Segredos para Prosperar: Gostar de seu trabalho e da sua Profissão Preletor Bruno Chiba Faccini

Olá! Seja bem vindo a mais um, Aprenda a Prosperar. Para mim é uma grande alegria poder estudar mais um pouco com vocês. Sobre como prosperar na nossa vida em todos os sentidos. Hoje nós vamos falar sobre um dos segredos para atrair a prosperidade. Esse segredo é gostar do seu trabalho e da sua profissão. Vou usar o livro “A Prosperidade em suas Mãos”.

Nele encontramos as “Dez Atitudes Mentais que Atraem a Prosperidade e Dez Atitudes Mentais que Repelem a Prosperidade”. Ele é o manual de como prosperar. E aí a gente já falou numa série de palestras anteriormente sobre as atitudes que repelem. E nós já estamos agora na série onde nós falamos das atitudes que atraem a prosperidade.

E eu estou com a missão de falar desse tema,  “Gostar do seu Trabalho e de sua Profissão”. Então, A Prosperidade em suas Mãos, esse livro é do professor Yoshihico Iuasaca. Você pode adquirir ele fisicamente, seja em uma regional, em uma associação prosperidade local, próxima á você ou até pelo site livraria.sni.org.br.

Você pode adquirir em um clique, que recebe no conforto da sua casa. E aí, se você tem um tablet ou um celular, você pode baixar o aplicativo que chama Kindle, e no Kindle você faz lá seu cadastro. Você pode adquirir ele de maneira digital, o famoso ebook, e aí você adquire esse e outros títulos da SNI que já estão disponível lá. E você pode ler aonde estiver com o seu tablet ou com o seu celular.  A Prosperidade em suas Mãos.

Vou ler um trecho de um livro que eu adoro, A Verdade. Vol. 8, que é o Manual do Empreendedor da SEICHO-NO-IE para mim.  E vou ler uma oração do livro Minhas Orações. Aqui tem oração para tudo o que você imaginar para sua vida, tá?

Muita gente às vezes está com alguma dificuldade, algum problema. Fecha os olhos, abre e lê a oração do dia. Interessante que sempre sai uma mensagem que você está precisando para aquele momento, para aquela situação que você está passando. Então adquira os livros para que você continue estudando em casa, para que você continue ampliando o seu recipiente mental e, naturalmente, prosperando cada vez mais.

Se você está em casa, já pega o livro A Prosperidade em suas Mãos,  para você abrir certinho, fazer as suas anotações, sublinhar para que você possa enriquecer o seu estudo. Ele começa falando na página 123, o seguinte, “Para obter sucesso profissional, a pessoa deve gostar do seu trabalho no dia a dia e amar sua profissão”.

Olha só que interessante. Mas Bruno, por quê que para eu ter sucesso profissional eu tenho que gostar do meu trabalho, do meu dia a dia e amar a minha profissão? Não sei se vocês lembram, quem é do século passado vai lembrar, que antigamente tinha um comercial de colchão, que o slogan dele era “Um terço da sua Vida você vai passar sobre ele”. Ou seja, calculando que pelo menos 08h00 do seu dia, da sua vida, você vai estar dormindo por dia, 08h00 por dia. Você vai estar dormindo. Então um terço da sua vida você vai passar no seu colchão ali. Mas se você parar para pensar, pelo menos no mínimo 08h00 por dia, você vai passar trabalhando também. Só que na verdade, é muito mais, 08h00 é a sua carga horária no trabalho. Quando você chega sem cumprir ali uma carga horária de 08h00, no mínimo, em média. Só que você tem que se arrumar antes, você tem que se deslocar para o seu trabalho, depois deslocar voltando, tem um tempo de almoço, essas 08h00 aí vira um dez, 11, às vezes até 12h00 por dia.

Se você não gosta do seu trabalho, da sua profissão, é como se você não gostasse de boa parte da sua vida. É como se a sua vida perdesse a alegria. É como se você perdesse a vontade de viver e a vida fosse um grande sofrimento para você. Justamente porque boa parte do momento que você está acordado, que você está em pé, você está trabalhando.

E aí, se esse trabalho significar sofrimento, significar algo muito ruim na sua vida, naturalmente você vai achar que a sua vida é um grande sofrimento. E aí ele continua falando assim na página 123. Neste momento, é fantástico essa dica que lhe dar está neste momento. Mesmo que não esteja contente com a sua atual ocupação, deve dedicar se a ela.

