Minhocário doméstico – o que é e como fazer o seu.

Neste momento da história da humanidade, estamos sendo chamados a construir uma nova relação com a natureza, com nosso estilo de vida e, em princípio, com a própria vida de modo geral. Cada um, no lugar onde se encontra, pode mudar a si mesmo para mudar o meio em que vive para melhor. Assim, ações aparentemente pequenas e de pouco impacto, ganham proporções gigantescas para escrevermos um novo roteiro para o futuro do mundo.

Existem inúmeras ações que já sabemos que são muito úteis e eticamente responsáveis, como: reciclar o lixo, evitar desperdícios, reaproveitar materiais, abster-se da carne, ensinar as crianças o valor de cada ser vivo, plantar mais, preservar mais, entre outras. No rol de possibilidades, temos também o minhocário doméstico, como mais um instrumento para reciclar o lixo orgânico que produzimos em nosso dia a dia. É uma interessante maneira de produzir adubo, que pode ser utilizado em nossas plantas e/ou horta doméstica.

Existem minhocários domésticos que podem ser comprados, prontos para serem usados em residências; mas também podemos arregaçar as mangas e construir um minhocário doméstico.

Não, as minhocas não invadirão sua casa! Elas ficam bem fechadinhas, de modo que não precisa se preocupar com essa eventualidade! É seguro e produtivo ter um minhocário doméstico.

As minhoquinhas entram nesse processo transformando os restos de alimentos advindos do lixo orgânico doméstico em um adubo muito fértil. Esse tipo de transformação é chamada de vermicompostagem.

A minhocultura ou vermicompostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, sendo uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos. O húmus de minhoca é um excelente fertilizante, capaz de melhorar atributos químicos (oferta, retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos), podendo ser utilizado como matéria-prima para a obtenção de substratos.
Fonte: https://www.embrapa.br/agrobiologia/fazendinha-agroecologica/minhocultura-ou-vermicompostagem

Se você está pensando que tratar somente do seu lixinho orgânica é muito pouco para fazer alguma diferença na saúde do planeta, saiba que sua ação é importante porque faz parte de uma corrente, em que cada elo tem sua participação. Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, são 144 mil toneladas de lixo orgânico produzido por dia! Esse lixo todo é depositado nos lixões, ou jogado indevidamente, em locais inapropriados, atingindo lençóis freáticos e outros ambientes que acabam contaminados pelo processo de decomposição desse material. Cada mão que evita isso, ajuda muito na sanidade do nosso querido planeta Terra.

COMO FAZER O SEU MINHOCÁRIO
MATERIAL

3 caixas plásticas
Terra
Minhocas
Serragem
Torneira pequena

CONSTRUÇÃO
É muito simples construir o minhocário. As três caixas plásticas deverão ficar uma encima da outra, sendo que as duas de cima ficarão cheias de terra. Na caixa mais superior, será o lar das minhocas; 200 são suficientes para realizar todo o trabalho de reciclagem.
INSERIR IMAGEM DO MINHOCÁRIO – https://moradadafloresta.eco.br/produtos/minhocarios-domesticos/

COMO USAR
Os alimentos são despejados na caixa superior do minhocário; porém, não são todos os alimentos que as minhoquinhas podem comer… Carnes, queijos e comidas salgadas ou ácidas não podem entrar na dieta delas. Depois de despejados os alimentos corretos, cubra com serragem para manter a umidade e feche a caixa. Aí começa o trabalho das minhocas.
Quando a caixa ficar cheia, ela vai para o segundo andar, e lá deve permanecer por pelo menos dois meses. É o tempo que as minhocas levam para realizar a transformação do lixo em adubo. A caixa que estava na segunda posição é colocada na primeira posição, para que possa receber o lixo produzido a partir de então.
A caixa da base fica vazia, e nela colocamos uma torneira pequena, dessas de bebedouros. Ela serve de recipiente para um liquido que escorre das caixas superiores durante o processo. Esse liquido (chorume) é rico em nutrientes e isento de bactérias, ideal para ser jogado nas plantas, pois funciona como adubo e pesticida.

Como pode perceber, é fácil construir um minhocário em casa e não ocupa muito espaço. Ao longo do tempo, o seu minhocário contribuirá para a redução de muitos quilos de lixo orgânico, que de outro modo estariam contribuindo para o acúmulo de lixo em algum lugar da cidade. Vamos pensar mais sobre isso?

Por: Silvia Aparecida Rabelo Fontes

Fontes consultadas:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-minhocario-domestico/