Você precisa saber disso antes de empreender

06 empreendedorismo 2 Você precisa saber disso antes de empreender DEPARTAMENTO DE JOVENS EMPREENDEDORES

Quanta felicidade estar aqui para falar de um assunto tão apaixonante e compartilhar minha experiência de vida nesses 15 anos como empreendedora na área das Terapias Integrativas.

Foram muitos desafios, mas também muitas alegrias durante esses anos de profissão.

Compartilho agora com vocês os 5 ensinamentos sobre Empreendedorismo que nunca ninguém te contou. Todos eles só serão apreendidos na prática, de acordo com o surgimento de determinadas situações em nossas vidas. Vamos descobrir quais são estes ensinamentos? Vem comigo que eu te explico cada um deles:

 

1) “Vou poder fazer meu próprio horário”

Ua-ha-ha-ha-ha!!!! Não, não é o Treino do Riso, porém, se apegar a essa frase pode ser algo perigoso. Dependendo da área que você for atuar, poderá ter mais flexibilidade de horário, mas já te adianto que você terá muito trabalho pela frente: agenda, fluxo de caixa, reuniões com seus clientes, elaboração de conteúdo para as Redes Sociais e por aí vai. E isso é só o começo.

2) Automotivação: uma das principais características do empreendedor

Por mais que se tenha bons parceiros, bons contatos, no final tudo é você com você mesmo(a). Você é quem precisará se dedicar ao seu negócio, logo, a responsabilidade é pura e exclusivamente sua. Sabe aquele dia pra lá de desmotivador? Sim, ele vai existir. E a força para se levantar e seguir em frente só depende de você. Pense nisso!

3) Pedir ajuda demonstra força, sabia disso?

Ouvir profissionais mais experientes que você será muito importante, pois a jornada de um empreendedor é um caminho com altos e baixos constantes, principalmente no começo.

Outro ponto relevante é não encarar os demais como inimigos ou concorrentes. Lembre-se sempre: tem espaço para todos. Logo, aprenda a criar laços e estabelecer vínculos. Isso fará muita diferença ao longo da sua trajetória.

4) Domar o medo nos possibilita chegar ao sucesso

É o que eu costumo sempre dizer: a ideia de medo faz parte de nossas vidas, porém, permitir que ele nos paralise é uma experiência pouco positiva, pois nos impede de exercermos nossa capacidade de Filho(a) de Deus. Como ensina  o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, n’O Livro dos Jovens:

O nervosismo é um dos obstáculos que impedem a vitória. Devemos, pois, aprender a enfrentar com calma os problemas e as dificuldades. Serão vitoriosos, em quaisquer circunstâncias, aqueles que não perdem a calma e são capazes de pensar e agir acertadamente mesmo nas situações diante das quais a maioria das pessoas estaria desnorteada e desesperada. (p.101)

Dito isso, aja apesar do medo! Sim, o desconhecido nos apavora muitas vezes, mas quando estamos nervosos perdemos nossa capacidade de discernimento e, junto a isso, virá a dificuldade de tomarmos certas decisões. Vá em frente! Você não vai se arrepender!

5) Por fim, mas não menos importante: Encare as dificuldades como oportunidades. 

Situações adversas surgirão, pessoas para lhe falar palavras desencorajadoras, também. Empreender não é fácil mesmo. Exige automotivação, resiliência, capacidade de se reinventar.

Ainda falando sobre O Livro dos Jovens: “Deus jamais dá coisas desnecessárias ao homem. As dificuldades que surgem diante de nós são oportunidades que Deus nos dá para, através delas, extrairmos do nosso interior muito mais inteligência, muito mais força e muito mais amor”. (p.65)

Descobrir sobre os possíveis desafios que se apresentam para um empreendedor não serve para desistirmos de nossos ideais, mas, sim, para nos preparar para essa maravilhosa jornada. É um caminho árduo, por vezes pouco romântico, mas em compensação te fará superar a si próprio(a), te levará mais próximo dos seus objetivos e irá te permitir colaborar para um mundo melhor por meio do seu ofício.

Encerro este artigo com um trecho do livro Você é Dono de Potencialidade Infinita, de autoria do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi: “Quanto mais reveses sofremos, mais evolui a nossa alma. E, vencendo as dificuldades, finalmente alcançamos o nível elevado em que conseguimos evoluir sem passar por sofrimentos”. (p.111)

Desejo boa sorte na sua caminhada empreendedora. Nós, do DJE, estaremos aqui para aplaudir cada conquista sua. Seja cada dia mais feliz! Oramos sinceramente por tua felicidade!

Com afeto,

Zenaide Almeida Santos 

Membro Central do DJE – Equipe SAMPA