Mas somos de corpo e alma. Tem gente que quando não gosta, ao invés de dedicar de corpo e alma, faz meia boca da uma espiada da alma enganada para passar logo o tempo. E ele fala justamente o contrário. “Mesmo que não esteja contente com a sua atual ocupação, deve dedicar se ao máximo de corpo e alma. Fazendo isso, a pessoa irá se diplomar nesse trabalho e em breve poderá abraçar aquele que deseja. Se a chegada do novo trabalho estiver demorando muito, é sinal de que ainda está faltando dedicação, ao trabalho atual”. O Mestre Masaharu Taniguchi, ele compara essa vida com uma grande escola, seja por trabalho, seja a escola, escola mesmo, seja para o relacionamento, seja para tudo aquilo que acontece na sua vida. Ele faz a seguinte analogia você só vai para a segunda série se você fizer muito bem a primeira série.

Ou seja, você só vai ocupar um novo novo trabalho, uma nova profissão. Se você se diplomar muito bem na atual profissão que você está ou a atual ocupação, às vezes a profissão é a mesma, mas você quer mudar de função. Então dedique se ao máximo a algo que você faz. Eu sempre brinco nas minhas palestras e aulas em New Ciclo que tem gente que você pergunta assim você trabalha com o que? A pessoa responde “Eu trabalho com raiva! Eu trabalho com ódio!”. Ou seja, está na cara que o trabalho é um grande sofrimento. E aí, quando você trabalha com essa disposição, você naturalmente fica preso naquela ocupação, naquele cargo, naquela função e naquela profissão. Eu estava lembrando essa semana, numa palestra que eu fiz com um amigo meu lá em Goiânia, a gente trabalhava na ETE, empresa de tecnologia em engenharia, e a gente brincava assim, se der 18h01 aqui nessa empresa todo mundo tá salvo, porque 18h01 pessoal já está longe, Ela tá chegando em casa porque tá doido pra ir embora, tá doido pra sair do trabalho, nunca pode fazer mais e tudo mais. E olha só que interessante quando a gente comentou isso, coincidência ou não, nós dois éramos já tínhamos saído da função inicial lá do cargo e estávamos na função de gerentes.

Coincidência ou não, nós éramos o que dedicava se ao máximo de corpo e alma para a função inicial. Estávamos em função de gerentes e analisando o comportamento das demais pessoas. Então, quer crescer naquilo que você faz profissionalmente? Dedica se de corpo e alma. E vai uma outra dica, melhore 1% por dia naquilo que você faz profissionalmente, independente da sua profissão, independente se você é um profissional liberal, se você é um executivo, se você é um autônomo, se você é um empreendedor, melhore o seu processo de trabalho 1% por vez.

Imagina depois de 100 dias, depois de 100 anos, como você terá melhorado o seu processo profissional? E aí você olha pra trás daquilo que você era, para aquilo que você é hoje. Você vai perceber a grande diferença. E aí ele continua falando assim, Página 123, “Como uma das finalidades do trabalho e aprimoramento da alma. Mesmo que a sua profissão ocupação seja por demais desagradável e insignificante para o seu plano de vida. Não será maldizendo ou nem odiando que você conseguirá libertar desse trabalho”. Olha só que interessante. Então tem gente que acha que vai mudar de profissão, reclamando, maldizendo, odiando, trabalhando com indisposição e acaba não entendendo porque é que não muda. É justamente aí que tem que ter a mudança de postura na forma de trabalhar.

Então ele fala assim, “Empenhando-se cada vez mais a sua força nesse trabalho aparentemente desestimulante e que você poderá se aprimorar nessa tarefa. Mais do que isso, você conseguirá diplomar-se na sutil questão da relação entre o trabalho e a vida. Este é o fato mais importante para o treinamento de sua alma”.

