Preletora Débora Terumi Tamura Kubo – amor, reflexão e perseverança na aplicação do Ensinamento da Seicho-No-Ie

IMG 20210509 171504 scaled e1682699318131 Preletora Débora Terumi Tamura Kubo – amor, reflexão e perseverança na aplicação do Ensinamento da Seicho-No-Ie Por Silvia Aparecida Rabelo Fontes

Por Silvia Aparecida Rabelo Fontes

Seriedade e doçura em equilíbrio. Comprometimento em torno da aplicação constante da Verdade no cotidiano, e da transmissão do Ensinamento – assim encara a vida, em todas as suas facetas, a Preletora Débora Terumi Tamura Kubo.

Competência, comprometimento e uma postura sincera de reverência caminham pelos corredores da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL[1], mais precisamente na Superintendência da Associação Pomba Branca, quando por lá está a Preletora Débora. Líder competente, sua dedicação compenetrada se soma à ternura infinita, que transparece nos gestos, nas feições e nas palavras. A Revista Sagrada Mulher Feliz traz um relance do seu perfil simpático, meigo e devotado à família e à Seicho-No-Ie. Casada com o atual Presidente da Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, o Preletor Henrique Tsutomu Kubo, mãe de quatro filhos e jovem avó, ela compartilha conosco toda a sua sabedoria na condução dos trabalhos sagrados e da vida particular.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Sua história é permeada pela vivência no Ensinamento da Seicho-No-Ie e uma rica atuação organizacional. Conte-nos sua trajetória:

PRELA. DÉBORA – Nasci na Seicho-No-Ie, pois meu avô materno era Preletor (Preletor Kenichi Yamakawa, já falecido, conheceu o Ensinamento ainda jovem, por meio dos irmãos Matsuda) e minha bisavó paterna (Divulgadora Asano Tamura) era da Shirohato[2]. Por isso, eu já frequentava as reuniões desde criança. Fui pela primeira vez para a Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna-SP aos 5 ou 6 anos. Em 1986, com 15 anos, tornei-me Presidente da Associação dos Jovens (AJSI) da Associação Local (AL) de Itaquera, da então Regional SP – CENTRAL 2. Em 1993, fui nomeada Líder da Iluminação e, desde 2011, sou Preletora em Grau Sênior. Ocupei posições organizacionais na Associação dos Jovens, Associação dos Preletores, Associações Pomba Branca e Shirohato. Realizei reuniões para mães, casais e crianças em minha própria casa, na Associação Local de Suzano e, em minha atual Regional, SP – MOGI DAS CRUZES. Como Vice-Coordenadora Nacional do Departamento de Casais, sempre trabalhei nas atividades das Regionais, em português e em japonês. Em 2008, assumi a função de Coordenadora Regional do Departamento Wakahato[3] da Regional SP – CENTRAL 2, em idioma japonês. Em 2011, tornei-me Vice-Coordenadora Nacional, e em 2014 assumi a Coordenação Nacional deste Departamento.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Atualmente, qual sua função na SEICHO-NO-IE DO BRASIL?

PRELA. DÉBORA – Em março de 2020, assumi a Coordenação Nacional do Departamento de Mães da Associação Pomba Branca (APB); sou membro da Comissão Executiva Central e Vice-presidente Nacional da Associação Pomba Branca, em ambos os idiomas. Auxilio a APB na Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz e do Jornal Querubim. Escrevo artigos e ajudo na realização de eventos transmitidos pela internet.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Como foi seu despertar espiritual?

PRELA. DÉBORA – Aprendi com meu avô que o Ensinamento deve ser vivenciado no cotidiano e que cada um tem o tempo certo para despertar. O meu momento aconteceu entre 1982 e 1983, quando minha família passava por diversos problemas. Tínhamos problemas financeiros, minha mãe vivia doente, não havia harmonia entre meus pais e eu também era uma pessoa de temperamento muito difícil e rebelde. Vivíamos dias de brigas e insatisfações. Foi quando meu tio Jorge, que também era Preletor, levou-me para a Academia Sul Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna – SP para participar de um Seminário para Jovens. Eu tinha 12 anos.  As palestras e práticas tocaram fundo meu coração. Ao retornar, decidi mudar o rumo da minha vida. Decidi estudar os livros, orar pelos Antepassados e praticar com seriedade a Meditação Shinsokan. Procurei uma AL onde morava, no bairro de Itaquera, em São Paulo. Descobri que não havia Reunião de Jovens ali e então me uni a alguns amigos e iniciamos a reunião.

