Treino do Riso

Uma das praticas da Seicho-No-Ie é o treino do riso.

Rir é suscitar alegria no coração, na mente, o que fará com que mais ondas de alegria venham se juntar a nós! Alegria atrai alegria!

Deus é a pura essência da alegria! E ao manifestar alegria manifestamos Deus. Os pensamentos de uma pessoa se refletem em sua fisionomia e vice-versa, melhorando gradativamente seu destino. Por isso, é preciso sempre ter bons pensamentos e manter uma fisionomia alegre.

Além de ajudar a atrair coisas boas, sorrir também faz bem à saúde. A cada sorriso o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, substância relacionada às sensações de prazer e bem estar e é também um analgésico natural. Rir também traz vantagens para o sistema cardiovascular, respiratório e imunológico.

Para praticar é fácil!

Basta ficar em pé, com as pernas levemente abertas, mãos na altura do umbigo e curvar o dorso levemente para trás. Então, mentalizamos a presença de Deus em nosso interior, com algumas palavras, que podem ser: Antes de começar o treino do riso, evocamos o Deus interior, pedindo para que todos repitam as seguintes palavras, em posição de oração:

Ó DEUS / DO FUNDO DA MINHA ALMA / Ó ALEGRIA INFINITA / MANIFESTE-SE!

e emitimos uma boa e alegre risada – Wá há há há há…, em voz alta! Permanecemos alguns instantes rindo alegremente, até sentirmos que estamos realmente alegres! Esta prática pode transformar nossa vida em pura felicidade!

 No vol.7 de A Verdade da Vida, o Mestre nos explica:

 

Como disse William James, filósofo e psicólogo norte-americano, “a fisionomia reflete os pensamentos, mas, por outro lado, os pensamentos também sofrem a influência da expressão fisionômica”.

 

Em outras palavras, mesmo que a pessoa esteja com o pensamento sombrio, se dá gargalhadas (expressão fisionômica), seu pensamento muda e a pessoa torna-se alegre. Na prática do Treino do Riso nas reuniões da Seicho-No-Ie, o condutor explica o treino, falando das virtudes do riso.

Uma senhora com mais de 60 anos de idade foi diagnosticada como portadora de câncer uterino. Depois de vários anos, ela ouviu de um adepto da Seicho-No-Ie o seguinte conselho: “Siga o modo de viver da Seicho-No-Ie e ria a valer. Assim, a senhora vai se curar. Não há outro meio de cura”. No início, ela respondeu: “Mas, se não tenho do que achar graça, não posso rir”. Então, esse adepto disse-lhe: “Rir é como fazer ginástica. O corpo nãose move por si só para fazer ginástica, mas, quando queremos praticá-la, ele se move, não é? Mesmo que não haja graça, é possível rir. Naturalmente, seria ótimo se houvesse algum motivo para rir. Mas, mesmo que não haja razões, se a senhora se empenhar em rir, passará a sentir-se alegre natural e, infalivelmente, o caroço do abdômen se dissolverá. Esse caroço no abdômen é cientificamente um câncer uterino; porém, do ponto de vista mental, trata-se de um caroço feito de mau humor”. Desde então, ela seguiu as palavras da pessoa, empenhou-se em rir todos os dias, e gradativamente o tumor foi diminuindo até desaparecer por completo”

 (A Verdade da Vida, vol. 15, p. 19).

 “Citarei a seguir o exemplo de uma outra pessoa que venceu a doença com o poder do riso. O norte-americano Marden fala de uma dona-de-casa, residente na Califórnia, que entrou em grave estado de depressão após uma série de sofrimentos. Ela não conseguia dormir, nem comer normalmente….. Um dia, porém, tomou a firme resolução de expulsar a melancolia que teimava em oprimi-la. Decidiu que, pelo menos três vezes ao dia, riria alto e o mais espontaneamente possível; e logo em seguida começou a praticar. Quando

(3-1) 2 conversava com os outros, aproveitava todas as chances para dar umas boas risadas; quando se encontrava só em seu quarto, frequentemente olhava para o espelho e ria para a sua própria imagem. Em pouco tempo, sua saúde melhorou, e seu temperamento tornou-se alegre como nunca fora antes. Consequentemente, o lar dessa senhora também se tornou um paraíso, repleto de alegria e felicidade

(A Verdade da Vida, vol.7, p. 37).

O riso aumenta a capacidade defensiva do organismo

 Numa experiência conduzida no Western New England College de Springfield, Massachusetts (USA), dois grupos de voluntários foram acompanhados: o primeiro assistiu a uma comédia; o segundo, a um documentário. Ao final da sessão, coletas de saliva desses indivíduos revelaram que os membros do primeiro grupo tiveram um acréscimo nos níveis da Imunoglobulina IgA, anticorpo que combate germes responsáveis por infecções respiratórias.

O riso reduz a dor

 O Dr. William Fry acha possível que o ato de gargalhar detone uma reação em cadeia nas glândulas endócrinas, favorecendo a produção de determinadas substâncias. Uma delas seria a endorfina, o analgésico natural do organismo.

O riso promove a saúde

 O riso alegre e espontâneo é, realmente, o melhor tônico que a Natureza nos deu. Quando damos umas boas gargalhadas, a nossa função fisiológica torna-se ativa. Normaliza-se a circulação sanguínea, aumenta o poder defensivo dos glóbulos brancos contra as infecções, e torna-se ativa a capacidade natural de cura do organismo. Por isso, nos lares das pessoas que vivem com a mente alegre e repleta de gratidão, nos moldes da Seicho-No-Ie, nenhum inimigo chamado “doença” poderá entrar

(A Verdade da Vida, vol. 7, p. 39)