Princípios e fundamentos da Educação da Vida

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Inicialmente, algumas considerações são necessárias sobre a Filosofia da Seicho-No-Ie para esclarecimento teórico e prático de sua pedagogia – a Educação da Vida.

Assim, o Professor Masaharu Taniguchi norteia sua Filosofia Educacional: “Minha filosofia propõe, em primeiro lugar, a mudança total da maneira de se encarar a natureza do ser humano; isto é, ensina que é preciso deixar de considerar o ser humano como mera matéria e passar a considerá-lo um ser espiritual”. “(…) A Seicho-No-Ie afirma que Deus está em nós e define esse Deus interior como perfeição suprema que constitui a essência de todo ser humano”. (TANIGUCHI, 1996)

O ser espiritual que somos é dotado de mente e corpo físico para viver e atuar com a sua origem divina, aqui no mundo físico. Sendo assim, a nossa mente é a conexão perfeita entre nosso espírito (invisível) e o nosso cérebro (visível).

Sua atuação é manifestar por meio da mente e do cérebro os pensamentos, advindos do próprio espírito – assim somos e estamos prontos para viver aqui, agora. Porém, a nossa mente – sede de nossas emoções obedece a uma lei, denominada – Lei de Atração dos Semelhantes e faz manifestar, em nosso corpo e no ambiente em que atuamos, os resultados de nossos pensamentos, palavras e ações positivos/negativos no julgamento de nosso livre-arbítrio.

Esses resultados identificam, analiticamente, a lei de atração, denominando-a – lei de causa e efeito / ação e reação.

O Professor Masaharu Taniguchi esclarece: “(…) Os senhores poderão duvidar quanto a ser possível realmente uma obra tão grandiosa como a de consumar a felicidade da humanidade apenas estudando a lei mental e praticando-a na vida cotidiana. Mas, Sakyamuni proclamou: “tudo é manifestação da mente”, e Cristo respondeu à indagação de Nicodemos “A Verdade vos libertará”. A “Verdade” referida por Cristo é, na realidade, a lei mental que existe dentro de nós. Aquele que conhece o princípio do fogo utiliza-se, livremente, do fogo; aquele que conhece o princípio da água utiliza-se, livremente, da água; e aquele que conhece a lei mental consegue a liberdade do seu destino.” (TANIGUCHI, 1993)

Quando o Professor Masaharu Taniguchi se refere ao mundo de perfeição absoluta criado por Deus está, simplesmente, ensinando-nos a Verdade já dita por Sócrates, quando falava aos seus discípulos sobre o Mundo das Virtudes; por Platão, que dizia das ideias elevadas, porque vinham do Mundo das Ideias; por Buda, que conseguiu separar este mundo de oscilações de fatos do bem e do mal em que vivemos, divulgando o mundo perfeito da Imagem Verdadeira; e por Jesus Cristo, que nos ensina a transcender este mundo fenomênico em que vivemos, referindo-se a que: “O Reino de Deus está dentro de vós”.

Segundo sua definição: “Educação da Vida é uma pedagogia que consiste em extrair do interior do homem a Vida, que é dotada de potencialidade infinita. Tradicionalmente, pensava-se que “educar” fosse sinônimo de “encher de conhecimentos”, mas, na verdade, EDUCAR (que vem do latim EX-DUCERE) significa ‘conduzir de dentro para fora’ (…)” (TANIGUCHI, 2011)

Vida, em maiúsculo, refere-se à Vida de Deus em nós, seres humanos, e em todos os seres vivos. Conduzi-la de dentro para fora por meio de nossos pensamentos, palavras e ações positivas, estando alinhados com a lei mental, constitui a metodologia intrínseca e metafísica aplicada.

Notamos ser pertinente a sua linha pedagógica com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), quando almeja que o professor seja um facilitador no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, torna-se necessária uma aceitação subjetiva, por parte do professor, de que o aluno é portador de capacidade para aprender e, daí, facilitar essa manifestação ao mundo exterior com os seus recursos didáticos. Estimular essa capacidade e conduzi-la corretamente constitui, para o autor, a finalidade de todo o processo educacional.

