Bicicleta e bem-estar

03 portal bicicleta bemestar1 Bicicleta e bem-estar Texto por Beatriz Akinyelê, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA.

Pela Divulgadora Beatriz Akinyelê, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA

Andar de bicicleta a gente nunca esquece…

Meu nome é Beatriz Akinyelê, sou Divulgadora da Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA, tenho 25 anos e moro na cidade de São Paulo. Trabalho na Prefeitura do Município de Poá, cidade vizinha, e estudo na Universidade de São Paulo. Atuo na Associação dos Jovens e sou apaixonada pelo Ensinamento da Seicho-No-Ie.

Sempre gostei de andar de bicicleta. Quando era criança, minha irmã, Heloísa, e eu dividíamos uma bike roxa para poder andar na rua. Meu pai, que também é fã e adepto da bike, foi um grande incentivador para que pudéssemos utilizá-la. Quando juvenil, fazíamos alguns passeios até o Parque Ibirapuera com o grupo de jovens e alugávamos bicicletas para passear pelo espaço.

Conforme a rotina de trabalho e estudos se intensificou,  deixei um pouco de lado o hábito de andar de bike, pois precisava  me locomover com rapidez à locais mais distantes. Então, em 2020, devido às medidas de contenção da pandemia, o dia a dia e as tarefas tornaram-se mais tranquilos e flexíveis, pois com as atividades acontecendo de forma online restava mais tempo para incluir práticas e hábitos dedicados ao meu bem-estar e autocuidado. 

Aos finais de semana, eu, meu pai e minhas irmãs passeávamos de bicicleta em um parque próximo a nossa casa. No início, fazíamos curtas distâncias e, aos poucos, íamos cada vez mais longe. Sentia que os passeios ciclísticos proporcionavam a sensação de bem-estar, principalmente na questão da saúde mental, pois observar paisagens bonitas me ajudava a diminuir o estresse e a ansiedade .

Eu me preparava logo cedo para poder fazer o ciclismo. Realizava meu café da manhã, vestia roupas confortáveis e colocava a máscara. Andar de bike é muito prazeroso e divertido, permite-nos ter mais consciência sobre o nosso corpo, músculos e respiração, além de ser uma alternativa para a diminuição de nossos impactos ambientais. Nessa jornada, conheci projetos sociais que incentivam o uso da bicicleta e até mesmo promovem passeios para conhecer pontos turísticos no meu bairro.

Hoje uso a bike para ir à academia, ao mercado e outros lugares, pois me dá a sensação de autonomia e liberdade. Esse movimento começou a incentivar pessoas ao nosso redor que passaram a andar de bike com a gente e até mesmo adotaram como meio de transporte.

Andar de bicicleta é uma forma de cuidar do corpo e da mente.