Horta Orgânica em família

05 hortaemfamilia Horta Orgânica em família Texto por Heloísa Dandara Ribeiro de Lima, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA.

Pela Líder da Iluminação Heloísa Dandara Ribeiro de Lima, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA.

Em maio de 2019, o Departamento Teen da AJSI/BR realizou a 9ª Conferência Nacional para Jovens de 15 a 20 anos (AJSI-TEEN) com o tema “Deixe Ecoar”. Para a decoração foram escolhidas  e depois doadas várias mudas de hortaliças e temperos. Ai deu início ao meu desejo de ter a minha própria horta orgânica em casa.

Foi como se o fim do evento fosse só o começo da mudança nas nossas vidas. Aquilo foi animador! Meu pai sempre nos ensinou o valor de ter à mesa alimentos naturais, o quão rico eles são para nossa saúde e o quanto precisamos valorizar o que a natureza nos dá! Levar esse verdadeiro “presente” para nossa casa foi uma oportunidade de literalmente cultivar esse sentimento de gratidão à natureza que todos em casa já possuíam!

Eu e minha irmã Bia, resolvemos trazer cada qual a sua bandeja de mudinhas. A gente sabia o quanto nossa família ia gostar da ideia de termos novamente nossa própria horta sim, já tivemos plantio de manjericão, babosa, salsinha e cebolinha. Mas depois de um tempo algumas delas começaram a morrer. Mas não desistimos da ideia! No dia seguinte, nosso pai tratou de buscar a terra mais adequada e adaptou uma metade de um galão para servir de vaso para as mudas. Foi um gesto de muito amor! Chegamos em casa, após o trabalho, e ele já havia quase concluído nossa horta! O mais bacana foi que tivemos a oportunidade de reciclar um material  que iria para o lixo e se tornou nosso vaso e a terra pudemos pegar num espaço aberto próximo da nossa casa. Ou seja, tudo caminhou para que tivéssemos, de fato, nossa tão sonhada horta orgânica!

Minhas avós, materna e paterna, sempre cultivaram flores, folhas e plantas inclusive medicinais em prol do bem-estar da nossa família. Ambas foram um baita incentivo para nós! E em casa não foi diferente. Mesmo com pouco espaço, meus pais adaptaram o local que tínhamos e plantaram temperos e pequenas mudas que até hoje utilizamos. Isso serve de exemplo para quem acha que é necessário grandes lugares para cultivar sua própria horta, pelo contrário, hoje há inúmeras formas de se fazer plantios verticais ou suspensos. São eficazes e muito lindos! O cultivo das nossas mudas tem sido muito natural, escolhemos o melhor lugar em nossa casa, onde bate sol durante certo horário do dia e sombra em outro período. Quando não chove, intercalamos quem rega as plantas e sempre que possível eu, minha mãe e minha irmã Juliana  podamos algumas folhas secas ou as maduras para consumo. É tudo muito fácil e prazeroso, a natureza faz tudo por si só! Na pandemia, inclusive, cuidar das plantas foi uma ótima terapia.

Na mesma semana que voltamos da Conferência Teen, meu pai e minha irmã tiveram a ideia de começar a separar nossos lixos em orgânico e não-orgânico. Logo todos em casa começaram naturalmente a fazer as divisões. A melhor parte disso foi que mais uma vez meu pai foi em busca de materiais reutilizáveis para fazer a nossa tão sonhada: Composteira. Quando eu penso e prezo pelo futuro do meio ambiente, é no meu futuro que penso e prezo também! Tudo é Vida de Deus!

Há 3 anos, um gesto uniu a minha família e uniu o nosso senso de missão para começarmos , mesmo que “a passos de formiga”, a agir em prol do meio ambiente. Se em algum momento você já plantou no seu coração a “semente” de que tem o desejo de ter a sua própria horta ou composteira, por mais simples que seja, então por que não? Por que não hoje? Insista, persista, acredite, se permita! Nosso mundo precisa de pessoas como VOCÊ!