Como todas as pessoas, tinha questões pessoais a serem resolvidas. Tinha muitas mágoas de meus pais, e não me relacionava bem com ninguém. Tinha poucos amigos, era mal-humorada, a autoestima era baixa; nada dava certo para mim. Meus estudos não corriam bem, tudo me parecia um fardo. Às vezes, me sentia como uma panela de pressão, tamanha raiva, tristeza e insatisfação que carregava. Então, ganhei de minha mãe O Livro dos Jovens, e quando o li, me assustei. Tinha a impressão de que alguém havia contado ao Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, autor do livro, tudo o que eu vivia naquele momento. Fiquei chocada quando li que “o ambiente é reflexo da nossa mente”, ou “quando eu mudar, o mundo ao meu redor mudará”. Revoltei-me, pensando “Como assim? Nunca desejei ter pais que vivem brigando, não ter dinheiro pra nada e ser sempre sozinha! ”. A revolta foi tanta, que rasguei o livro, joguei-o no chão e pisei em cima! Depois que o nervoso passou, fiquei com a consciência pesada, afinal o livro havia sido presente da minha mãe. Também havia escutado na Seicho-No-Ie que devemos amar e agradecer aos pais. Então, colei tudo com fita adesiva e, mentalmente, pedi desculpas à mamãe. No dia seguinte, resolvi praticar a Meditação Shinsokan na sala de casa. Já tinha decorado a oração. Quando abri os olhos, minha mãe estava ao meu lado, chorando de emoção. Nos abraçamos bem forte. A partir daí ela resolveu fazer comigo a Meditação Shinsokan e a Oração de Gratidão aos Antepassados e Anjinhos Abortados (espíritos de meninos e meninas que sofreram aborto espontâneo ou não espontâneo) de nossa família. Tudo mudou a partir de então. Tornei-me uma pessoa mais alegre, corajosa e calma. Meus pais se reconciliaram. Nossa vida financeira foi se estabilizando. Comecei a estudar a fundo o Ensinamento e a ajudar na AJSI. Eu, que tive muitos problemas nos estudos na época do colégio, que tinha dificuldades no relacionamento com as pessoas e autoestima baixa, entrei numa das faculdades mais cobiçadas na área que escolhi, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Arrumei um bom emprego numa empresa multinacional, recebi diversas promoções, encontrei minha alma gêmea, realizei até o sonho de conhecer a Seicho-No-Ie no Japão. Tudo isso antes dos 20 anos de idade. Daí entendi o Ensinamento: “Quando eu mudar, o mundo ao meu redor também mudará”.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Você teve contato com alguns pioneiros da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Pode compartilhar conosco estas vivências?

PRELA. DÉBORA – Dentro do Ensinamento tive e tenho muitos professores. Meu avô me ensinou muito. Ele não falhava, nem um dia, na prática da Meditação Shinsokan, na Oração de Gratidão aos Antepassados ou no estudo. Lembro-me com carinho das palestras do Professor Miyoshi Matsuda e de suas orientações, sua fé inabalável, assim como meu avô. Pude conviver e aprender com maravilhosos praticantes do Ensinamento. Alguns já partiram para o mundo espiritual, mas estão eternamente em meu coração.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Em quais aspectos ser Seicho-No-Ie a modificou interiormente?

PRELA. DÉBORA – Posso dizer que o Ensinamento me mudou por inteiro, me tornou uma pessoa que ouve antes de falar, faz reflexões diárias, cuida de suas palavras e emoções. Estudo muito, o tempo todo. A oração faz parte do meu cotidiano e é minha maior ferramenta para enfrentar quaisquer dificuldades. Sou muito feliz! Graças à Seicho-No-Ie, me reconciliei com meus pais e meu irmão, encontrei minha alma gêmea e formei uma família linda.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Dentre os livros da Seicho-No-Ie, quais ocupam lugar especial em seu coração?  

PRELA. DÉBORA – Meus primeiros livros da Seicho-No-Ie foram O Livro dos Jovens e Leve Avante Sua Vida. Fiz profundas reflexões e tomei decisões importantes graças a esses dois livros. O livro  Buscando o Amor dos Pais foi o que me levou a buscar dentro de mim a filha verdadeira. O livro Assim se Concretiza o Amor e Nova Visão do Casamento fizeram grande diferença no meu relacionamento conjugal. Leio frequentemente as Sutras Sagradas, mas a que me traz forças é a Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade[4] p.139-140, especialmente o trecho:

 

O ser absolutamente imaculado, perfeito e harmônico que transcende a causalidade e que está acima dos sofrimentos cármicos – eis a Imagem Verdadeira de tua Vida.”

