Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

José Adalton de Oliveira

sni mensagens dos presidentes adalton e1605800758397 A oração na vida prática José Adalton de Oliveira

A oração na vida prática

Estimado(a) Internauta, minhas Reverências!

A oração é o meio pelo qual o filho de Deus se comunica espiritualmente com o Pai. É aquele momento em que, no mais recôndito do seu ser, o filho diz ao Pai: “Pai, que seja feita a Vossa Vontade”. A oração é o caminho por onde Deus do nosso íntimo se funde com Deus imanente em todo o Universo. Neste sentido, a oração é a contemplação da perfeição de Deus que habita em cada um de nós.

Esta perfeição que habita em cada um de nós é uma verdade imutável que existe muito antes deste mundo ser criado. Nascemos da Ideia de Deus, nosso Pai. Ele pensou na sua criação de forma perfeita e sem defeitos. Se vemos defeitos em nós e nos outros, é por que não estamos vendo com “o olhar de Deus”. “Olhar de Deus” que nunca nos abandonou, e nunca nos abandonará, ou seja, a nossa Imagem Verdadeira de filho de Deus é sempre Una com Deus.

A oração é o ponto em que afirmamos: “Sou filho de Deus!”, e, na sequência sentimos e nos emocionamos com a voz que vem do mais profundo do nosso ser, que nos diz: “Sim, você é filho de Deus! Eu e você Somos Um!” Quanto mais tempo nos dedicamos às orações diárias, mais e mais esta sensação de unidade com Deus toma conta das nossas vidas. A prática diária da Meditação Shinsokan (CLIQUE AQUI PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES), na qual contemplamos o mundo a Imagem Verdadeira repleto de infinita Sabedoria, infinito Amor, infinita Vida, infinita Provisão, infinita Alegria e infinita Harmonia, nos proporciona esta abundante sensação de unidade com Deus. Vamos praticar esta meditação com mais afinco e sentir a presença de Deus no nosso interior.

A oração na vida prática não pode ser aquela de “reconhecimento de falta”, em que se enumeram itens e mais itens pedindo a Deus aquilo que lhe falta, como se fosse um “mendigo espiritual”. Não significa que não podemos pedir em oração, mas sim, que antes de pedir algo devemos agradecer, louvar, reconhecer as inúmeras dádivas que já nos foram concedidas por Deus e confirmando serem este mundo, o mundo da natureza e o ser humano perfeitos. Se alguém admite viver num mundo imperfeito e julga que Deus vai torná-lo melhor através da sua oração, atendendo à sua suplica, estará ofendendo a Deus. Deus, Natureza e seres humanos constituem uma só Vida; contemplemos, então, esta perfeição através das nossas orações.

Em nosso cotidiano não há necessidade de sermos envolvidos pelo redemoinho do medo e da insegurança, aconteça o que acontecer. Deus é nosso Pai, Deus é Amor. A verdadeira fé não é um simples acreditar. Fé é certeza! Certeza absoluta de que Deus habita o nosso interior e nos protege o tempo todo. Tudo o que acontece ao nosso redor, ou em nosso destino, vem para aprimorar a nossa alma e promover a nossa evolução espiritual. Procedendo assim, entenderemos que não existe o acaso. Que só existem matérias para o nosso crescimento individual e coletivo. O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi nos ensinou que em momentos de turbulência, devemos mentalizar, sempre que tivermos tempo, as seguintes palavras de oração: “Sou um só corpo com Deus. Deus é Amor e sempre sou protegido pelo Seu Amor”. Afirme estas palavras de oração por alguns minutos e sentirá uma agradável sensação de proteção divina.

