Reflexões sobre o Meio Ambiente

Reflexões sobre o Meio Ambiente Pela Divulgadora Juliana Mitie Isayama Asano, Regional SP-NORTE 1.

Pela Divulgadora Juliana Mitie Isayama Asano, Regional SP-NORTE 1.

Você já percebeu que quando observa as árvores, o oceano e os animais se sente preenchido por uma imensa paz? Isso acontece porque a Vida de Deus preenche completamente todas as existências, e nós, como Filhos de Deus, sentimos essa infinita Força da Vida de Deus nos trabalhos da Natureza.

Pensando nesse sentido de unidade com o todo, um fato a ser considerado é que não existe nada descartável no planeta, nada que seja inútil, uma vez que tudo é fruto da Vida de Deus. Tanto que as folhas das árvores servem de alimento para os animais herbívoros e as folhas que caem no solo se tornam nutrientes necessários para que outras árvores cresçam.

Além disso, a Natureza tem seu próprio ritmo de regeneração, porém, quando consumimos desenfreadamente recursos naturais para atender ao nosso estilo de vida e despejamos os resíduos nas águas, esgotamos esses recursos em uma velocidade maior à que eles são capazes de se regenerar. Consequentemente, há perda da qualidade de água potável, mudanças climáticas que geram escassez hídrica e, uma vez que o solo perde sua fertilidade em decorrência de contaminação, há também o aumento do uso de agrotóxicos nos alimentos.

Desse modo, no momento em que deixamos de nos sentir parte do ambiente em que vivemos, nosso estilo de vida se torna distante dele, e isso afeta direta ou indiretamente a nossa qualidade de vida. No entanto, nós podemos realizar ações que diminuam os impactos negativos causados pela geração excessiva de resíduos, efetuando a reciclagem de nutrientes que poderiam causar contaminação nos rios e solos.

Segundo o site do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), em 2020, quase metade dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil eram orgânicos[1], ou seja, podem ser compostados. Portanto, se todo país realizasse compostagem, o tempo de vida dos locais que recebem esses resíduos dobraria e os recursos, bem como a fauna presente nele, seriam preservados. Mas onde exatamente é depositado o nosso lixo? Aqui no Portal da AJSI/BR você encontra uma matéria só sobre isso, é só clicar aqui.

Esses locais são chamados de aterros sanitários, e se localizam em áreas verdes longe das cidades, mas que estão em contato com rios, solo e com o ar. E, após serem utilizados para esse fim, as áreas perdem a utilidade por conta da contaminação do solo.

Um exemplo para minimizar esses impactos é a criação da composteira caseira [1] (já tem matéria sobre esse assunto também!) que, se for utilizada em conjunto com a horta orgânica (confira os nossos artigos sobre horta orgânica), permite a produção de alimentos mais saudáveis em casa. Se você quiser saber mais sobre a composteira caseira, tem algumas dicas neste folder gratuito disponibilizado pela Embrapa: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136838/1/CPAF-AP-Folder-COMPOSTEIRA.pdf. Entretanto, a parte mais importante para implementá-la é tomar a decisão de fazer a diferença.

Essas são apenas algumas dentre inúmeras pequenas ações que podemos realizar como cidadãos, mas que se tornam atitudes imensas perante o planeta. Quando realizamos esses atos, naturalmente, vamos aderindo práticas que nos conectam cada vez mais com a Natureza, até obtermos a consciência de que Deus, Natureza e seres humanos são uma única Vida inseparável.

[1] https://sinir.gov.br/informacoes/tipos-de-residuos/residuos-solidos-urbanos/