IMG 20210510 205638 polarr Preletora Débora Terumi Tamura Kubo – amor, reflexão e perseverança na aplicação do Ensinamento da Seicho-No-Ie Por Silvia Aparecida Rabelo Fontes

Família Prela. Débora

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Você é casada com o Preletor Henrique Kubo, atual Presidente da Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Como levam avante as missões de ambos na família e na Seicho-No-Ie?

PRELA. DÉBORA – Nossa história de amor, com certeza, já veio de outras vidas e tinha o momento certo para acontecer. Desde bem jovens, atuávamos intensamente na AJSI, ocupando diversos cargos e propagando o Ensinamento. Mesmo assim, só nos conhecemos adultos, em 1991, quando ele estava de férias no Brasil, pois na época ele trabalhava no Japão. Ele voltou ao Japão e permaneceu lá, até 1992. Tornamo-nos amigos. Como na época não havia internet, nosso contato era por meio de cartas ou telefone. Hoje isso parece estranho, mas chegamos a escrever 5.800 cartas, um para o outro! Nesses dois anos distantes fisicamente, percebemos o quanto nos amávamos. Em fevereiro de 1994, nos casamos na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Somos diferentes, mas ao mesmo tempo iguais. Sorrimos juntos, sofremos juntos. Nos trabalhos da expansão da Seicho-No-Ie, também somos parceiros. Sempre respeitamos o caminho e as escolhas um do outro. Não foi diferente quando ele decidiu trabalhar na Sede Central. O “sim” não foi um caminho fácil, pois, profissionalmente, ele tinha outros projetos. A decisão veio depois de muita oração.

Sempre tivemos jornadas duplas, até triplas, de trabalho. Desdobramo-nos para sermos presentes na vida dos filhos, nas festas de escola, nos momentos de decisões importantes na vida deles. Deus está sempre em primeiro lugar, por isso cuidamos de nossa família, pois representam Deus em nossas vidas. Sentimos e reverenciamos nossos Antepassados, como anjos que protegem e nos conduzem para o Bem. E nas atividades da Seicho-No-Ie, nos esforçamos para que um acompanhe o outro. Quando não é possível, estamos juntos em alma e coração. Eu o admiro e ele me admira. Aprendo com ele e ele comigo.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Houve algum momento em que o Ensinamento da Seicho-No-Ie foi decisivo em sua vida?

PRELA. DÉBORA – Sim. Quando se pratica o Ensinamento, vemos milagres acontecerem em nossa vida, o tempo todo. Um caso que gostaria de compartilhar foi quando, em 1995, tive um aborto espontâneo, que nos deixou extremamente tristes. Nosso sonho era termos nossa família, termos 4 filhos. Mas, graças à Seicho-No-Ie, compreendemos que já éramos pais; nossa primeira filha era um anjo, que veio ao mundo para se unir a nós, criando laços espirituais de amor. Fizemos seu registro espiritual e oramos por ela todos os dias. Aprendemos que deveríamos orar mais pelos nossos Antepassados. Assim, Deus nos propiciou realizar os nossos sonhos e, em 1996, nasceu Douglas Kenji; em 1998 nasceu Vivian Saori; e em 1999 nasceu Érika Tiemi. Os filhos mais maravilhosos do mundo. Hoje, somos avós de grandes bênçãos de Deus em nossas vidas:  a menina é a Sofia Ayumi, vai fazer 4 anos em maio/2023 e o menino se chama Adão Tsutomu, está com quase 5 meses de idade.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Como vê a importância do trabalho da Associação Pomba Branca, na vida das Líderes e Adeptas?

PRELA. DÉBORA – Surpreendo-me com a força da mulher, sua espiritualidade, as palavras de amor e elogio, o abraço, o sorriso, a habilidade de ser dócil e ao mesmo tempo rigorosa, de ser delicada e ao mesmo tempo forte. Enxergo a Associação Pomba Branca como um instrumento de formação de Líderes da sociedade. Suas ações trabalham a conscientização do papel espiritual da mulher; o acolhimento para mães e gestantes, para crianças, para a terceira idade, para casais. A tarefa de levar a Verdade para as mulheres de todas as idades promove famílias felizes e Líderes que pautam suas ações na união, na ética, na compreensão de que eu e o outro somos um. A mulher deve compreender sua essência de Filha de Deus, de capacidade infinita e com inúmeros talentos. Em várias culturas, a mulher já foi muito subjugada. E ainda é, em algumas delas. Mas, se compreendermos que tudo ao nosso redor é reflexo de nós mesmos, que não existe acaso, compreendemos que somos força viva que move o universo. Ter os mesmos direitos que os homens não significa ser contra eles. Ao contrário, se trabalharmos juntos, com respeito, amor e dedicação, podemos transformar esse mundo para melhor.

