tarefas importantes do dia e vou comemorando quando concluo cada uma. Procurar realizar tudo com bastante alegria também é um ponto importante para que nos sintamos realizadas e felizes. É assim que me considero uma mulher feliz por ser quem sou e conseguir realizar tudo o que desejo.

 

Revista Mulher Feliz Quanto você atribui à sua realização como mulher ao fato de se dedicar ao Movimento da Seicho-No-Ie?

Prela. Keila Fabiele – Eu tenho duas versões de mim mesma: uma antes de ser dirigente da Seicho-No-Ie e outra depois. Acredite que a de depois é uma pessoa muito melhor, realizada e feliz. Ser dirigente de uma organização que nos dá a oportunidade de criar, exercitar a fé e ajudar pessoas é sensacional. Muitas vezes dizemos “não” quando alguém nos convida para exercer determinada função. Mas eu percebo que esse “não” é uma proteção que nosso inconsciente coloca para evitar superar nossos medos e dificuldades. A verdade é que para crescer temos que enfrentar as limitações interiores e assumir a dianteira numa missão de levar adiante o Ensinamento. Isso nos trará felicidade e realização. Em uma determinada ocasião eu tive medo de assumir a presidência regional, por ser a primeira vez. Foi então que o Preletor da Sede Internacional Fernando Antônio Mendes Marques me disse: “Apenas diga sim e seja candidata”. Naquele instante eu respondi: “Se eu for candidata serei eleita, pois só haverá eu de candidata”. Daí ele simplesmente disse “Então…” Eu imediatamente entendi o recado: quem convidou foi Deus. O cargo não seria exercido pelo pequeno eu. Esse foi o primeiro de todos os “sim” que disse desde então, e jamais me arrependo de nenhum deles. Lógico que houve muitos momentos difíceis, mas se eu não vencesse cada um deles, eu não seria a pessoa melhor que afirmo ser hoje. Se posso dizer algo para as mulheres, que são fortes e corajosas por natureza, digo o seguinte: diga sim sempre que surgir uma oportunidade na Seicho-No-Ie, pois só Deus sabe nossos anseios e Ele usa desses expedientes para nos ajudar a alcançar a solução daquilo que Lhe pedimos. Deus é o Todo de tudo e com certeza está “disfarçado” de um líder da Seicho-No-Ie para lhe convidar a trilhar o grande caminho da Luz. Experiência própria!

 

Revista Mulher Feliz Descreva um momento delicado, ou mesmo dramático, em que a prática do Ensinamento foi fundamental, na sua vida.

Prela. Keila Fabiele – Em 2002, meu irmão mais velho descobriu um câncer no intestino. Nosso pai já havia falecido pela mesma doença em 1996, bastante debilitado. Meu irmão foi para a cirurgia de modo imediato, pois os médicos disseram que o caso era bem grave. Ele ficou 13 horas na mesa operatória. O médico disse que ele tinha que reagir em 72 horas. Se ele sobrevivesse, teria de usar bolsa de colostomia pelo resto da vida. Tomei a providência de colocar uma Sutra Sagrada debaixo do lençol no leito dele. Fiz registros espirituais e conversei com o espírito do meu pai. Uma vidente amiga da família viu uma sombra atrás do meu irmão, que ela interpretou como sendo a morte. No entanto, dei-me conta de que era o espírito do meu pai que ainda estava sofrendo no plano espiritual com o câncer que lhe havia tirado sua vida, e pedia socorro. Percebi a razão pela qual o filho mais velho dele estava manifestando a mesma enfermidade. Inscrevi meu pai como Apóstolo da Missão Sagrada Espiritual – Oração Perpétua, li o livro Assim de Concretiza o Bem e comecei a intensificar as orações. Quanto ao meu irmão, fiz uma lista das pessoas a quem ele deveria agradecer (papai, mamãe, esposa, filho e tudo o mais). Pouco tempo depois, minha sobrinha, filha dele, disse que sonhou com o avô, o nosso pai. Ele estava bem e mandou avisar a mim que eu tinha salvado a vida dele. O resultado foi que meu irmão se recuperou e nunca mais apresentou qualquer problema relacionado aos intestinos.

 

Revista Mulher Feliz Com relação ao Movimento da Seicho-No-Ie, como você acredita que deve ser a forma de divulgação do Ensinamento após o auge da pandemia de covid-19?

Prela. Keila Fabiele – Somos um ensinamento de vanguarda e não podemos perder isso de vista. As dificuldades atuais não são maiores do que aquelas que o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi e os pioneiros enfrentaram no início do Movimento. Penso que ficarmos tranquilos e não nos atermos ao cenário que se mostra à frente é o caminho do progredir. Não podemos nos comparar a nenhum outro movimento. Nós, líderes, precisamos nos conscientizar cada vez mais de quem somos verdadeiramente, pois as pessoas só terão a consciência na medida da nossa própria consciência. Penso que o Canto Evocativo de Deus[1] é a grande resposta, ao nos entregarmos para que Deus realize as Suas obras através de nós.

 

Revista Mulher Feliz Deixe uma mensagem às leitoras da Revista Mulher Feliz.

Prela. Keila Fabiele – Para encerrar quero dizer às leitoras que jamais se esqueçam de sua essência, seja qual for a sua posição profissional ou pessoal. O mundo fica muito melhor quando as mulheres manifestam seus dons naturais. Nossa origem é divina. Pratiquem o Ensinamento da Seicho-No-Ie com alegria e disciplina. Nós naturalmente temos um brilho especial, então por que não iluminar todos os lugares por onde passarmos? Assim, deixaremos nossa “marca” e um legado que jamais será esquecido, mesmo após deixarmos esse mundo. Nós mulheres somos as mais aptas a concretizar um mundo em que reine a paz, a harmonia e a empatia. Sucesso e felicidades!

[1] TANIGUCHI, Masaharu (2007). Sutras Sagradas. 41a.ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, p.9

“O mundo fica muito melhor quando as mulheres
manifestam seus dons naturais. Nossa origem é
divina. Pratiquem o Ensinamento da
Seicho-No-Ie com alegria e disciplina.”
Prela. Keila Fabiele

Débora Kubo

Preletora em Grau Sênior

Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.

Viviane Tenório de Macêdo Hara

Preletora da Sede Internacional 

Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.

Daniela Cristina Seghessi

Preletora da Sede Internacional 

Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.

Juliana Oshima

Preletora em Grau Júnior

Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.

Genaina Nunes

Preletora em Grau Júnior

Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.

Marisa Baptista da Silva Negrão

Preletora em Grau Júnior

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.

Andrea de Ávila

Preletora em Grau Sênior

Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.

Iara Regina Colombo

Preletora em Grau Sênior

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS  (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.

Patrícia Helena Arine

Preletora em Grau Sênior

Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Preletora em Grau Sênior

Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.

Daniele dos Santos Souza Onodera

Preletora em Grau Sênior

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.

Silvana Cassimiro
de Souza

Preletora da Sede Internacional 

Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.

Lílian Súzi Baffi Norimatsu

Preletora da Sede Internacional 

Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.

Marie Murakami

Preletora da Sede Internacional 

Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.

Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.