Veja a história do escritório na floresta, inaugurado em 2013 na cidade de Hokuto.

Mesmo em um país de ponta em arquitetura e tecnologia, a edificação, desde que foi inaugurada, tem chamado atenção e ganhado vários prêmios do Governo japonês.

Foi num 7 de julho, o do ano de 2013, que a Sede Internacional da Seicho-No-Ie passou a integrar a “Floresta no Monte Yatsugatake”, cidade de Hokuto, província de Yamanashi, região do Japão conhecida por suas paisagens naturais. Portanto, neste mesmo dia, em 2023 o Escritório na Floresta comemora dez anos de existência como referência reconhecida de edificação moderna e ao mesmo tempo sustentável.

Nas linhas abaixo, conheça um pouco da trajetória de sucesso de um dos mais ousados empreendimentos do mundo contemporâneo, e ponto de partida para a construção de uma nova civilização baseada na harmonia entre Deus, natureza e seres humanos.

Edificação reúne funcionalidade, acolhimento e profundo significado espiritual, tanto na forma sustentável como foi construída quanto na simbologia do sagrado de suas cercanias.
Edificação reúne funcionalidade, acolhimento e profundo significado espiritual, tanto na forma sustentável como foi construída quanto na simbologia do sagrado de suas cercanias.

Origens – Escritório na Floresta foi o nome dado às novas instalações da Sede Internacional da Seicho-No-Ie, situada a cerca de 140 km da capital, Tóquio, e a 1.300m de altitude. Foi o primeiro Edifício de Energia Zero do Japão (ZEB, Zero Energy Building). Seu projeto iniciou em 2003, levando 10 anos do planejamento à inauguração. Construído com madeiras da própria região e certificadas, desde o primeiro ano de funcionamento o prédio começou a receber destaque nacional e internacional por seu conceito arquitetônico e ambiental.

Exemplo de sociedade-modelo com tecnologia em harmonia com a natureza – A transferência da Sede Internacional do Bairro de Harajuku, em Tóquio, para o interior do Japão visou dar início efetivo à construção de uma sociedade-modelo em que se viva em harmonia com a natureza, mesmo em uma era altamente tecnológica como a que vivemos. A construção foi concebida para funcionar concatenando as fontes naturais de energia com as mais modernas tecnologias sustentáveis. Sua autossuficiência energética possibilita a emissão zero de carbono. Os telhados são revestidos por painéis solares e fotovoltaicos. Tanto a energia solar quanto a gerada pela queima de biomassa lenhosa são armazenadas em uma estrutura de baterias de grande porte. Estas, por sua vez, estão distribuídas através de uma micro rede para toda a edificação.

Tudo o que há de mais moderno em produção de energia foi instalado no Escritório na Floresta, tais como painéis solares e maquinário que produz/aproveita biomassa.
Tudo o que há de mais moderno em produção de energia foi instalado no Escritório na Floresta, tais como painéis solares e maquinário que produz/aproveita biomassa.

Premiações dadas pelas autoridades japonesas ao Escritório na Floresta – Com todas essas características de vanguarda, mesmo em um país de ponta em arquitetura e tecnologia, o Escritório na Floresta conseguiu se sobressair e chamar atenção das autoridades japonesas. A obra venceu o 23ª Grande Prêmio do Meio Ambiente Global, o “Prêmio Ministro do Solo e Transportes”, em 7 de novembro de 2014. Recebeu também o Prêmio da Cultura Arquitetônica da Província de Yamanashi 2014, denominado “Prêmio Incentivo Cultural Arquitetônico”, em 12 de maio de 2015. Oito dias depois, em 20 de maio, foi homenageado com o “Grande Prêmio Carbono Neutro”. Recebeu, também, o “Prêmio Excelência” do 13º Ano do Prêmio Design Ambiental / Instalações – Categoria Design Ambiental.

Características que fazem a construção ser diferenciada – Junto com o emprego da mais moderna tecnologia sustentável, outras caraterísticas fazem da obra uma referência inovadora em vários aspectos. A construção de dois andares é a maior edificação de madeira do Japão. Toda a madeira é originária da própria província de Yamanashi e certificada de acordo com os padrões da FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Gestão Florestal). Devido à estrutura eficaz, com reduzido consumo de madeira, assegurou-se a capacidade de resistência a terremoto de 1,25 vezes a mais do que a estabelecida nas normas de construção.