Todo Líder da Seicho-No-Ie foi tocado pelo Ensinamento, de modo a sentir que pode levar a felicidade a outras pessoas, e seu trabalho é uma forma de retribuir a Deus todas as bênçãos. Pode acontecer de, no caminho, onde se cruzam a doutrina e a organização, existirem diferenças de visões e opiniões. Um Líder não deve falar mal do outro, mesmo que não concorde com ele. Uma de nossas bandeiras é a harmonia. Podemos ter características de planejamento, organização e gestão diferentes, mas todos estamos trabalhando para levar o Ensinamento para as pessoas. Lembre-se do motivo que o trouxe à Seicho-No-Ie, e do que o motiva para difundir o Ensinamento.
foto principal Preletora Débora Terumi Tamura Kubo – amor, reflexão e perseverança na aplicação do Ensinamento da Seicho-No-Ie Por Silvia Aparecida Rabelo Fontes

Na sequência, da esquerda pra direita: Melissa (cunhada), Kenji (irmão), Henrique (esposo), Ayumi (neta) e a Preletora
Débora Kubo. Na frente: Arnaldo (pai) e Toshiko (mãe)

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Nos trabalhos da SNI, comente o que mais a marcou, especialmente nas viagens doutrinárias (antes do período da pandemia do coronavírus).

PRELA. DÉBORA – Muitas pessoas pensam que viajar para orientar atividades da Seicho-No-Ie é puro passeio. Estão muito enganadas, pois é uma grande oportunidade de crescimento espiritual do Preletor. Muitas vezes, em um fim de semana, ele conduz conferências, seminários, visitas de benção, orientação pessoal e treinamentos. Normalmente, o Preletor tem inúmeras atividades. É bastante corrido, mas a recompensa é grandiosa quando você vê os resultados, sob a forma de felicidade na vida das pessoas. Nossa missão é trabalhar para Deus. E esse é o maior presente do mundo, pois somos protegidos e orientados por Deus. Temos a oportunidade de orar mais, refletir sobre nosso comportamento e estudar mais ainda. Aprendemos muito nessas viagens, principalmente a dar valor às pequenas gentilezas. Agradeci muito a Deus quando ganhei um obentô (prato de origem japonesa composto por arroz, peixe e legumes cozidos ou em conserva) de uma Regional, para uma viagem de 15 horas de ônibus, sem parada, após uma sequência de atividades. E de um “super lanche” feito por outra Regional para uma viagem de avião, que deveria levar 3 horas e levou quase 8, por causa de problemas climáticos. Temos a oportunidade de conhecer e ouvir muitos relatos, vemos a dedicação dos Dirigentes em ações para levar o Ensinamento às pessoas, aprendemos até mesmo numa conversa na hora do almoço. Todos os preletores que viajam procuram aproveitar o tempo ao máximo, pois somos movidos unicamente por amor.  Percebo que um grande presente recebido é o fortalecimento de nossa própria fé.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Poderia passar uma orientação para as pessoas que gostariam de ter seus familiares consigo no Movimento?

PRELA. DÉBORA – Não deixe de semear, nem por um dia. Convide-os sempre para conhecer e se aprofundar no Ensinamento da Seicho-No-Ie, mas não se torne uma pessoa chata e insistente; sem outros assuntos para conversar. Seja bom filho, boa filha; bom pai, boa mãe; bom amigo ou boa amiga. Cuide de sua autoestima, estude, invista em seu crescimento pessoal e profissional. Pratique a Meditação Shinsokan e ore pelos seus Antepassados. Só conseguimos trazer nossos familiares para a Seicho-No-Ie quando vivemos o Ensinamento em nosso cotidiano. Seja uma pessoa agradável e útil, que quer o bem das pessoas e se dedica a levar a felicidade. Cuide de seus pensamentos, palavras e atitudes, e vença na vida em todos os sentidos. Aprofunde-se no estudo. Assim como os filhos se espelham nos pais, os familiares perceberão se sua fé é real, se está falando uma coisa e fazendo outra. Se sua vida for a prova de que esse Ensinamento é bom, eles virão, cada um no seu tempo. Tenha paciência e lembre-se de que não somente nossos irmãos de sangue fazem parte de nossa família, pois somos todos filhos do mesmo Pai. Dedique-se para levar a Verdade até as pessoas próximas, como seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Neste mundo, tudo começa a partir de você.