Então você trabalha, não é só pra ganhar dinheiro, você trabalha para elevar a sua alma. “Mesmo um trabalho aparentemente desinteressante envolve diversos problemas e pelo fato de ir resolver esses problemas é que a sua alma se eleva”, vai se elevar principalmente quando você significa entender o significado do trabalho. E aí eu pego esse livro Minhas Orações e tem uma oração na página 166, que antes da oração Ele dá o significado da palavra trabalho em japonês. E aí fala o seguinte “O termo trabalhar em japonês HATARAKU,  significa dar conforto ao próximo. O homem nasceu para proporcionar bem estar às pessoas que estão a sua volta”. Olha só que interessante. Então, uma forma de elevar a sua alma, além de resolver os problemas que vão aparecendo no seu trabalho, principalmente esse problema que você vai resolvendo no seu trabalho, na maioria das vezes não é problema seu. A sua profissão, na maioria das vezes ela existe para resolver problemas de terceiros. Olha só que interessante. Se na sua profissão não precisar resolver problemas de terceiros, cá entre nós, ela não precisa existir. Pensa comigo, só tem o porque existir a profissão de mecânico, porque o talento do mecânico facilita o meu problema de arrumar o meu carro, a minha moto, minha bicicleta ou qualquer coisa assim.

Enquanto não precisar mais arrumar alguma coisa, solucionar um problema, não tem porque existir A função de mecânico. Enquanto as pessoas precisarem de roupa, vai ser necessário existir costureiras e costureiros. Então ele, o costureiro, a costureira, resolve o problema de roupa das pessoas. O problema de se vestir, se vestir elegantemente enquanto as pessoas tiverem fome, eu preciso de cozinheiros e cozinheiras que resolvam o problema da fome para as pessoas.

Quando algumas pessoas tiverem um problema de saúde, eu preciso de médicos para resolver um problema de saúde físico das pessoas. Olha só que interessante. Então todas as profissões vêm para resolver problemas de terceiros. Então você não vem para trabalhar para si próprio, muito menos você não vem para ganhar dinheiro na sua profissão. Você vem trabalhar para facilitar a vida do outro.

Você vem para trabalhar, para colocar o seu talento à disposição para as outras pessoas. Ora, tem coisa que você vai fazer muito bem e que outra pessoa não faz. É isso que deixa o mundo mais fantástico. Tem gente que tem facilidade para lidar com números, tem gente que tem facilidade para lidar com pessoas. E aí, o que falta em um, sobra em outro e um ajuda o outro. E este mundo se torna cada vez melhor.

Aqui, na oração, ele pede para que você possa ler essa oração todos os dias antes de iniciar o trabalho. Página 166 do livro Minhas Orações. Ele fala assim “O meu trabalho é uma oração que beneficia a família e toda a humanidade”. Vou repetir “O meu trabalho é uma oração que beneficia a minha família e toda a humanidade. O trabalho é a oração. Orar é trabalhar. Olha só que interessante. Orar e trabalhar. Agradeço ao meu trabalho, através do qual manifesto a glória de Deus. Tornam me cada dia mais amável e atencioso. Já perdi o hábito de deixar os objetos em desordem. Neste momento, coloco em perfeita ordem tudo o que está a minha frente. Dedico toda a minha vida a este lugar. Por isso meu trabalho rende. O trabalho que tenho diante de mim não é meu. É trabalho de Deus. É Deus que realiza através de mim”.

Olha só que interessante. Duas coisas que o trabalho tem diante de mim não é meu. É um trabalho de Deus. Deus confiou o trabalho que você está executando neste momento. Portanto, faça muito bem.

O trabalho que você está executando muito neste momento foi confiado por Deus para que você não seja despedido. E aí ele fala assim que isso aqui é uma dica que está lá na frente de como trabalhar sim, sem cansar. Ele fala assim “É Deus que realiza através de mim”. Então, ao realizar um trabalho, qualquer tarefa do nosso, da nossa vida, do nosso dia a dia, a gente sempre ter a consciência as minhas obras, não sou eu quem as realiza, mas a força de Deus Pai que realiza através de mim, através da minha vida.

Faça sempre o canto evocativo de Deus para evocar o Deus no seu interior, para que as as obras não seja você que faz, mas sim Deus através de você. E aí ele continua falando na página 124, “Qualquer que seja o ramo de sua de nossa atividade, devemos pensar estou realizando um trabalho importante para a felicidade de grande número de pessoas. Para mim é uma honra muito grande realizar este trabalho”.