Edgar Morin (antropólogo, sociólogo e filósofo francês), assim define os erros, as cegueiras do conhecimento (os erros da razão): “A racionalidade é a melhor proteção contra o erro e a ilusão. (…) A verdadeira racionalidade, aberta por natureza, dialoga com o real que lhe resiste. Opera o ir e vir incessante entre a instância lógica e a instância empírica; é o fruto do debate argumentado das ideias, e não a propriedade de um sistema de ideias. O racionalismo que ignora os seres, a subjetividade, a afetividade e a vida, é irracional. A racionalidade deve reconhecer a parte de afeto, de amor e de arrependimento. A verdadeira racionalidade conhece os limites da lógica, do determinismo e do mecanicismo; sabe que a mente humana não poderia ser onisciente, que a realidade comporta mistério. A racionalização é fechada, a racionalidade é aberta. A racionalização se crê racional porque constitui um sistema lógico perfeito, fundamentado na dedução ou na indução, mas fundamenta-se em bases mutiladas ou falsas e nega-se à contestação de argumentos e à verificação empírica. A racionalização nutre-se nas mesmas fontes que a racionalidade, mas constitui uma das fontes mais poderosas de erros e ilusões. Dessa maneira, uma doutrina que obedece a um modelo mecanicista e determinista para considerar o mundo não é racional, mas nacionalizadora.” (MORIN, 2000)

Como Edgard Morin, vários autores já testemunham a necessidade de se levar em consideração os aspectos subjetivos no processo educacional, evitando que comprometam a aprendizagem, já que a emoção é mais forte que a razão. E, por que não aspectos metafísicos espirituais na solução, quando a reflexão, a meditação, a oração acalmam e silenciam a mente, para que o espírito vá além da inteligência humana, revelando a sabedoria de filho de Deus em nós?

A Educação da Vida alinhada à pedagogia tradicional baseia-se nos avanços da Ciência Mental e resulta na formação do ser integral devido à comprovação da força do pensamento, da mente e sua lei, a qual influencia em nossas atitudes e decisões vivenciais.

O Professor Masaharu Taniguchi adverte sobre teoria e fato: “Pode-se alterar a teoria, mas não o fato. Portanto, o fato está acima da teoria, ou, em outras palavras, é mais poderoso do que a teoria. A natureza divina do ser humano é um fato, e não uma simples teoria.” (TANIGUCHI,1994).

“Se você conhecer a Ciência Mental e tornar-se integrante do quinto reino, saberá que a paz interior conserva a paz exterior. Havendo controle emocional e mental na vida, sua Vida estará dinamicamente equilibrada e conseguirá se harmonizar com as pessoas e situações sem qualquer atrito nem tensão. Esta é a prova cabal da dinâmica mental.” (TANIGUCHI, 2012)

Considera, ainda, que “o método educacional para a formação do homem verdadeiro, consiste, na verdade, na educação dos adultos. (…). Para educarmos bem os filhos, devemos primeiramente orientar os pais. Grande é a influência do pensamento dos pais sobre os filhos.”

– Parâmetros na aplicação pelos adultos – pais/professores: Educação por projeção ocorre por: poder sugestionador da palavra; visualização pelos pais/professores; empatia – eu e o outro somos um.

 – Poder sugestionador da palavra: “Grande é a influência do pensamento dos pais sobre os filhos.” (TANIGUCHI, 1984)

Os adultos influenciam as crianças e adolescentes, por meio da palavra verbalizada e escrita numa avaliação em 5%; e, pensada e em atitudes fisionômicas em 95% em proporção na receptividade mental.

– Visualização: visualizar é criar: “O objetivo da Educação da Vida é extrair a natureza divina, a natureza búdica, a capacidade e a perfeição infinitas existentes no interior das crianças”. (KANUMA, 1999). Ver sempre o aspecto verdadeiro, intrínseco de filho de Deus.

– Empatia: Eu e o outro somos um – em razão e emoção: Exemplo do grande educador e psicanalista inglês Alexander Neill. Ele afirma: “Algumas crianças, quando recebem castigo por uma falta cometida e ficam muito ressentidas, voltam aos hábitos do tempo em que ainda eram bebês, passando a chupar o dedo, a fazer xixi na cama, etc.” Ele observou que (…) “todos os problemas manifestados na criança, tais como doenças físicas, irritabilidade, tristeza, mau desempenho escolar, etc., são reflexos do estado mental dos pais.” (TANIGUCHI, 1990)

 – Concentração mental: “Visitando escolas primárias e assistindo às aulas, pude comprovar isso pessoalmente. Constatei que as crianças que ouvem as palavras do professor, fitando-o com expressão séria são as que têm a mente atenta e apresentam bom desempenho escolar”.

“Que descuido o dos pais e dos mestres que, apesar de desejarem a melhora do desempenho escolar de seus filhos ou alunos e saberem a relação entre a capacidade de concentração e o bom desempenho escolar, empenham-se apenas em impor a eles uma pesada carga de estudos, esquecendo-se de ensinar-lhes a prática de concentração mental.” (TANIGUCHI, 1990)

A concentração mental é um processo psíquico que consiste em centrar voluntariamente toda a atenção da mente sobre um objetivo, objeto ou atividade que se esteja fazendo no momento, deixando de lado todos os fatos que possam de interferir na atenção.

