37° Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores e comemoração ao Jubileu de Ouro

37º Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores e Jubileu de Ouro

Abrindo as atividades na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie – Ibiúna-SP, aconteceu de 8 a 12 de janeiro de 2020, o 36º Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores com um tom dourado todo especial.

Por se tratar da comemoração do Jubileu de Ouro dos Educadores, um momento tão significativo para cada um que, ao longo desses 50 anos, dedicaram esforço, mente e coração para ajudar a construir a Associação dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil, não poderíamos ter deixado passar em branco.

Com uma programação pensada com seriedade e carinho, tanto seminaristas quanto voluntários tiveram cada qual uma experiência única, vivenciada dia a dia entre palestras, oficinas pedagógicas, rodas de conversa, Meditação Shinsokan, todos norteados pelo tema central deste ano em questão – que foi assertivo para refletir sobre a sociedade atual e suas questões – Educação da Vida e os relacionamentos interpessoais.

Como educadores, sabemos bem dos inúmeros benefícios da aplicação da Pedagogia da Seicho-No-Ie, preconizada pelo Sagrado Mestra Masaharu Taniguchi. Para que estivéssemos bem preparados para receber os grandiosos espíritos dos seminaristas, contamos também com elevadíssimos anjos que permearam os cinco dias de seminário, orientando cada atividade – Aspirante a Preletora da Sede Internacional Lílian Suzi Baffi Norimatsu, Preletora em grau Sênior, Fernanda Negrão Chaves Caielli e Preletor em grau Júnior Romis Borges. Nosso convidado foi o querido Preletor da Sede Internacional Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto.

Para uma descontraída mesa redonda abordando o tema: Alegria de Educar, contamos com a presença do professor Celso dos Santos Vasconcellos (Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica).

Juvenis e crianças não poderiam ficar de fora! Para esse público mais que especial, foram programadas atividades de cunho doutrinário, práticas, Meditação Shinsokan, oficinas, clubes, sessão pipoca, visita à Casa de Repouso Grande Harmonia, rodas de conversa, brincadeiras, atividades com os escoteiros… Uma delícia de programação!

Em paralelo com o seminário, toda a equipe do CEEV passou por momentos de reciclagem e treinamentos. Entendemos que, para realizar um trabalho exemplar nas regionais, atividades como essas são essenciais, pois nos levam periodicamente a nos equipar com as ferramentas necessárias e atuais para o desenvolvimento e aprimoramento do nosso modo de orientar, dentro da Educação da Vida.

Outro momento paralelo ao seminário foi o tão esperado treinamento para os Presidentes das Associações Regionais dos educadores com o acolhimento aos novos presidentes, troca de experiência com os veteranos e dinâmicas de grupos. Ao final do treinamento era visível a satisfação dos nossos presidentes.       

A alegria que a banda trouxe durante o seminário foi notória. Animaram seminaristas entre uma palestra e outra; colocaram juvenis para se movimentar e levaram muita vibração para o Espaço Querubim. Mas o destaque foi mesmo para o dia da comemoração do Jubileu de Ouro dos 50 anos dos Educadores, no qual embalou a todos numa só voz, trazendo músicas muito representativas para esse público tão especial. Fomos de bossa nova à sambistas clássicos; de Rock Pop Nacional a MPB. O espaço foi carinhosamente decorado, preparado para receber nossos convidados. O buffet… digno de uma grande festa.  

Todos, vestindo a mesma camiseta, tiveram a oportunidade de entrar pela porta do Salão nobre no primeiro dia e sair completamente renovado no último dia. Saímos transformados, embebecidos por cada vivência. Fortalecidos e unidos, com certeza cada um de nós ascendeu ainda mais forte a luz interior, e vamos, através dessa luz, auxiliar mais e mais educadores de todo o Brasil!

Muito obrigada!

Escrito por Jaqueline Adriele dos Santos

Fotografia: Jorge Kazuo Miura