O Professor Katsumi Tokuhisa escreveu em seu livro “Conforme a Atitude Mental, vol. 1, 1ª ed., às páginas 139 a 141, sobre a importância da Meditação Shinsokan. Ele conta que certa vez disse ao Mestre Masaharu Taniguchi: “Mestre, não consigo gostar, do fundo do coração, da Meditação Shinsokan”. O Mestre ficou olhando para o Professor Tokuhisa e após alguns instantes disse-lhe: “Olhe, quando alguém vai se encontrar com a namorada, sente-se feliz, não?” O Professor Tokuhisa respondeu imediatamente que sim. E o Mestre continuou dizendo: “Deus é muito, muito melhor que uma namorada. A Meditação Shinsokan é um encontro com Deus”. Disse ainda: “A Meditação Shinsokan é o momento mais feliz da vida, e é estranho que não goste de praticá-la”.

Segundo o Professor Tokuhisa, naquela época, o Mestre Masaharu Taniguchi praticava a Meditação Shinsokan mais de sete vezes ao dia. E que em certa ocasião Ele disse, com os olhos marejados: “Quando evoco três vezes o nome de Deus, lágrimas começam a rolar…” E o Professor Tokuhisa escreve: “Nesse momento, senti profundamente que o Mestre amava verdadeiramente a Deus, e aprendi que ‘crer em Deus’ é ‘amar a Deus incondicionalmente, do fundo do coração, do fundo da alma’”. É chegado o momento de aprendermos com esta experiência do Professor Tokuhisa, e de nos dedicarmos com todo empenho em sentir Deus do fundo do nosso ser, por meio da oração correta.

Este é o momento de contemplarmos o mundo pleno de luz do Amor de Deus por meio da oração. Aconteça o que acontecer ao nosso redor, no plano material, ou seja, no mundo fenomênico, tudo nada mais são que cenas de um filme, que tem uma duração determinada. Não permanecerá para sempre. Isto vai passar, mais dia ou menos dia. A humanidade já passou por muitas situações, mas esta, em especial, nos remete a uma reflexão profunda sobre como estamos lidando com a natureza? Ou como a humanidade está cuidando da sua casa, chamada planeta Terra? Ou sobre como nos dedicamos ao nosso próximo? Se estamos fazendo ao outro aquilo que gostaríamos que o outro nos fizesse? Certamente teremos que optar por viver de forma diferente daqui por diante. Viver a vida como um “cidadão ético”, tal qual os ensinamentos da Seicho-No-Ie preconizam e nos orientam.

Por outro lado, é muito comum oferecermos presentes materiais em datas especificas para as pessoas que consideramos e amamos. Este hábito é maravilhoso, pois, tanto quem recebe quanto quem oferece sente uma alegria na alma. Vamos criar o maravilhoso hábito de oferecer orações para as pessoas queridas e por todos aqueles que sofrem, e passam por situações difíceis neste momento. É muito simples: basta reservarmos alguns minutos e visualizarmos a perfeição dos atributos de Deus, tais como Sabedoria, Amor, Vida fluindo em forma de Luz para toda a humanidade, e, em especial, para as pessoas que amamos.

Neste momento especial em que a humanidade enfrenta a “pandemia global do Coronavírus”, vamos orar com maior intensidade e fé, crendo na Imagem Verdadeira de todas as pessoas, coisas e fatos. E que no Mundo de Deus tudo já está em perfeita Ordem e Harmonia.

Novas Reverências, muito obrigado.

Mensagens anteriores

CH Portal A oração na vida prática José Adalton de Oliveira

Mensagem Janeiro-Fevereiro

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Em 2024, aproveitemos os caminhos que a Seicho-No-Ie

Destaque Portal Presidentes Prancheta 1 A oração na vida prática José Adalton de Oliveira

Feliz Ano Novo!

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,

Mensagem Adalton de Oliveira Janeiro 2022

Feliz Ano Novo!!

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira Feliz Ano Novo! Reverências, muito obrigado. Olá, internauta,

Mensagem Adalton de Oliveira Novembro 2021

O Poder da Palavra

Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL José Adalton de Oliveira O Poder da Palavra Reverências, muito obrigado. Olá,

Mensagens