 

REVISTA MULHER FELIZ (MF) – Deixe-nos uma mensagem!

PRELA. DÉBORA – Nas idas e vindas do mundo terreno, ora nos encontramos em situações favoráveis, ora em situações desfavoráveis, mas se encararmos cada dificuldade como degrau de aprendizado, nosso espírito crescerá. Basta compreendermos que Deus está sempre conosco. Não devemos deixar de lado a nossa missão de amar. O amor supera o conhecimento, supera os bens materiais. Por causa do amor, somos capazes de dedicar uma vida inteira para a felicidade do outro. O amor dissolve o mau humor, as maiores dificuldades financeiras e o medo da doença. Ame intensamente todos os dias. Ame a Deus. Seja aquela pessoa que ilumina a vida das pessoas. Pratique a Meditação Shinsokan e sorria!

Orientações da Preletora Débora para o bom convívio familiar:

 
Relacionamento conjugal – Confiar um no outro e viver sem mentiras. O diálogo é fundamental. Não basta amar, é preciso aprender a manifestar o amor. O relacionamento deve ser construído com base no respeito de um Filho de Deus para outro Filho de Deus. Mude primeiro a si mesmo. Pare de criticar, agradeça mais. Ouça com amor e não com o intuito de retrucar. Pratique a Meditação Shinsokan. Recomendo a leitura dos livros Assim se concretiza o Amor e A Verdade V. 5.
Educação dos filhos – Ver a natureza divina de cada filho como Filho de Deus e demonstrar amor e sabedoria em tudo, com responsabilidade. Escutar mais, orar por eles e por seus Antepassados. Ensinar os filhos a orar. Evitar brigas na frente dos filhos. Policiar as palavras, conversar bastante. Sugiro a leitura do livro Educação do Renascimento.
Namoro e gravidez precoce – Não existe gravidez por acaso, em qualquer idade, mesmo quando a mãe é ainda muito nova. Nenhum filho nasce por acaso. Isso só acontece com a permissão de Deus e porque existem laços espirituais que ligam os pais, a família e os filhos.
Vícios – As drogas e o álcool prejudicam o corpo etéreo (sede das sensações); quanto mais drogas, menor a proteção contra más influências espirituais. É preciso cuidar do corpo físico e da mente. Trabalhar toda a família no reconhecimento da Imagem Verdadeira por meio da prática da Meditação Shinsokan. Sugiro a leitura do livro Os cinco corpos do ser humano, de autoria do Preletor Junji Miyaura e o CD O Poder da Oração, do Preletor Heitor Miyazaki.

Se viemos a este mundo, temos coisas a aprender e a contribuir. Quando a vida está difícil, é momento de refletir. Se tudo é meu reflexo, se tenho atraído situações negativas, talvez tenha faltado o sentimento de gratidão. O ser humano se acostuma com tudo, até com insatisfações e críticas; não percebe que é rodeado de bênçãos. Quando falta amor e gratidão, essa ‘pobreza’ de espírito se reflete ao redor. Se permito que minha alma se encha de inveja, mágoa, tristeza e ambição, ao meu redor aparecerão pessoas e situações prejudiciais. Uma grande mulher é aquela que olha para dentro de si, vê somente o bem e procura manifestá-lo no seu dia a dia.

[1] Contato com a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL: Av. Engo. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Tel.: 55-11-5014-2222. www.sni.org.br

[2] Associação Pomba Branca em idioma japonês.

[3] Departamento de Jovens Senhoras, da faixa etária de 35 a 55 anos.

[4] TANIGUCHI, Masaharu (2007). Sutras Sagradas. 41. ed., 45ª impr., São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pp. 139-140
 
Obras Citadas

Kanuma, Keio. (2000). Educação do Renascimento. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Kusumoto, Kamino. (2007). Buscando o Amor dos Pais. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Miyaura, Junji. (2016). Os cinco corpos do ser humano. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Miyazaki, Heitor. (s.d.). CD O Poder da Oração. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu Taniguchi. (1994). O Livro dos Jovens. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu. (2007). A Verdade V 5. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu. (2007). Nova Visão do Casamento. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu. (2009). Assim se Concretiza o Amor. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu. (s.d.). Leve Avante sua Vida. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Taniguchi, Masaharu. (s.d.). Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.