Então você nesta nesta frase, nessa que pode ser uma oração ou uma mentalização, ao começar fazer um trabalho, você pensar estou realizando um trabalho importante para a felicidade de grande número possível de pessoas. Para mim, é uma honra muito grande realizar esse trabalho. Então você vai tirar aquele sentimento de algo penoso, de algo ruim, de algo chato. Mas se colocar, colocar dentro de si a sensação de grandiosidade, a sensação de honra, é uma grande honra. Fazer aquilo que eu estou fazendo é um trabalho, é um emprego, é uma função que Deus confiou a mim. Então jamais vou decepcionar Deus. Vou atender todos os seus filhos da melhor forma possível. E aí, naturalmente, quando você trabalha, desempenha muito bem a sua função, novas oportunidades vão abrindo para você, vão acontecendo para você.

E ele fala assim “Devemos transformar o nosso trabalho em motivação para sentir a alegria de viver”. Não é a alegria de morrer não tá. “Para sermos felizes, devemos amar o nosso trabalho, ser trabalharmos pensando Estou retalhando a minha vida e vendendo aos poucos para essa empresa e me vendendo aos poucos para essa empresa. Não poderemos jamais conhecer a sensação de felicidade. Na verdade, toda e qualquer trabalho está relacionado com o bem estar comum de toda a sociedade. Logo, qualquer que seja o ramo de nossa atividade, devemos pensar…Estou realizando um trabalho importante para a felicidade de grande número de pessoas. Para mim é uma honra muito grande realizar esse trabalho e a ele continuar trabalhando com este pensamento. Sentiremos a alegria de viver. A fadiga será menor e elevar-se-ão tanto a qualidade quanto o volume de nosso trabalho. E aí tem uma frase bem interessante, uma frase, uma passagem aqui, lá na frente, na página 129, que ele fala assim “Aquele que trabalha com má vontade não pode exteriorizar plenamente sua capacidade, por isso não consegue mostrar eficiência no trabalho e acaba fracassando na vida”.

E aí eu tenho certeza que você não quer fracassar na vida. Por isso nós devemos mostrar grande eficiência no trabalho, até porque a forma como a gente executa o nosso trabalho, a nossa profissão, ela mostra um pouco do nosso caráter. Se você faz de qualquer jeito ou se você não tem pontualidade, ou você faz um trabalho e às vezes age de forma desonesta no seu trabalho, você acaba revelando o seu caráter, um caráter, nesse caso, negativo.

Mas se você é pontual, faz da melhor forma possível. Você, ao invés de agir com desonestidade, você trabalha de forma íntegra. Isso também demonstra o seu caráter e ao demonstrar o seu caráter, nesse caso positivo, vai fazer com que você tenha um grande êxito na vida. Ele fala assim na página 128, “Podemos dizer que o trabalho é um dos meios para elevar o nosso caráter. Tanto o grau de desgaste físico quanto o grau de elevação do caráter variam conforme a atitude com que trabalhamos”. Isso que eu acabei de falar. Então, se você trabalha com uma atitude desleixada, só para matar o tempo, para enganar o patrão, que na verdade você está enganando a si mesmo, porque você impede o seu crescimento e fica sempre estagnado na sua profissão ou estagnado na sua evolução pessoal, espiritual e profissional.

Então ele fala assim “Se alguém trabalhar com má vontade, ficará muito cansado e ficando cansado. Esse trabalhador se sentirá aborrecido e irritado, o que não fará nenhum bem à sua saúde física e mental. Observando a atitude com que a pessoa exerce alguma tarefa, podemos avaliar o grau de elevação de seu caráter”, através como a forma, através da forma como a pessoa trabalha, dá para ver o caráter dela? Sim, como foi falado, faz qualquer jeito desleixado, meia boca para passar o tempo, para enganar o patrão, enganar a si próprio, passar as pessoas para trás. Isso eleva, mostra um caráter bem negativo que precisa ser melhorado, mas ao contrário, também é verdadeiro. Se faz da melhor forma possível, de forma pontual, de forma honesta. Entrega mais do que lhe é pedido, mostra um caráter elevado, caráter elevado, sempre encontra boas oportunidades à sua frente. Caráter que precisa melhorar vai sempre encontrar dificuldades para que possa elevar esse caráter, para que possa melhorar.

E aí ele vem com umas dicas bem bacanas de Como realizar bem o Trabalho, independente se você é um profissional liberal, se você é empreendedor, se você é dono do próprio negócio ou se você é um funcionário, ele dá algumas dicas.

