Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL
Jose Adalton de Oliveira
Jose Adalton de Oliveira
Reverências, muito obrigado.
Hoje, gostaria de compartilhar com os senhores uma reflexão sobre a importância de assumirmos cargos nas Associações Locais da Seicho-No-Ie.
É surpreendente como uma das decisões mais benéficas para nossa alma e para nossa vida é assumir uma função em uma das Organizações da Seicho-No-Ie, decisão essa frequentemente adiada ou descartada pelos Líderes em potencial. Conheço Preletores que, em tese, poderiam estar milionários se tivessem dedicado à vida profissional o mesmo afinco que dedicaram à Seicho-No-Ie. Muitos ficaram milionários, de fato. Além da questão do sucesso financeiro, aqueles que se empenharam também no sagrado trabalho de difusão da Seicho-No-Ie conquistaram, também, a felicidade em outros aspectos de sua vida. Em suas famílias reina o amor, e a solução para cada problema surge naturalmente. Isso acontece porque se entregaram à causa mais nobre da face da Terra, que é iluminar a humanidade e libertar este mundo das aflições que refletem a ilusão da mente humana.
Para falar mais sobre isso, destaco duas pautas presentes nesta edição do CH 344: a reportagem dos 70 Anos da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/BR) e, mais brevemente, a cobertura da 69ª Festividade do Santuário Hōzō do Brasil (FSH).
A graça que recebi imediatamente ao dizer SIM à AJSI/BR – Quero parabenizar a todos que fazem, e aos que um dia já fizeram, parte da AJSI/BR. Cada um de vocês é protagonista dessa história de grandiosos feitos. Tenho um carinho infinito por essa Organização.
Ingressei na AJSI/BR nos anos 1990. Atuei ininterruptamente nos mais diversos cargos. Modo de dizer, nela aprendi a amar e a atuar por atacado, com grande dose de energia e sem desperdiçar um instante sequer, mesmo diante dos desafios cotidianos. Aprendi que, nos doando a Deus nas atividades da Seicho-No-Ie, damos vida ao que cremos e produzimos a substância mental necessária para realizar os nossos sonhos.
Hoje, posso afirmar com conhecimento de causa: se as circunstâncias não estão favoráveis, doe-se mais à Associação Local (AL), seja da AJSI/BR ou das Associações Fraternidade, Pomba Branca, da Prosperidade e dos Educadores! O simples ato de dizer SIM traz uma graça imediata: a transformação do seu futuro para algo muito melhor do que seria sem essa decisão e, claro, o maravilhoso cotidiano de convívio nas várias atividades com os irmãos de fé!
Quando assumi os primeiros cargos na AJSI/BR, morava em um quarto com poucos móveis. Contudo, convicto de que já era um próspero Filho de Deus, quanto mais me doava ao Movimento, mais prosperava. Mesmo começando do zero, já me sentia tão abençoado quanto agora, que possuo empresas e uma vida confortável.
Ocorre que, quando dizia SIM a cada cargo, já percebia que havia aceitado algo divino. Isso fez toda a diferença nas minhas decisões pessoais, nos meus resultados profissionais e me deu suporte e sabedoria para acertar muito mais do que errar.
A razão pela qual assumir um cargo na Seicho-No-Ie ilumina o nosso futuro – Uma ação em nome de Deus, direcionada a iluminar vidas no AGORA, é uma oração com poder multiplicado que ilumina também o nosso futuro. Por isso, não hesite em assumir um cargo! Quando atuamos na AL, deixamos de somente conhecer a Verdade e passamos a vivê-la. É a diferença entre apenas apreciar um churro no carrinho ou um sorvete exposto no freezer do mercado, e, saboreá-los de fato.
Aprendi que, se alguém precisa de uma grande providência para os desafios que enfrenta, deve estar disposto a providenciar uma proporcional dose de esforço. Diz a sabedoria popular que não se esvazia uma enchente com um balde, não se apaga um incêndio com um conta-gotas, não se faz um parto com duas gazes e um Band-Aid. Se precisa de uma grande mudança, faça além, não apenas na proporção dos seus atuais limites. A limitação do que você pode ou não fazer para Deus está na mente, e não na falta de recursos ou de tempo.
Na página 33 do livro Base para uma Família Feliz, o Preletor Yoshio Mukai ensina:
Atuar em uma grande causa como é a Seicho-No-Ie, não surge de “esperar” o dia em que esteja preparado, mas de, seja qual for a hora, em sendo preciso, ir lá e fazer – liderar, assumir e dizer sim à vontade de Deus.
Mais à frente, na página 108, ele coloca:
Levando muito a sério a Imagem Verdadeira da Vida, as três leis mentais e a nossa decisão de nos doar ao próximo, colocamos, em nossos projetos de vida, uma grande dose de vigor, disposição e dinamismo. Por si só, isso atrai naturalmente um ótimo destino.
A Festividade do Santuário Hōzō do Brasil sempre nos revela o que realmente importa – A 69ª edição da FSH comprovou, mais uma vez, os poderosos laços invisíveis de nossa unidade com Deus e nossos antepassados. Parabéns a todos pelo magnífico sucesso do principal evento espiritual da SNI/BR!
Quero enfatizar que nossos antepassados não recebem apenas nossa gratidão, expressa nos Registros Espirituais. Eles são alcançados pelas bênçãos, no mundo espiritual, daquilo que realmente tem valor eterno: nossas ações, em nome de Deus, aqui no plano terreno. Ou seja, cada minuto dedicado à Associação Local se transforma em uma grande bênção para eles e os enche de orgulho.
Por isso, conto com todos na Campanha para a Festividade de 2026, que já está em andamento. Vamos preencher nossos Registros Espirituais desde agora e, ao mesmo tempo, refletir com carinho sobre o legado eterno que estenderemos aos nossos entes queridos – e que também levaremos conosco para sempre – ao decidirmos atuar em um cargo na nossa Associação Local.
Novas reverências, muito obrigado.
Preletor em Grau Máster José Adalton de Oliveira – Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
Publicado no Boletim Informativo – Círculo de Harmonia Edição 344 (Julho e Agosto de 2025).
Clique no botão para conhecer: