Neste momento da história da humanidade, estamos sendo chamados a construir uma nova relação com a natureza, com nosso estilo de vida e, em princípio, com a própria vida de modo geral. Cada um, no lugar onde se encontra, pode mudar a si mesmo para mudar o meio em que vive para melhor. Assim, ações aparentemente pequenas e de pouco impacto, ganham proporções gigantescas para escrevermos um novo roteiro para o futuro do mundo.
Existem inúmeras ações que já sabemos que são muito úteis e eticamente responsáveis, como: reciclar o lixo, evitar desperdícios, reaproveitar materiais, abster-se da carne, ensinar as crianças o valor de cada ser vivo, plantar mais, preservar mais, entre outras. No rol de possibilidades, temos também o minhocário doméstico, como mais um instrumento para reciclar o lixo orgânico que produzimos em nosso dia a dia. É uma interessante maneira de produzir adubo, que pode ser utilizado em nossas plantas e/ou horta doméstica.
Existem minhocários domésticos que podem ser comprados, prontos para serem usados em residências; mas também podemos arregaçar as mangas e construir um minhocário doméstico.
Não, as minhocas não invadirão sua casa! Elas ficam bem fechadinhas, de modo que não precisa se preocupar com essa eventualidade! É seguro e produtivo ter um minhocário doméstico.
As minhoquinhas entram nesse processo transformando os restos de alimentos advindos do lixo orgânico doméstico em um adubo muito fértil. Esse tipo de transformação é chamada de vermicompostagem.