Campanha de Prevenção ao Suicídio ganha as redes sociais dos Educadores no mês de Setembro de 2020

educadores noticias campanha de prevencao ao suicidio redes sociais educadores Campanha de Prevenção ao Suicídio ganha as redes sociais dos Educadores no mês de Setembro de 2020 Há alguns anos, setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Uma campanha mundial também chamada de “Setembro Amarelo”.

Há alguns anos, setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Uma campanha mundial também chamada de “Setembro Amarelo”.

Tomando como base o alto índice de suicídios no Brasil, agravado principalmente pelo isolamento físico ocasionado pela pandemia (COVID-19), a Superintendência das Atividades dos Educadores iniciou, já no final do mês de agosto, atividades virtuais para falar sobre o tema.

No dia 27 de agosto, o bate papo: “Depressão e Suicídio: o que está acontecendo?” foi ao ar no canal do YouTube da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, mediado pelo Preletor em grau Máster Luis Antonio Gomes e com a participação da Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Joely Helena Roscito Bento. Neste mesmo dia, foi divulgado a live que aconteceria no Instagram dos Educadores. A dupla, Luis e Joely, falam com muita propriedade sobre o assunto: “Como lidar com a depressão Infanto-Juvenil”

O retorno positivo dos participantes, em ambas as atividades citadas acima, levou a equipe dos Educadores a uma decisão importante: realizar em todos os domingos do mês de setembro, lives no Instagram sobre o tema “Depressão e Suicídio”, contando com a participação da Psicóloga Joely em todas as transmissões.

Os quatro domingos do mês de setembro trouxeram muito mais que informações relevantes. Com muita propriedade, mas também muita sensibilidade e profissionalismo, Joely encantou a todos os espectadores falando sobre o valor do acolhimento por meio de uma escuta efetiva e da presença, mesmo tempos de distanciamento físico. Os participantes puderam compreender sobre a importância da campanha, os motivos de trabalhar este assunto com seriedade afim de reduzir, cada vez mais, a sua estigmatização, como identificar sinais, como prevenir, onde buscar auxílio e muito mais!

A temática iniciou com as “Reflexões atuais”, seguida por “Prevenção”, “Manejo do Risco” e, por final, a tão importante “Posvenção”.

Ao todo foram 6 horas de conteúdo em vídeo transformados em postagens para enfatizar dicas importantes que foram relatadas. A cor amarela tomou conta das redes sociais dos Educadores da Seicho-No-Ie.

Confira o depoimento deixado pela querida Joely após o findar das atividades:

“Terminadas as transmissões ao vivo (lives) sobre o tema “suicídio”, que a Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL preparou para contribuir com o Setembro Amarelo, tendo-me honrado com o convite de ser entrevistada na qualidade de profissional da Saúde Mental, reflito:

Tomar contato com elaborações didáticas sobre esse tema possibilita melhorar a capacidade de detectar riscos e tomar medidas efetivas para eliminá-los; possibilita encontrarem-se meios para assegurar a preservação da saúde mental aos que de algum modo tiveram contato ou se aproximaram do ato suicida.

A difusão dessas informações tem, de fato, o poder de reduzir esse tipo de mortalidade e de levar a população a pensar na importância do autocuidado integral. Gratifico-me, assim, com a iniciativa de uma organização religiosa como a da Seicho-No-Ie de abrir um espaço de diálogo com uma área da Ciência relacionada à Saúde Mental para tratar do tema. Isso demonstra a sua preocupação em participar dos esforços sociais de preservação da vida e de promoção do bem-estar geral do ser humano.

Obrigado pelo cuidado, pelo respeito e pelo carinho que me foram dedicados tanto pela equipe organizadora das transmissões, lideradas pelo preletor Luis Antonio Gomes, quanto pela viva e calorosa participação de um público constituído de educadores, profissionais da Saúde Mental, líderes e adeptos da Seicho-No-Ie e interessados no assunto. Durante as transmissões fui tomada pelas vibrações de amor sincero de todas essas pessoas. Aliás, muitas delas são já amigas queridas de longa data.

Encerro aqui com saudade desses momentos e desejando que todos recebam o meu abraço de gratidão!”

O mês de setembro acabou, mas a campanha continua!

Todos os vídeos estão disponíveis em: 

No YouTube da SNI DO BRASIL:

Bate-papo: “Depressão e Suicídio: O que está acontecendo?” – https://bit.ly/2S7xOg5

No IGTV do Instagram @educadores.sni. Assista acessando os links:

Live: “Como lidar com a Depressão infanto-juvenil” – https://bit.ly/36cV5FK

Live: “Depressão e Suicídio: Reflexões Atuais” – https://bit.ly/36g8jkU

Live: “Depressão e Suicídio: Reflexões e Prevenção” – https://bit.ly/33dBpzL

Live: “Depressão e Suicídio: Reflexões e Manejo do Risco” – https://bit.ly/2GdLmnE

Live: “Depressão e Suicídio: Reflexões e Posvenção” – https://bit.ly/2S5Ieg6

Muito obrigada! 

Escrito por Caroline Yurie Kikuchi

Depoimento: Joely Helena Roscito Bento