 Letra A – Página 125, “Antes de mais nada, tornar alegre a própria mente”. Então você vai trabalhar com a mentalidade alegre e feliz. Não vai trabalhar com aquela indisposição. “Ah, meu Deus do céu, eu tenho que trabalhar”. Eu brinco sempre, né? Segunda-feira é o dia que mostra o seu caráter, a sua mentalidade referente ao trabalho. Se você acorda segunda feira, o vou, vou trabalhar, vou me tornar útil ao próximo, vou fazer bem à humanidade, vou colocar o meu talento à disposição da humanidade. Mostra a sua alegria e o seu caráter elevado em trabalhar. Só que tem gente, olha só que nunca está feliz com nada. Segunda-feira acorda! “Ai meu Deus, tenho que ir trabalhar, o dia o Céu”. Só que aí essa mesma pessoa, um dia atrás ela acordava assim “Ai meu Deus, segunda-feira não tenho trabalho. Oh dia! Oh Céu!”, reclama porque tem trabalho, reclama porque não tem trabalho.

Então vivifique a sua vida naquilo que você está fazendo. Daqui a pouco tem umas orientações para quem está desempregado ou para quem perdeu o emprego recentemente. Dicas valiosas!.

Então vamos lá para a letra B. Antes de mais nada, “Tornar a própria mente alegre”.

Letra B – “Sempre ter a esperança de melhorar o seu trabalho”, então sempre terá a oportunidade de melhorar o seu trabalho.

Sempre acreditar que você pode melhorar aquilo que você faz, aquilo que eu falei antes. Melhore 1% por dia ou 1% por vez o seu processo de trabalho e isso vai lhe dar ânimo de fazer aquilo que você faz, porque às vezes aquilo que você faz pode cair na rotina e a rotina para você pode ser desestimulante. Mas se você coloca desafios diários para você de como melhorar cada vez mais, confie em mim, jamais vai ter rotina no seu trabalho e você vai crescer grandemente naquilo que você faz.

Letra C –  “Acreditar constantemente que vai dar infalivelmente uma boa inspiração”. Então você acreditar que o tempo todo Deus está te orientando e que naturalmente vai haver inspiração de como melhorar o seu processo e como atender melhor o cliente, de como melhorar o seu produto. Então acredite fielmente e ali esse acreditar fielmente que vai vir boa inspiração, com a prática da Meditação Shinsokan.

Quando você faz a meditação em sua cama, é incrível quando você conecta com desse mundo fenomênico, com o mundo de Deus, como o intenções, insights, boas ideias para melhorar aquilo que precisa ser melhorado na sua vida e se você faz direcionando a sua mente para as questões profissionais, vai vir vários insights e vai ser incrível como essas boas ideias podem transformar o seu empreendimento.

Letra D – “Ter fé é orar para receber a orientação de Deus”, que eu acabei de falar. Meditação Shinsokan, focar e fazer leitura de Sutras Sagradas para os Antepassados, em Gratidão aos Antepassados. Fazer uma leitura diária aqui do Minhas Orações. Você pode comprar a Sutra Sagrada em 30 Capítulos, na Sutra Sagrada 30 capítulos tem uma oração específica para cada dia do mês. Aquilo ali dá vários insights também.

Outra dica que eu dou para vocês fazerem uma mini oração é você adquirir o Preceito Diário. Já está disponível, inclusive o preceito diário para 2024, tanto de mesa quanto de parede. Todo dia você vira lá, principalmente no seu comércio. É uma forma de divulgar a SEICHO-NO-IE sabia?. Muitas pessoas não conhecem a SEICHO-NO-IE, mas conhecem a folhinha da SEICHO-NO-IE.

Então coloca no seu comércio lá e você ou os seus funcionários ou os seus colaboradores do seu departamento podem ler a oração do dia, a mensagem do dia. Inclusive pode ali, entre 05 e 10 minutos, falarem o que entenderam daquele naquela mensagem. Tenho certeza que só vai sair coisas boas. Daí está letra e agradecer a Deus por todas as orientações. Já que eu orei, já meditei, recebi várias orientações, agradeça a Ele e agradeça já por aquilo que você teve como intenção já estar realizado. Visualize como já realizado.