Ainda, propicia que ocorra na aprendizagem a intuição e a inspiração, sendo manifestações independentes à nossa vontade, ao nosso controle. Haja vista que, se atentarmos a uma parte de determinado assunto ou mesmo um tema em estudo e, automaticamente, percebermos a compreensão do todo é porque a nossa capacidade intuitiva foi acionada pela razão na conclusão a que possamos chegar.

Além do mais, a assiduidade de se ter concentração mental no que se propõe a fazer ou estudar, propicia a inspiração que já é independente de qualquer raciocínio ou análise, simplesmente acontece e esclarece em nossa mente a imagem total de fatos ou situações. Exemplos são de grandes obras artísticas e descobertas científicas que só poderiam ser realizadas com inspirações vindas do mundo espiritual.

“A Ciência pesquisa a matéria física em sua estrutura e organização de modo geral. Mas, se não pararmos aí e aprofundarmos cada vez mais nas causas e origens de todas as coisas, desenvolve-se em nós o “espírito científico que alcança um mundo além da ciência”. Ou seja, na verdade, “o sentimento religioso”, sendo a manifestação do espírito de busca mais profundo do que o “espírito científico”, leva o homem a procurar a Verdade mais profunda. Podemos dizer que o “espírito religioso” é o “espírito científico” em sua maior profundidade.” (TANIGUCHI, 1991)

No contexto pedagógico, podemos considerar a prática da concentração mental para conseguirmos excelentes resultados nos estudos. Conclui-se que, a aprendizagem é causa e a nota – efeito. No entanto, lembremos de considerar o ser humano como um ser espiritual, urge que se aprenda e ensine aos educandos a concentração mental efetiva, por excelência – a Meditação Shinsokan.

“A nossa Meditação Shinsokan surgiu com o propósito de possibilitar-nos que, através da concentração do pensamento em nosso Pai da Vida, nos unamos com a Grande Vida, para com ela nos fundirmos, assim mesmo no estado carnal em que nos encontramos; para que atinjamos o estágio de harmonia e liberdade”. (TANIGUCHI, 2000)

 – Satisfação dos cinco desejos básicos do ser humano: Os pais e professores sempre serão ídolos de seus filhos/alunos. Contribuir para que os educandos se sintam realizados em seus desejos básicos é propiciar a que tenham autoestima consolidada. Desejamos ser livres, úteis, amados, reconhecidos e elogiados e, usando de nossa liberdade para sermos úteis ao próximo a lei mental interage, em causalidade, de sermos amados, reconhecidos e elogiados.

A Educação da Vida propõe, em seu pensamento pedagógico, a vivência de valores ético-morais por ser educação espiritual, emocional e mental. Parceira na ciência comum, alinha-se com seus conceitos, práticas e reflexões, atuando positivamente no aprendizado e na realização pessoal de pais e professores.

Referências:

Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997, vol. 01, p. 40.

MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Unesco: Cortez, 2000, pp. 22-23.

KANUMA, K. Educação do Filho de Deus, Volume 1. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 1999, pp. 33-34.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade, São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 2012, Volume Suplementar, p. 32.

_______________. Revista Seicho-No-Ie – 1ª Publicação-Edição Especial, São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pp. 07- 08, 1993.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 08. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 2000, p. 27.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 13. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 1984, pp. 19-25.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 14. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 2011, prefácio.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 25. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, 1990, p. 79.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 29. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pp. 107-108.

_______________. A Verdade da Vida, Volume 35. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pp. 121-123.

Escrito por Antônia dos Santos Alves

Débora Kubo

Preletora em Grau Sênior

Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.

Viviane Tenório de Macêdo Hara

Preletora da Sede Internacional 

Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.

Daniela Cristina Seghessi

Preletora da Sede Internacional 

Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.

Juliana Oshima

Preletora em Grau Júnior

Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.

Genaina Nunes

Preletora em Grau Júnior

Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.

Marisa Baptista da Silva Negrão

Preletora em Grau Júnior

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.

Andrea de Ávila

Preletora em Grau Sênior

Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.

Iara Regina Colombo

Preletora em Grau Sênior

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS  (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.

Patrícia Helena Arine

Preletora em Grau Sênior

Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Preletora em Grau Sênior

Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.

Daniele dos Santos Souza Onodera

Preletora em Grau Sênior

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.

Silvana Cassimiro
de Souza

Preletora da Sede Internacional 

Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.

Lílian Súzi Baffi Norimatsu

Preletora da Sede Internacional 

Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.

Marie Murakami

Preletora da Sede Internacional 

Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.

Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.