Mensagem Novembro-Dezembro 2025
Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama O ser humano não morre O tempo
Fumio Nishiyama
Reverências, muito obrigado.
Estimado internauta, hoje vamos falar sobre a relação entre espiritualidade e meio ambiente.
Esse tema é a propósito do aniversário de inauguração, em 2013, do Escritório na Floresta, construção de referência arquitetônica que foi projetada para ser a Sede Internacional da Seicho-No-Ie, no Japão.
Neste 07 de julho de 2021, a edificação, que foi concebida pelo Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, completa oito anos como um exemplo de sustentabilidade em nível global.
Trata-se do primeiro Edifício de Energia Zero do Japão (ZEB, Zero Energy Building) que, devido à sua proposta de vanguarda é um dos mais avançados empreendimentos sustentáveis do mundo, tendo sido premiado pelo Governo japonês pela sua proposta de conjugar desenvolvimento e proteção ao meio ambiente.
Por essa ocasião, vamos compreender melhor por que a Seicho-No-Ie defende, no âmbito religioso, a premissa de que Deus, Natureza e seres humanos são originariamente unos.
É tarefa da religião proteger a totalidade da vida no planeta – É errôneo pensar que religião seja algo separado da biodiversidade, como se fossem duas instituições ou instâncias distintas. Em verdade, a qualidade de vida, e a própria evolução espiritual de uma pessoa, estão intimamente ligadas com a relação que ela tem com a natureza. Vejamos por quê.
A evolução da humanidade começa no contato íntimo entre ser humano e natureza – Os livros de Ciências e de História estão aí para dar testemunho da importância, para a evolução da humanidade, do contato do ser humano com a natureza.
Santos Dumont (1873-1932), o pai da aviação, ofereceu o céu para a humanidade transitar porque desde criança estudava os movimentos dos pássaros ao invés de caçá-los, como normalmente faziam os meninos de sua época.
O clérigo Gregor Mendel (1822-1884), o pai da genética, descobriu a hereditariedade observando uma ervilheira enquanto os outros frades só viam nas ervilhas o almoço.
Cerca de 2 mil anos a.C., alguém inventou a primeira medida de tempo observando a projeção da luz do sol sobre as árvores, cuja sombra se movia percorrendo um determinado caminho – ao invés de apenas usá-las como lenha.
Esses exemplos comprovam que a harmonia com a natureza é essencial à vida – e não apenas por conta do atual desmatamento e aquecimento global. Em verdade, do contato com o mundo natural também depende a saúde de cada pessoa.
Cuidado para não nos tornarmos pessoas “ressequidas” e incapazes de apreciar o belo – O Professor Masanobu Taniguchi explica, em O Princípio do Relógio de Sol (p.113), que os cinco sentidos “protegem”, modo de dizer, a nossa consciência de receber, de uma só vez, todas as informações disponíveis ao redor. Assim, a visão só se concentra em um ponto, desprezando o restante. Com a audição é a mesma coisa, com os tímpanos “filtrando” os sons que interessam.
A vantagem desse processo é conseguir “simplificar” o dia a dia, fazendo tudo se resumir a uma determinada linguagem que, por sua vez, torna possível agilizar a lida com um cotidiano cada vez mais bombardeado por poluição sonora, visual e de todo e qualquer aspecto.
Porém, por outro lado, o supremo presidente também alerta, à página 129 da mesma obra, que “se nos limitarmos às relações lógicas e simplificadas através da linguagem, nossa vida se tornará por demais ressequida, e, cada vez mais, perderemos a oportunidade de apreciar as emoções do belo”.
O risco das interações simplificadas e utilitaristas – O Professor explica, ainda, que essa “seleção” constante dos sentidos pode levar à uma relação utilitarista com o mundo e com as pessoas, fazendo com que o ser humano só escolha interações que lhe sejam lucrativas.
Esse tipo de inter-relação acaba afetando os nervos e gerando estresse, posto que tudo que é exterior passa a ser considerado uma ameaça. Em outras palavras, a pessoa acaba se tornando uma espécie de carcereira de si mesma, se aprisionando à “armadura” que carrega dentro dos próprios olhos.
Importância de se conectar/reconciliar com a natureza – É nesse sentido que aprendemos, na Seicho-No-Ie, que é preciso nos reconectarmos com todas as coisas do Céu e da Terra, ato que chamamos de Reconciliação. Reconciliar-se, portanto, não é uma atitude realizada em um determinado tempo e espaço na qual pedimos perdão e agradecemos a alguma pessoa ou situação.
Harmonizar-se com o Universo significa dar constante atenção às dádivas que nos cercam: o ar que respiramos, as frutas que saboreamos, a caminhada ou o passeio de bicicleta, o cuidado com a horta e o delicado contato manual com a peça de artesanato etc., como fazemos nos Clubes da Seicho-No-Ie, por exemplo.
Por meio dessas práticas de reconciliação, ou reaproximação, com a natureza, retomamos o contato não com algo externo, mas percebemos que nós vivemos dentro de uma mesma vida. Em outras palavras, não há natureza fora de mim e nem eu posso ser um corpo estranho à natureza. Eis a noção mais aprimorada de que todos somos UM ao nos reconciliarmos com todas as coisas do Céu e da Terra.
A cada vez que respiro, todo o oxigênio do planeta deixa de ser o mesmo. Da mesma forma, se reciclo, planto uma árvore, deixo de ir de carro para ir de bike ou consumo menos, tudo isso representa um ganho à totalidade da vida que, na forma da unidade da natureza conosco, vai representar a nossa própria evolução, salvação e aprimoramento espiritual. Acrescente-se a tudo isso o fato de que o estresse e o “ressecamento” interior se dissipam, tornando a vida mais agradável e leve.
Clique Aqui e saiba mais sobre como participar dos Clubes da Seicho-No-Ie. Dê a si mesmo a oportunidade de se reconectar com a natureza, recebendo dela força espiritual.
Novas reverências, muito obrigado.
Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama O ser humano não morre O tempo

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama Não existe o impossível para o Homem-Filho-de-Deus

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama Participe da Festividade do Santuário Hōzō do

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama Dia da Seicho-No-Ie, uma solenidade fortalecedora da

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama Um 2022 mais feliz, através da leitura

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina Fumio Nishiyama Neste final de ano, intensifiquemos cada vez
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.