E letra F –  “Traçar um plano e executá-lo com esforço e perseverança”. Não adianta vir o insight, não adianta vir as boas ideias se ficar engavetado. Você tem que desengavetar e fazer acontecer na sua vida, no seu dia a dia. Às vezes, aquilo que você pensou, de como está hoje, de como vai estar amanhã, é muito grande. É muito longe as realidades, mas fragmente os seus planos, fragmente seus objetivos em pequenos pedaços e vá realizando pequenos processos para que você possa chegar até aqui, ok? Então trace um plano e execute com esforço e perseverança.

E aí ele continua Estudo, eu estudo. Falando assim, “Devemos trabalhar com a atitude mental de que estamos desempenhando esta atividade, por que queremos ser útil a sociedade e às pessoas e que estamos trabalhando por nossa livre vontade”.

Então, esse pensamento, ele é fundamental para que você não esteja com o pensamento fixo que está trabalhando. Não é por livre vontade, mas porque você é um escravo do trabalho, porque você é obrigado a trabalhar e é um grande sofrimento para o ser humano. Para o ser humano, quando ele perde essa sensação de liberdade, um dos desejos básicos do ser humano são cinco desejos básicos do ser humano. Um deles é ser livre. E quando ele perde essa sensação de liberdade, a vida passa a ser um grande sofrimento. Então, tenha essa atitude mental que tudo aquilo que você realiza profissionalmente é para ser útil à humanidade e que você é livre fazendo isso. E como recompensa, você recebe muitas bênçãos na sua vida e entre elas, não somente a bênção financeira.

Ele fala assim na página 126, “Não importa a qual trabalho a pessoa esteja se dedicando agora, logicamente, o trabalho honesto é fundamental. O importante é não perder a esperança de que ele levará infalivelmente a pessoa ao caminho do sucesso. Ele fala assim repito, por mais uma vez, que aquele que trabalha só para ganhar dinheiro é um escravo”. Que a gente estava falando sobre trabalhar por livre e vontade.

“Aquele que trabalha só para ganhar dinheiro é um escravo. A vida do homem vem a este mundo terreno para estar em atividade, para trabalhar. Portanto, a vida é realmente nossa, somente quando estamos trabalhando, quando deixamos de trabalhar, é como se estivéssemos deixando de viver. Na verdade, o trabalho deve ser uma atividade cujo objetivo não seja receber remuneração, mas sim cumprir nossa missão e tornar feliz o próximo. Aquele que trabalha apenas para receber a remuneração não está vivendo realmente. Por mais alto que seja esse ganho profissional, a sua vida não passa de vida vendida, ou seja, vida escrava. Mudando o seu ponto de vista, o trabalho transforma se em alegria”. Olha só que interessante.

Então não aceite ideologia. Nós ensinamos o tempo todo. Você não deve colocar em primeiro lugar a remuneração financeira para você trabalhar, mas sim como que através do seu talento você pode ser útil às pessoas, mas não aceite ou não é contra o enriquecimento financeiro e material. De forma alguma. Só que quando você coloca o dinheiro em primeiro lugar, por mais que você ganhe bem, mas não gosta daquilo que faz porque não tem nada a ver com o seu talento, na maioria das vezes, por mais que você ganhe bem, você vai estar sempre cansado, Você vai estar sempre indisposto a hora nunca a passar, Você está sempre insatisfeito com o seu trabalho.

Ao contrário, quando você gosta do que faz, mesmo que você não receba mesmo, mesmo que às vezes você até pague para fazer esse trabalho, você fica feliz com o resultado. E não, a SEICHO-NO-IE não é contra você enriquecer financeiramente e materialmente. Na página 21, lá no começo desse livro A Prosperidade em Suas Mãos, ele fala assim “Não há inconveniente algum em ter o desejo voltado para o enriquecimento material”.

E aí vem a observação “Mas se a pessoa fica obcecada pela riqueza material e se torna desprovida de amor ao próximo, compreensão bondade e demais virtudes espirituais, pode. Podemos dizer que ela é espiritualmente pobre, embora seja rica materialmente”. Então, o que nós queremos é que você não fique obcecado pela riqueza material e deixe de lado as virtudes espirituais que fazem qualquer pessoa enriquecer, que aqui fala de amor ao próximo, compreensão, bondade e demais virtudes como honestidade, um bom caráter, pontualidade, coragem, resiliência. Às vezes, quando eu coloco o ganho financeiro em primeiro lugar, aí às vezes você pensa assim “Ah, já que eu quero ganhar muita grana, isso é prioridade na minha vida. Não tem problema. Eu não emitir nota para esse trabalho. Não tem problema eu prometer um material X, eu entregar um material inferior. O cliente nem vai perceber”. Ou seja, você acaba burlando o seu próprio processo de trabalho, porque a questão financeira e material tá em primeiro lugar do que o atender bem as pessoas.

