05 dicas para desenvolver uma comunicação mais gentil

aaron blanco tejedor aocUkMcxeqI unsplash scaled 05 dicas para desenvolver uma comunicação mais gentil A comunicação gentil é uma poderosa ferramenta de empatia e conexão.

Já ouviu falar em comunicação gentil? Talvez você não conheça essa expressão, mas temos certeza que, na prática, sabe o que é! E para ilustrar a tal da comunicação gentil, propomos dois cenários:

Você está realizando um trabalho em grupo e um dos integrantes diz que a parte do trabalho que estava sob sua responsabilidade ficou péssima. Ele levanta diversas críticas e pede para que refaça. Você se sente desvalorizado, como se todo seu esforço não tivesse sido reconhecido.

Você está realizando um trabalho em grupo e um dos integrantes pede para conversar com você, em particular. Ele diz que sua parte parece ter sido realmente difícil de executar e elogia o seu empenho. Além disso, sugere que você altere algumas coisas, sempre levando sua opinião em consideração também.

E então, será que deu pra descobrir qual das situações melhor exemplifica o uso da comunicação gentil? Exatamente, a segunda. 

A comunicação gentil é uma poderosa ferramenta de empatia e conexão. E para ajudá-lo a desenvolver (ainda mais) esse tipo de comunicação, separamos 05 dicas. 

Aí vai! 

1. Reconheça os pontos fortes e elogie 

Na Seicho-No-Ie falamos sempre sobre os 05 desejos fundamentais do ser humano. E um deles é o de ser elogiado. Quando nos sentimos reconhecidos a probabilidade de escutarmos as críticas (construtivas) com o coração aberto é muito maior. 

2. Peça aquilo você quer e não o contrário

Quando precisar pedir algo a alguém, opte por dizer o que você gostaria que essa pessoa fizesse ao invés de apontar o que não gostaria que fizesse. Pedidos positivos têm mais chances de serem atendidos. 

3. Não ouça, escute

Ao conversar com alguém que pensa diferente de você, evite ficar elaborando a resposta em sua mente enquanto a pessoa fala. Esteja presente na conversa e tente se colocar no lugar do outro.

4. Demonstre interesse

Enquanto estiver escutando procure dar sinais de interesse. Pode ser repetindo o que a pessoa disse, para validar se entendeu corretamente, esboçando sorrisos, acolhendo suas ideias.

5. Saiba como colocar suas opiniões

Comunicação gentil não é sinônimo de passividade. Você pode e deve expor suas opiniões, porém de maneira respeitosa e sem imposições. Sempre deixando claro que aquele é o seu ponto de vista. 

Como tudo na vida, a comunicação gentil também é treino. E temos certeza que seguindo essas dicas você vai poder aprimorar (e muito) sua maneira de se comunicar e de se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Conte com a gente sempre!

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL