Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina
Fumio Nishiyama
Olhemos sempre para o lado luminoso e vivamos uma vida maravilhosa e feliz
Reverências, muito obrigado.
Em primeiro lugar, informo a todos que na presente edição do Boletim Informativo Círculo de Harmonia está publicada a Mensagem de Ano Novo do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi. Recomendo fortemente que a leiam. Em sua mensagem, o Supremo Presidente aponta que a humanidade vive, em muitos aspectos, uma era de inquietação. Como proposta, sugere não alimentarmos a inquietação em nossos corações e evitarmos criar inimigos dentro de nós mesmos.
Como todos sabem, ao assistirmos à televisão, navegarmos na internet ou lermos jornais, somos frequentemente bombardeados com notícias negativas sobre o mundo. Isso ocorre porque os meios de comunicação e o jornalismo de hoje enfatizam, predominantemente, o lado sombrio do mundo. Ao sermos continuamente expostos a esses tipos de notícias, começamos, inconscientemente, a acreditar que “estamos cercados de inimigos”, o que, por sua vez, gera ansiedade e desconfiança, levando-nos a focar a mente apenas no lado sombrio.
De fato, acontecimentos ruins como guerras, fome, desastres naturais, crimes e acidentes são problemas recorrentes no mundo fenomênico. No Brasil, por exemplo, desastres, acidentes, crimes e instabilidade política são relatados diariamente, contribuindo significativamente para o aumento da nossa ansiedade. Essas notícias não são como as fake news que circulam hoje em dia; elas refletem eventos reais. No entanto, quando nos concentramos exclusivamente nesses relatos, acabamos, como já mencionado, presos em uma mentalidade de desconfiança, o que provoca impactos extremamente negativos à nossa mente.
Esses impactos negativos são o desenvolvimento gradual do hábito de vermos apenas o lado sombrio, esquecendo-nos de perceber as boas ações e as histórias inspiradoras e emocionantes, passando a acreditar que “o mundo é um lugar ruim por natureza, onde só acontecem coisas negativas”. Isso nos faz esquecer a Verdade Horizontal ensinada pela Seicho-No-Ie, ou seja, que “o mundo fenomênico é projeção da nossa mente”, e passamos a pensar sempre que “tudo ao nosso redor e o mundo ficarão cada vez piores”. Como resultado, a Verdade Horizontal entra em ação, criando um ciclo vicioso de negatividade. Para evitar isso, devemos estar atentos e sempre procurar ver o lado positivo de todas as pessoas, coisas e fatos, como ensina a Seicho-No-Ie.
No volume 6 da coleção A Verdade da Vida, em relação à afirmação do Sr. Minami: “Dentro da nossa mente tanto há o inferno como o paraíso. Se mentalizarmos o mal, surgirá o inferno; e se mentalizarmos o bem, surgirá o paraíso”¹, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi explica que “Isso seria compreender a lei do fenômeno […]”², ou seja, vendo o lado obscuro e imaginando o mal na mente aparece o inferno. Por isso, basta limpar a “lente mental”.
Em sua Mensagem, o Professor Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, enfatiza o “Modo de viver segundo os Princípios do Relógio de Sol”, Ensinamento essencial da Seicho-No-Ie publicado na edição inaugural da Revista “Seicho-No-Ie” em 1º de março de 1930, e que também consta no volume 7 da coleção A Verdade de Vida.
O Modo de viver segundo os Princípios do Relógio de Sol da Seicho-No-Ie, conforme está inscrito nos Relógios de Sol: “I record none but hours of sunshine (Eu registro apenas as horas em que o Sol brilha)”, é o Ensinamento de que devemos reconhecer apenas as partes positivas e nunca as partes negativas. Mesmo que agora esteja na hora mais escura da noite, logo mais o céu vai clarear, pouco a pouco, sendo, pois, um ponto de virada para que a escuridão se dissipe com a luz radiante do Sol. Em outras palavras, mesmo que agora pareça haver coisas ruins, com certeza coisas boas virão algum dia.
O Supremo Presidente expressa em sua mensagem o seguinte:
Assim como a “noite” chega à Terra, isso é uma parte normal da vida. No entanto, assim como é certo que temos “manhãs” e “tardes” na Terra, é certo que temos coisas radiantes, divertidas e empolgantes em nossas vidas.
O Mundo Criado por Deus é o Mundo da Imagem Verdadeira, repleto da Verdade, do Bem e do Belo. Quando visualizamos fortemente esse Mundo maravilhoso em nossas mentes e o projetamos neste mundo fenomênico, as coisas negativas do passado desaparecem, dando lugar a um Mundo de Grande Harmonia, pleno e perfeito.
A respeito disso, o Supremo Presidente explica:
Atualmente, o mundo parece estar rumando na direção do conflito. Atitudes que só enxergam as diferenças entre si e os outros, entre o grupo ao qual pertence e ao grupo ao qual os outros pertencem, e que atacam esses grupos, estão se espalhando. Na Seicho-No-Ie, encorajamos as pessoas a adotarem a mentalidade oposta e a agirem de maneira contrária. Nós reconhecemos os pontos em comum e exteriorizamos a natureza Divina, a natureza Búdica do outro. Não negue ou rejeite alguém por causa de um ou dois erros. “Os seres humanos são todos filhos de Deus” e têm a “natureza Búdica” dentro de si. É por meio do reconhecimento e do elogio que a natureza Divina, a natureza Búdica, dentro das pessoas manifestar-se-á neste mundo.
Aproveitemos sinceramente esta oportunidade para ler atentamente a Mensagem de Ano Novo do Supremo Presidente e, independentemente dos desafios enfrentados no mundo, não nos apeguemos a eles, deixando que obscureçam nossa mente e nos tornem infelizes. Reafirmemos, fortemente, a nós mesmos que o Mundo Verdadeiro criado por Deus é um mundo perfeito e harmonioso. Com a mente sempre voltada para o lado luminoso, afastemos o lado negativo, e, assim, vivamos uma vida cada vez mais feliz e maravilhosa.
Novas reverências, muito obrigado.
Preletor da Sede Internacional Fumio Nishiyama – Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina
Publicado no Boletim Informativo – Círculo de Harmonia Edição 342 (Março e abril de 2025)