Então coloca em primeiro lugar atender muito bem as pessoas. Eu sempre faça a seguinte analogia se você vai em qualquer cidade do Brasil ou do mundo, pergunta se mendigo, mecânico, todo mundo vai falar assim. Tem vários mecânicos na cidade, mas fulano de tal manda muito bem. Tem vários, me indica uma costureira, tem várias costureiras, mas fulano de tal é uma boa costureira, me indica uma cozinheira, um cozinheiro, tem vários, mas fulano de tal é um bom cozinheiro, uma boa cozinheira.

O que diferencia esse que é indicado? O que é referência na cidade? Não é porque ele é o mais caro, é porque é o que melhor atende, é o que melhor tem know-how, é o que melhor tem expertise. Não, não necessariamente. É o que melhor ganha naturalmente por atender melhor as pessoas.

Acaba sendo o que melhor ganha, porque muitos não tem nem agenda para atender, porque o seu diferencial é fazer muito bem aquilo que se propõe a fazer.

E aí vem umas dicas aqui já desse livro A Verdade Vol. 8, Como trabalhar sem se cansar na página 86 e 88. O primeiro lá ele coloca assim “Ter a consciência de que é Deus que realiza as suas obras”.

Então essa primeira dica para você trabalhar sem se cansar já até adiantei antes, faz o canto evocativo de Deus. É Deus que realiza minhas obras, não é esse corpinho meu de carne e osso ou carne, osso e bacon. Então ele fala assim na página 86  do livro A Verdade Vol. 8,  “A consciência de estar trabalhando com as suas energias recebidas de Deus constituirá uma grande força no sentido de aumentar o rendimento do trabalho. Se você, ao receber uma tarefa difícil, acreditar que a Deus que o faz realizá la e trabalhar mentalizando tal ideia, sua mente ficará serena e mais lúcida e de algum modo dentro de si surgirá grande força e você não se cansará, por mais que trabalhe. Então, para não se cansar, é Deus que realiza as obras através de mim.

Evoque Deus, segundo aponta na sua tela, manter a mente alegre, ou seja, entender que o trabalho não é um sofrimento. Tem gente que vai para o trabalho já cansado porque entende que o trabalho é um sofrimento. Ele fala que na página 88 quem trabalha essa frase, ela é fortíssima. Quem trabalha, tem a obriga a ação e o poder de manter a mente alegre.

Deus não criou o trabalho como sofrimento, portanto, era natural que o próprio fato de estar trabalhando constitua a alegria, o próprio fato de estar trabalhando. O próprio fato de ser útil ao próximo. O próprio fato de estar em atividade em movimento deve constituir a alegria. Então, segundo ponto para trabalhar sem se cansar, manter a mente alegre é o terceiro ponto estar na sua tela, trabalhar pela missão sagrada dada por Deus.

E aqui na página 38, ele fala assim Não faça do trabalho um sofrimento, mas sim uma tarefa sagrada. Então, o trabalho que está a sua frente foi confiado a Deus para você, para que você faça dele não um meio de somente sustento, mas uma tarefa sagrada ao qual você evolui. Sua alma, a qual você evolui, o seu caráter, a qual você coloca à prova o seu talento e facilita a vida de várias pessoas ao seu redor, na sociedade e para a humanidade.

E aí ele fala assim para não sentir o trabalho como sofrimento, você dá. Você precisa se libertar da ideia de o que faz por dinheiro, ou seja, de que vende o seu próprio corpo carnal. Aquilo que a gente já falou antes. Então você não faz por dinheiro, você faz porque é uma tarefa sagrada. Se você passar a trabalhar vendo cada tarefa como uma missão sagrada, aquilo que Deus lhe deu para servir aos seus filhos, olha só o seu trabalho uma oportunidade de servir os filhos de Deus.

Em outras palavras, os seus irmãos foi confiada a você para facilitar a vida dos seus irmãos, para servir os seus filhos, isto é, a humanidade. Se ela se transformar, transformará em uma atividade sagrada, deixando de ser trabalho forçado do escravo que vendeu o corpo carnal e a própria vida. Ok. E aí, para finalizar, tem aí os benefícios do trabalho na sua tela.

