Kokoro: a força dos pensamentos e sentimentos

Departamentos Seinei Kokoro: a força dos pensamentos e sentimentos Pelo Líder da Iluminação Rafael Eidi Matuguma - Diretor Nacional do Depto. Nichigo Seinen da AJSI/BR

Pelo Líder da Iluminação Rafael Eidi Matuguma – Diretor Nacional do Depto. Nichigo Seinen da AJSI/BR

Um dos três pilares da Doutrina fundamental da Seicho-No-Ie é: “O ambiente é reflexo da mente”. Em outras palavras, podemos dizer que as diversas situações que ocorrem em nossas vidas, e que são percebidas pelos nossos sentidos, nada mais são do que “espelhos” que refletem o que carregamos na mente. Ou seja, nosso destino depende diretamente do nosso conteúdo mental.

 

Mas, você já se perguntou o que é esse “conteúdo mental” e onde ele se encontra? 

 

Geralmente, o primeiro movimento que fazemos em resposta a essa pergunta é apontar para a nossa cabeça. Isso porque é comum pensarmos que a mente está ligada aos pensamentos (intelecto), à racionalidade, e, por isso, é natural relacioná-la com o cérebro. Essa analogia não está errada, mas também não traz o entendimento completo do que é a mente.

 

A palavra japonesa que é traduzida como “mente” é kokoro (心). O curioso é que essa mesma palavra é, também, comumente traduzida como “coração”.

 

Se, por um lado, o cérebro simboliza a razão, por outro, o coração nos remete à emoção. Dessa forma, quando pensamos na mente como coração, conseguimos compreender que, além dos pensamentos, as palavras que proferimos, a nossa fisionomia, os sentimentos e as emoções também fazem parte do conteúdo mental. E compreender esses vieses nos faz refletir sobre isso de forma mais profunda.

 

Pode ser que, no cotidiano, não nos damos conta dos sentimentos que surgem como respostas para os acontecimentos. Portanto, o cuidado com o conteúdo mental não está ligado somente aos pensamentos que passam pela nossa cabeça, mas, principalmente, às emoções e aos sentimentos que afloram junto com cada pensamento, cada memória ou cada situação que vivenciamos. 

 

Além disso, os sentimentos que deixamos guardados na mente subconsciente podem ter grande influência – positiva ou negativa – em nosso destino. A boa notícia é que, quando assumimos a responsabilidade de tudo o que ocorre em nossa vida, passamos a modificar, conscientemente, o conteúdo mental e, consequentemente, o nosso destino. 

 

O segredo para isso está na conscientização de que somos Filhos de Deus. Quando adquirimos a convicção de que nossa vida está sendo conduzida por Deus, compreendemos que tudo o que nos acontece serve para nosso aprimoramento espiritual. Com isso, os sentimentos negativos se transformam em gratidão e alegria.

 

Para auxiliar nesse processo, a Seicho-No-Ie nos ensina a: 

1. Aumentar o sentimento de união com Deus por meio da prática da Meditação Shinsokan

2. Aprofundar na compreensão da Verdade por meio da leitura dos livros, Revistas Sagradas e textos da Seicho-No-Ie;

3. Viver em conformidade com a Vontade de Deus, agindo em benefício da humanidade e, assim, ser um canal para a manifestação de Seu grandioso Amor. 

 

Aplicando essas três práticas no cotidiano, tenho certeza de que o seu coração e o seu destino serão cada vez mais iluminados!