Dependências internas – A planta do Escritório na Floresta foi pensada de modo a conciliar funcionalidade e acolhimento. Na entrada do Prédio Norte foi construída a chamada “Sala Verde” e na entrada do Prédio Sul a “Sala de Luz”. Além de escritórios e salas de reuniões em cada prédio, há um salão para 400 pessoas, Sala de Juramento pela Paz Mundial (equivalente ao que chamamos aqui de sala de orações), Sala de Agradecimento e Meditação, além de refeitório, lojas, creche e estúdio com recursos de ponta em tecnologias de comunicação.

Os monumentos e pontes dos arredores do Escritório na Floresta possuem rica simbologia baseada nos pilares e caminhos apontados pelo Ensinamento à humanidade.
Os monumentos e pontes dos arredores do Escritório na Floresta possuem rica simbologia baseada nos pilares e caminhos apontados pelo Ensinamento à humanidade.

Áreas externas – Nas cercanias do Escritório na Floresta há a praça de acolhimento de todas as religiões, em que estão instaladas a estátua do Cristo Eterno, transferida da Sede de Harajuku, em Tóquio, e que simboliza a “Identidade de todas as religiões em sua essência”. Também está localizado o Relógio de Sol, simbolizando o propósito da Seicho-No-Ie de expressar somente as coisas boas da vida. Outro monumento em destaque é a Torre de Sete Andares, que representa a “Torre de Sete Tesouros”, citada na Sutra de Lótus. No terreno do Escritório na Floresta, da entrada até o escritório, há cinco pontes sobre os vales. São elas: Ponte Kannon, Ponte da Grande Harmonia, Ponte da Paz Mundial da Origem Única de Todas as Religiões, Ponte da Vontade Divina e Ponte da Caridade.

Significado espiritual da Torre de Sete Andares – A altura deste monumento é de 2,5m. No centro passa o núcleo de ferro no sentido vertical, que junta os sete andares e que representa o “todo” e o “completo”. A missão da Seicho-No-Ie, e as metas do Movimento Internacional de Paz pela Fé, são representados nos seguintes “sete símbolos”: 1) a identidade de todas as religiões na sua essência (as sete religiões); 2) símbolo da Paz Mundial (os sete continentes); 3) harmonia entre a diversidade étnica (os sete povos); 4) harmonia entre a diversidade cultural (as sete culturas); 5) harmonia entre as gerações (as sete gerações); 6) harmonia entre os seres vivos (as sete vidas); e 7) harmonia e expansão entre núcleos e organizações da Seicho-No-Ie (os sete núcleos).

Aspectos doutrinários primordial por detrás do Escritório na Floresta – O Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, e a Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Professora Junko Taniguchi, empreendem a propagação do Ensinamento básico da Seicho-No-Ie, que consiste em “Agradecer a todas as coisas do Universo”. Publicações, cursos e atos como o de erigir o Escritório na Floresta adequam tal Ensinamento básico à linguagem e às necessidades da presente época que a humanidade vive, de profunda ameaça à extinção da biodiversidade e de guerras por recursos naturais que colocam em risco a paz mundial. Essa base doutrinária foi preconizada pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, que orienta um viver prático digno de filho de Deus, ou seja, usufruindo das dádivas da natureza com sentimento de gratidão. O atual Supremo Presidente impulsiona o Movimento de Iluminação da Humanidade, Movimento Internacional de Paz pela Fé, baseando suas diretrizes na Verdade de que “Deus, Natureza e seres humanos não originariamente unos”.

Salão onde são realizados cursos e conferências acomoda confortavelmente 400 pessoas e, ao fundo do palco, tem vista para a floresta, algo inovador e profundamente significativo.
Salão onde são realizados cursos e conferências acomoda confortavelmente 400 pessoas e, ao fundo do palco, tem vista para a floresta, algo inovador e profundamente significativo.

Legado em andamento – A Seicho-No-Ie foi a primeira organização religiosa do mundo a obter a certificação ambiental ISO 14001. Em 2009, foi a vez da SEICHO-NO-IE DO BRASIL auferir essa marca. Desde que esse processo foi colocado em andamento, a organização passou a seguir, juntamente com os adeptos, rumo a reduções dos impactos ambientais em suas sedes e atividades. Na prática, enquanto instituição, passou a dar o exemplo de movimento que cresce em conjunto com a natureza, e a incentivar lideranças, adeptos e a sociedade em geral a terem estilos de vida de menor emissão de carbono. Clubes de Horta, Artesanato e Bicicleta, a Festa das Dádivas da Natureza, campanha de aquisição de placas fotovoltaicas no Japão e o reflorestamento da Floresta da Vida, em Ibiúna/SP, são apenas alguns exemplos do legado que está em pleno em andamento em prol da Paz Mundial, cuja principal referência e ideal a ser seguido se corporifica na forma do Escritório na Floresta.