A depressão pós-parto se cura com o sentimento de gratidão

GettyImages 1179602650 1 scaled A depressão pós-parto se cura com o sentimento de gratidão A depressão pós-parto se cura com o sentimento de gratidão. Mulher Feliz. São Paulo, out./2019. Ser Mãe, pp.21-22.

A mulher é um ser abençoado, que recebeu de Deus a missão de gerar vidas. Através do amor materno, ela se realiza na sua missão de manifestar a glória de Deus. Mas, o que deveria ser alegria, para algumas mães torna-se tristeza e sofrimento, devido à manifestação chamada depressão pós-parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, por meio de publicação em seu site, a depressão pós-parto é um distúrbio psíquico que acomete no Brasil, cerca de uma em cada quatro mulheres. Segundo esse artigo, a depressão pós-parto “é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto”. Os sintomas típicos são: melancolia intensa e desmedida, desmotivação profunda diante da vida, ausência de forças para lidar com a rotina. O desejo de prejudicar o bebê também é mencionado. O Baby Blues é uma alteração com sintomas semelhantes, porém menos intensos e com menor duração.

Segundo os psicólogos, há várias possíveis causas. A principal causa física apontada é o desequilíbrio hormonal próprio desse período, e dentre os fatores emocionais, a falta de apoio do cônjuge e da família.

Segundo a Seicho-No-Ie, as doenças e infelicidades decorrem do desconhecimento da nossa verdadeira natureza. Somos Filhos de Deus, e herdamos dEle todas as Suas virtudes, mas muitas vezes não as manifestamos na nossa vida porque nossa mente está tolhida por sentimentos negativos como tristezas, mágoas e ressentimentos, que se materializam em forma de doenças, infortúnios e complexos dos mais variados tipos. Na mãe que acabou de ter o seu bebê, essa distorção aliada à sua própria condição física, quando a ação dos hormônios é intensa, e às novas responsabilidades decorrentes da sua nova condição, gera sentimentos de ansiedade, angústia, baixa autoestima, medo, sentimento de que não é amada e que não merece ser feliz. Ela comumente responsabiliza o seu cônjuge e sua família, criando um ambiente de desarmonia dentro do lar. Na verdade, ela não acredita que o infinito amor de Deus está sempre a protegê-la; que todas as pessoas são filhos de Deus e amam-se uns aos outros. Ou seja, ela não está reconciliada com todas as coisas do céu e da terra.

Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra”. Assim diz a Revelação Divina da Grande Harmonia. Ao reconciliar-se com todas as coisas do universo através da gratidão, o coração da mãe se preencherá de amor e paz, e a harmonia passará a reinar em todos os sentidos. Todos os sentimentos errôneos serão eliminados. Como reflexo dessa serenidade mental ocorrerá o equilíbrio hormonal, e a manifestação ilusória chamada depressão pós-parto desaparecerá.

A gratidão aos antepassados também é fundamental. Ao realizarem juntos a  Oração de Gratidão aos Antepassados, a família ficará mais forte e protegida, pois estará em sintonia com vibrações espirituais elevadas. Os antepassados e os pais são o canal pelo qual flui a Vida de Deus, que a todos orienta e protege.

Concluímos assim que o mais importante é a mãe se fortalecer espiritualmente para não ser influenciada por sugestões negativas. Deve conhecer sua verdadeira natureza e permanecer em sintonia com Deus, através da leitura de obras edificantes, como os livros e revistas da Seicho-No-Ie, e da oração, como a Meditação Shinsokan. A ajuda da família nessa conscientização é fundamental, para que ela se sinta amada e acolhida. Dessa forma, promovendo a harmonia conjugal e familiar, brotará nela a profunda gratidão pela bênção de ser mãe, e ao invés de tristeza, medo e angústia, sentirá a sublime felicidade de ser mulher.

 

Kati Satoko Miura

A depressão pós-parto se cura com o sentimento de gratidão. Mulher Feliz. São Paulo, out./2019. Ser Mãe, pp.21-22.