Despertar para uma alimentação sem carne

12 portal alimentacao 1 Despertar para uma alimentação sem carne Texto por Catarine Hiromi Yara Oliveira, Regional SP-SÃO PAULO 6

Mudar hábitos nunca é uma tarefa fácil, mas chega uma hora em que a mudança se faz necessária. E, para a construção de uma nova civilização, não seria diferente. Para isso, um dos hábitos que precisa ser reavaliado é a alimentação à base de carne.

Com o objetivo de causar menos impactos na natureza ou de diminuir o sofrimento e mortes de animais, o movimento de uma alimentação sem carne vem crescendo. Uma pesquisa do IBOPE de 2018 mostra que 14% da população brasileira se declara vegetariana, um número que tende a crescer ao observar a ampliação do mercado vegetariano e vegano.

Os dados do IBOPE e as mudanças observadas na sociedade mostram um fato, em torno do qual surgem mitos e inverdades, que interferem na tomada de decisão das pessoas. E, assim como a Seicho-No-Ie nos ensina, é necessário buscar a verdade para nos livrarmos das ilusões, é importante termos a sabedoria de visualizar o que é real e desmistificar as inverdades.

Pensando nisso, aqui vão algumas questões sobre a vida de uma alimentação sem carne que foram respondidas com dados comprovados cientificamente:


• Quem não come carne não ingere cálcio.

Essa afirmação é falsa. Segundo o site da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, UNIMED (2017), o leite e seus derivados são uma opção para os ovolactovegetarianos e vegetais escuros como brócolis e couve são uma ótima opção para os veganos.


• A proteína animal é diferente da proteína vegetal.

Sim, as duas são diferentes. Os dados da Veja (2017) explicam que a diferença é a quantidade de composição de aminoácidos que, enquanto a proteína animal apresenta uma quantidade maior de variedades de aminoácidos em apenas uma fonte de proteínas, já a vegetal geralmente tem menos variedades em uma única fonte. Mas, todos os aminoácidos podem ser encontrados em proteínas vegetais.


• Vegetarianos tendem a ser mais saudáveis.

Sim, é verdade. Com uma alimentação à base de vegetais uma pessoa passa a ter acesso a meios naturais de compostos bioativos que são substâncias que estão associadas a uma boa saúde e longevidade.


• Vegetarianos precisam tomar vitaminas para complementar nutrientes.

Não é uma regra, portanto, é mito. Essa afirmação é muita levantada principalmente por nutrientes que não são tão presentes na alimentação do dia a dia da alimentação da maioria dos vegetarianos e veganos, como a vitamina B12, mas elas podem ser encontradas em cereais e extratos de leveduras como é citado no artigo da BBC (2016). Lembre-se que, apesar de ser um mito, é importante ter acompanhamento médico para saber se está tudo bem com você.


• Crianças não podem ser vegetarianas.

Como vimos nos tópicos anteriores, todos os nutrientes necessários para uma vida saudável podem ser encontrados em uma alimentação sem carne mantendo sempre um acompanhamento médico, inclusive para as mães que amamentam, então, é mito.

 

• Comida vegetariana e vegana é gostosa.

Sim, a alimentação vegetariana/vegana é muito saborosa! E, com tantas pessoas despertando para esse novo estilo de vida, o mercado já oferece muitas opções apetitosas!

 

Caso você queira saber mais sobre as fontes científicas que embasam este artigo, seguem as referências:

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/vegetarianismo

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50636010

https://www.bbc.com/portuguese/geral-37617223

https://www.unimed.coop.br/web/barramansa/noticias-unimed/dieta-vegana-seis-mitos-e-uma-verdade