Entrevista: Artesanato em eventos

Clubes Artesanto Entrevista: Artesanato em eventos Bate-papo com a Divulgadora Rebecca Carrara Alberto, da Regional SP-SÃO PAULO 2

Bate-papo com a Divulgadora Rebecca Carrara Alberto, da Regional SP-SÃO PAULO 2

Quem teve a oportunidade de participar da 67ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, presencialmente na Sede Central, se deparou com uma decoração cheia de vida, cor e personalidade quase cem por cento composta por itens artesanais (e muitos até reutilizados de outras Convenções Nacionais), em consonância com o propósito do Clube de Artesanato da Seicho-No-Ie. E de onde será que surgiram todas as boas ideias que deram um toque mágico ao evento? Para contar pra gente com mais detalhes sobre esse processo, convidamos a Divulgadora Rebecca Carrara Alberto, da Regional SP-SÃO PAULO 2, que fez parte da equipe de decoração da 67ª Convenção Nacional da AJSI/BR. Confere só o bate-papo!

Portal AJSI/BR: Como foi o convite para participar da Equipe de Artesanato da 67ª Convenção Nacional da AJSI/BR? E qual era a sua expectativa?

Rebecca Carrara Alberto: O maravilhoso convite para integrar a equipe de decoração foi feito pelas queridíssimas Alana e Catarine Hiromi. Como foi a minha primeira vez participando dos preparativos da Convenção Nacional, a expectativa era gigantesca, desde a elaboração do  conceito por trás de cada item da decoração, para que fizesse sentido com o tema, até a entrega à altura do evento. 

Portal AJSI/BR: Como foi o processo de realização da decoração? Quais materiais foram utilizados? 

Rebecca Alberto: Toda a idealização e desenho foram realizados por meio de reuniões virtuais e via mensagens. Feito o alinhamento, era hora de colocar a ideia em prática, para isso contamos com a ajuda de seis pessoas incríveis: Tiffany Miwa Tamashiro, Vanessa Harumi Kawamura e Flávia Nakamoto Tamura da Regional SP-SÃO PAULO 6; Gabriela Léa Alves e Stephanie Carrara Alberto de SP-PINHEIROS; Aline Yumi Komatsu de SP-SÃO PAULO 2. Muito obrigada, meninas, por todo o amor, dedicação e gentileza, a decoração foi sucesso graças a vocês! Os materiais utilizados foram todos reaproveitados de edições anteriores, foi uma forma especial que encontramos de dar uma nova oportunidade para essas peças. 

Portal AJSI/BR: Você acredita que o artesanato agrega valor à decoração de um grande evento como a Convenção Nacional? Optaria por outra forma de decoração?

Rebecca Alberto: Com certeza agrega! O artesanato é o que dá o charme, o destaque, feito com cuidado e carinho para compor a decoração. É por meio dos mínimos detalhes que se nota todo o amor e dedicação das pessoas envolvidas. Sobre a segunda pergunta, eu não optaria somente por um único modelo de decoração, mas, sim, pelo mix de formatos, com a possibilidade de “brincar” com o olhar do público , pois cada um interpreta/reage de uma maneira. Mas, claro, sempre de forma harmoniosa e fazendo sentido com o conjunto e proposta do evento. 

Portal AJSI/BR: Já participou de algum evento, como convidada, em que a decoração foi feita artesanalmente? Como foi a sua experiência?

Rebecca Alberto: Sim, já participei de alguns eventos como a Festa das Dádivas da Natureza e a Festa Japalina (celebração com temática japonesa, que acontece em época de festa junina) na minha Regional, SP-SÃO PAULO 2. É sempre incrível ver a criatividade na utilização de itens artesanais para a decoração, bem como a dedicação, o amor e a percepção de arte de todos os envolvidos.

Portal AJSI/BR: Além de decoração de eventos, quais são as outras formas que o artesanato pode ser útil e qual a importância de praticá-lo? 

Rebecca Alberto: O artesanato é bem versátil, pode ser um hobby, uma forma de relaxamento, meio para geração de renda e emprego, para manter viva uma cultura etc. É extremamente importante praticá-lo, pois, além de ser útil, é uma prática que possibilita a autoexpressão, a transformação de ideias em arte por meio do amor, valoriza a natureza por meio da reutilização de recursos, promove a alegria, incentiva a dedicação de tempo de forma criativa e única, além de proporcionar mudanças no estilo de vida, ou seja, sair do “comprar” para o “fazer por si próprio”.