Quando você trabalha, você coloca o seu talento à disposição da humanidade e contribui para o progresso dessa própria humanidade e ao seu próprio progresso. Você se sentir útil, se sentir útil e uma das grandes necessidades básica do ser humano. Quando o homem não se sente útil, ele passa se a ficar doente por uma série de motivos. Mantenha a mente ativa.

Quando a mente está ativa, a doença vai embora naturalmente por manter a mente ativa e manter também o corpo ativo, por estar trabalhando a doença. Vários tipos de problemas de saúde vão embora também e, naturalmente, você manifesta a sua capacidade infinita. Existe dentro de você uma capacidade infinita latente. De nada adianta essa capacidade infinita se esse talento ficar guardado a sete chaves, essa capacidade infinita, esse talento só servir se ele se aflorar, se esse talento se aflorar, se essa capacidade infinita se aflorar não só para benefício próprio próprio, mas para o benefício das pessoas ao seu redor.

Então, olha só quantos benefícios que você tem ao trabalhar. E vários outros aí que você pode relacionar. Então quer ter sucesso na sua vida? Quer elevar o seu caráter? Quer manifestar a sua capacidade infinita? Em outras palavras, quer manifestar Deus e prosperar. Faça aquilo que você goste. Ame o seu trabalho, ame a sua profissão, a. Só para não fechar aqui.

Eu prometi que ia falar sobre quem está sem trabalho. Como é que pode fazer? Ele fala que deixa eu achar para você, principalmente pra quem deixou o trabalho recentemente. Ele fala assim normalmente se a pessoa perde o emprego, acaba amaldiçoando a empresa em que trabalhava ou a pessoa influente dessa empresa fica com raiva. Aquela empresa me mandou embora.

Tomara que ela fracasse. Ou aquele patrão pegava no meu pé. Por isso que eu estou no olho da rua. E aí fica a amaldiçoando o tempo todo. E aí, você não nasceu pra amaldiçoar ninguém. Você nasceu para ser luz, para levar luz na vida das pessoas. Fala assim. Essa atitude, essa atitude de amaldiçoar a empresa, o antigo empregador, antigo patrão.

Essa atitude mental é mais nociva para conseguir outro emprego, pois a vibração mental de hostilidade contra o empresário que está impregnada nessa pessoa pode ser captada na ocasião da entrevista, gerando uma forte antipatia. Por isso, a pessoa desempregada. Olha só, vou mudar é atitude mental, tá? A pessoa desempregada deve agradecer a todas as empresas que lhe deram oportunidade de trabalho.

Às vezes a pessoa se sente injustiçada, se sente uma grande vítima e fica o tempo todo jorrando uma mentalidade negativa para todas as empresas que passou. Qualquer pessoa consegue ter muitas experiências e aprimoramento através do trabalho que veio realizando, com certeza, além de de obter precioso aprimoramento. A pessoa recebeu remuneração por esse trabalho realizado anteriormente. Se um dia a pessoa desempregada conseguir atingir essa conscientização plena de que foi ajudada também lá atrás, sentindo profunda gratidão pelo emprego anterior, terá uma excelente oportunidade de recolocação profissional.

Muitas pessoas não conseguem emprego agora porque fica segurando na mente o emprego anterior e segurando de forma negativa. Você só vai conseguir pegar algo novo se você soltar o algo antigo, então solte o algo antigo. Abençoe. Deseja felicidade? Deseja progresso das funções anteriores que passou para que você possa estar apto a receber coisas novas. E se você está desempregado na noite, a gente fala que não tem desemprego.

Na verdade tem dez empregos para você. Passe a estudar, a melhorar os seus processos para quando surgir a oportunidade, você começar muito bem e principalmente, estar empregado. Não é só receber a remuneração. Ofereça trabalhos gratuitos para as pessoas ao seu redor. Rapidamente você será contratado rapidamente estará com uma boa remuneração. Quem dá, recebe. Agradeço a atenção de todos vocês nesse estudo de hoje.

Ficarei feliz poder encontrá-los ou num ciclo de estudo da prosperidade da sete do Brasil Brasil afora, ou numa associação prosperidade local ou numa academia de treinamento espiritual. Adquira o livro e continue estudando aí em casa. Um grande abraço para vocês.

Compartilhe em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram